Ícone do site TRIBO ALFA

Como Melhorar A Autoestima?

como_melhorar_a_autoestima

De um tempo para cá, alguns debates se tornaram mais frequentes na sociedade, e um deles é sobre a nossa autoestima, sendo que por muitas vezes as pessoas ligam essa questão somente a estética. Por esse motivo, hoje trouxemos algumas dicas de como melhorar a autoestima.

Porém, antes de comentar sobre qualquer dica sobre autoestima, é importante explicar o que significa ter uma autoestima baixa. Como falamos acima, é comum que algumas pessoas pensem que a autoestima está somente relacionada com o nosso físico, ou seja, a estética, pois nós fomos ensinados a pensar dessa forma.

Mas isso está totalmente equivocado, visto que a questão da autoestima tem níveis bem mais profundos que uma beleza física, mesmo sendo uma questão ainda relevante. A confiança em si é um exemplo de outro ponto que sofre com essa questão da autoestima.

O que queremos lhe passar, leitor, é que existem muitos problemas que envolvem a autoestima baixa, mas o que te mostraram é somente “a ponto do iceberg”. É importante entender sobre essas questões até para ajudar pessoas próximas, se não for o seu caso.

Vamos entender mais um pouco sobre como melhorar a autoestima e saber lidar com essa situação.

O que diminui a autoestima?

Existem alguns fatores que nos levam a crer que são decisivos para a construção de uma autoestima, bem como existem algumas situações que costumam derrubar uma boa confiança em si. E quando falamos em confiança, isso remete às questões mais variadas que você pode imaginar.

Uma delas, para exemplificar, é descrença em algum quesito ligado ao profissional. É comum achar que não somos capazes para exercer determinada função ou ocupar algum cargo em específico, por entender nós ainda não temos essa capacitação.

Se isso te impede de aceitar oportunidades únicas, talvez a sua autoestima não esteja somente baixa, como também está sendo um fator que interfere na sua vida. Esse é o tipo de coisa que não pode mais acontecer, até porque duvidar de si é normal, mas isso não pode atrapalhar o seu crescimento (se for o seu desejo).

Você não precisa ter uma confiança exacerbada e acha que é o melhor do mundo, pois isso também pode te atrapalhar para conseguir algum emprego. O que deve ocorrer é um equilíbrio entre esses fatores, nem muito para um lado nem para o outro, lembre-se disso.

O ambiente que você vive também costuma interferir muito nesse quesito. Por exemplo, se a sua família não apoia as suas decisões, se coloca você para baixo com uma certa frequência ou diminui a sua pessoa com base no seu corpo, tudo isso é uma influência de como você deve se olhar a partir de hoje (mas não deveria).

É normal achar que a família pode opinar sobre a nossa vida ou nossas decisões, além de julgar esses quesitos. Contudo, ao criar uma imagem forte sobre si mesma, esses comentários não têm muita força, podem até te abalar, mas não a ponto de diminuir a sua autoestima.

O autoconhecimento é importante para a autoestima?

Ao longo desse caminho de melhorar a autoestima, existem alguns passos que precisam ser dados a fim de te ajudar nessa nova trilha. Um exemplo disso é o processo de autoconhecimento, que consegue ser importante mesmo se você já possuir uma imagem muito moldada sobre você.

A sua saúde – tanto a mental como a física – deve ser sempre uma prioridade na sua lista, pois sem ela é impossível prosseguir com questões rotineiras e normal do seu dia a dia. Falamos isso por perceber que muitas pessoas deixam sempre para cuidar da saúde depois.

O autoconhecimento se torna imprescindível não somente para melhorar a autoestima, mas também para outras questões da sua vida, como o fato de saber lidar com as emoções e sentimentos normais de um dia a dia comum, em casa ou no ambiente de trabalho.

Começar esse processo é benéfico para você em diversos fatores, um deles é a projeção de um futuro com objetivos mais bem relacionados com a sua personalidade. Muitas vezes achamos que nos conhecemos, mas na verdade isso pode estar equivocado.

Nesse sentido, sempre recomendamos que você procure um profissional da área de Psicologia ou afins para que haja um acompanhamento de perto com você.

Como melhorar a autoestima em casa mesmo?

É importante sempre ter um atendimento frequente com um profissional, essa é a nossa indicação. Porém, entendemos que nem todos possuem condições financeiras que sejam propícias para essas consultas, então separamos alguns exercícios para fazer em casa mesmo.

Mas lembre-se de, quando tiver a oportunidade, procurar sempre um auxílio médico profissional.

Mexa o seu corpo: a nossa primeira dica tem a ver com exercícios físicos, e sabemos que muitas pessoas correm quando o assunto é se exercitar, mas ninguém está falando para você correr uma maratona!

Você pode escolher a forma que for mais prazerosa por você, não existe uma regra, mas cuidar de você (e nem falamos de corpo ou estética, e sim da saúde) te dá mais proximidade consigo mesma. A Yoga e o Pole dance são as atividades mais procuradas por quem deseja aumentar a autoestima.

Se desamarre de velhos padrões: por muito tempo, nos ensinaram que existe um determinado corpo a ser atingido, e que essa deve ser a nossa meta de vida. Contudo, isso não condiz com a nossa realidade, você tem o seu corpo e isso não deve ser pauta para discussão de ninguém.

Lembre-se de que você é única: a sua beleza ou capacidade intelectual não te faz melhor que ninguém, inclusive isso não deveria nem ser um parâmetro para comparação. Esse tipo de coisa que faz crescer uma rivalidade sem necessidade e diminuir a sua autoestima por achar que você está competindo com outras pessoas o tempo todo.

Esse tipo de exercício mental que propõe a reflexão de coisas que estão ao seu alcance, como por exemplo o tipo de conteúdo que você consome em redes sociais e como isso influencia a sua autoestima, então sempre proponha esse exercício de pensar em você sem comparações.

Comentários:

Sair da versão mobile