Desenvolva Novos Hobbies e Conheça Novas Pessoas
Incluir novos hobbies na sua vida pode ser uma excelente forma de desenvolver outros talentos latentes que existem dentro de você. Está bem que como empreendedor você é excelente no que faz, um profissional modelo. Mas, digamos que nessas mãos aí reside um talento nato para a música. Você vai desprezar esse talento? Claro que não. Há tempo suficiente para isso, basta você se organizar.
Mas, uma das consequências bem importante de ter um hobbie é a quantidade de pessoas que você vai conhecer. Pessoas diferentes, com aspirações diferentes, com ideias distintas, mas que podem te ajudar a crescer profissionalmente.
Encontrando o seu hobby
Às vezes encontramos casos de pessoas que não conseguem se achar na vida, que não possuem um hobbie e que acham que a sua vida pode se resumir apenas ao trabalho que ela pratica todos os dias da semana incessantemente.
Qual a dificuldade em saber do que você gosta, do que te deixa tranquilo? O seu trabalho a que hoje se dedica não foi fruto de uma escolha consciente sobre o que seria melhor e mais agradável para você? Que pena. Mas, sempre podemos começar do zero.
A regra é experimentar. Você sente um enorme prazer em ver um filme no cinema? Que tal começar a pesquisar mais sobre a história do cinema e ir adquirindo filmes clássicos que permearam as décadas até o ano atual? Este é um bom hobby.
Fazer música, como já dissemos, também pode ser uma grata descoberta que irá fazer com que o seu cérebro se abra e fique mais propenso a soluções rápidas e criativas. Além de melhorar o seu humor.
Fotografar, por que não? Existem pessoas que se acham quando pegam uma câmera e começam a registrar momentos simples do dia a dia, que acabam virando boas peças de apreciação.
E escrever? Um ótimo hobbie para tirar as suas ideias da cabeça, para fazer com que suas emoções sejam expressadas. Se você perceber, a maioria dos hobbies é voltada para expressões artísticas, pois isso é algo que não gera lucro para todos, então, sempre preferem deixar essas atividades como um hobbie e não como profissão.
Mas, existem outros tipos de hobbies que não são deste tipo, como a pescaria, por exemplo. Algum esporte também, como golfe ou uma arte marcial. Enfim, as opções são quase infinitas. Você sempre pode fazer algo de novo.
O ponto principal
Mas, e se disséssemos que o ponto principal de ter um hobbie não é esfriar a sua cabeça e sim conhecer novas pessoas? Sim, isso é muito importante. Talvez você acabe conhecendo outra profissional que trabalhe numa área compatível com a sua e a partir daí surja uma amizade profissional duradoura.
Sim, coisas deste tipo acontecem, basta você estar propenso e disponível para que situações assim venham a ocorrer. Conhecer pessoas é uma das grandes necessidades latentes no mundo dos negócios.
E isso não é somente por causa do networking, nem tudo se resumo a manter contatos e ter bons nomes na sua agenda em caso de qualquer problema ou necessidade.
Estamos falando de deixar se influenciar por diversas pessoas de distintos estilos de vida e pensamento, criando assim uma verdadeira compreensão do mundo e da vida.
O que te agrada mais?
Agora que você viu o quanto pode ser importante ter um hobbie novo e conhecer outras pessoas, vamos pensar em conjunto sobre qual pode ser a sua área preferida. Não é difícil. Mas, na dúvida, sempre escolha aquelas atividades que tenha mais pessoas praticando com você.
Uma boa dica é fazer um curso, conhecer profissionais especializados e com isso ganhar conhecimento, praticar coisas novas e gerar uma quantidade de contatos importantes naquela área. Além de possíveis amizades que podem te ajudar bastante.
Agora, nos diga com sinceridade. Qual foi a última vez que você parou para fazer algo diferente do seu trabalho? E uma segunda pergunta para finalizar. Quando foi a última vez que você se permitiu conhecer novas pessoas?
O Mundo Deseja Conhecê-lo!
Tem gente que acha que ver o mundo através da janela, assim mesmo, em preto e branco, é o suficiente. São os mesmos que acham que fazer networking é estabelecer uma conexão no Linkedin.
Mas, para estas pessoas temos um aviso sucinto a dar: o mundo quer conhecê-lo! Isso mesmo! Para que se acanhar? Existem tantas oportunidades lá fora, pessoas que podem estar interessadas nas suas ideias, ideias que podem te interessar em outras pessoas, tantos pontos de vista e chances de mudar a sua cabeça e te fazer ampliar sua percepção…
Enfim, o mundo anseia por te conhecer e você bem que pode ensejar conhecer o mundo, não é mesmo?
Networking de sofá não dá resultado
Por mais que muitos dos negócios podem ser feitos somente através da internet, o contato humano físico ainda não é tão desprezado como algumas pessoas podem pensar e disseminar essa ideia por aí.
Existem encontros, reuniões, conferências, eventos ao monte de todos os tipos e áreas que você imaginar. E você ainda está aí no seu escritório, vendo o mundo em preto e branco, um lugar hostil e predador, sem chances para se desenvolver, quando na verdade tudo isso depende de sua postura.
A sua postura é se resignar dentro de casa? Então, o mundo vai sim ser um lugar bem hostil e que não te dará chances em nada. Oportunidades eventualmente podem aparecer do mesmo modo que irão desaparecer e você perderá todas elas.
O que há te esperando lá fora
Essa é uma era onde a comunicação se ampliou de uma forma incrível, fazendo com que você passasse a ter mais oportunidades de interagir e estabelecer relações com pessoas de quase todas as partes do mundo.
E isso faz com que um tema em específico seja apreciado por pessoas de diversas nacionalidades, com interesses diversificados, porém, que se relacionam com o setor em questão.
Isso pode ser conferido através eventos que reúnem pessoas interessadas em discutir e avançar em tal área, unindo-se todos de forma com que o desenvolvimento desse ramo se expanda no mercado.
Uma boa forma de sair do mundo digital para o tangível é organizar grupos no Facebook, montar boas discussões e depois de certo tempo proporcionar um encontro entre os membros, até que os integrantes das demais cidades possam também fazer o mesmo e com isso o grupo se fortalecer e se entrosar.
Mas, para que isso aconteça você pode fazer algumas coisinhas.
Como ser o propulsor
Talvez a sua área não tenha tantas figuras ativas assim e nem sempre há eventos em que possa ser aproveitado um bom conteúdo. O que você pode fazer? Ser um propulsor, é claro. Por que não?
Para fazer isso, coloque na tela o que você pensa, o seu conhecimento, aquelas coisas que você já idealizou ou formou uma opinião e que acha que pode contribuir com o intelecto daqueles que estão na mesma área que você.
Crie artigos, fomente discussões em diversos grupos no Facebook, sempre procure trazer uma unidade de um sentimento de todos estarem ali pelo mesmo motivo. Não há nada melhor do que uma classe unida no mercado onde todos saem ganhando.
E nos dias de hoje, quando a forma de mídia que faz mais sucesso é o audiovisual, não se abstenha de criar vídeos. Vídeos curtos, concisos e que vão direto ao ponto de forma rápida e sem enrolar são os mais queridos. Mas, você pode também utilizar um formato muito bom para passar informações.
O Webinar é um desses formatos. Trata-se de uma webconferência onde apenas uma pessoa pode falar através do vídeo e os espectadores escutam, podendo se comunicar através de um chat. É uma ótima maneira de fazer palestras online.
Quando tudo isso estiver consolidado, não se prenda e vá lá para fora. O mundo te espera e um passo grande já foi dado para que todos te conheçam. A internet é a principal forma de disseminar algo hoje em dia e é sempre válido começar por ela.
O que você tem feito para propagar o seu nome?