Ícone do site TRIBO ALFA

Como Trabalhar O Seu Marketing Pessoal

7 Dicas De Como Trabalhar O Seu Marketing Pessoal

Você ja ouviu falar e marketing pessoal? Não entre em pânico. Se relacionar com outro ser humano que é igual a você, que possui cérebro, carne e osso, talvez uma alma, dependendo das suas crenças, é algo complemente normal e que as pessoas vêm fazendo ao passar dos milênios, você já sabia desta novidade? Se comunicar com outras pessoas é algo extremamente normal e não há muitas dificuldades em fazer isso. Você só tem que se expressar da melhor maneira possível e fazer com que as outras pessoas também te entendam, ao passo que você se esforça para entender a outra pessoa.

Porém, fomos acostumados a pensar que a comunicação entre seres humanos é algo extremamente complexo e que muitas pessoas são perfeitos mestres nisso e que na verdade a relação entre pessoas é algo inalcançável. Bem, a comunicação entre seres humanos pode sim chegar a níveis complexos, porém, também não é algo que seja inviável. Também é certo que existem muitas pessoas que são excelentes mestres ao realizar isso, mas que na verdade isto também não é algo inatingível. Qualquer um pode chegar ao posto de mestre da comunicação. O problema maior é que muitas pessoas estão se tornando cada vez mais egocêntricas de primeira qualidade. E isso acaba com qualquer marketing pessoal eficiente. Então, não entre em pânico, pois se você não é egocêntrico, o papo fica mais fácil.

  1. Exteriorize O Seu Ponto De Vista

Muitas pessoas acham que nunca vão conseguir se comunicar direito porque nunca vão se fazer entendidas. Não é nem por uma timidez ou insegurança ou por uma falta de capacidade em falar bem, mas simplesmente pelo fato de a sua personalidade ser muito interiorizada e voltada para si mesmo.

Para este tipo de pessoa não há opiniões alheias que sejam verdade e isso faz com que toda comunicação resulte num atrito, o que faz com que essa pessoa fique nervosa ao se relacionar com outra pessoa.

Porém, a boa notícia é que você pode diminuir essa ansiedade e preocupação se você achar que outras pessoas também podem falar coisas interessantes pra você e que seria legal parar pra ouvi-las falando.

  1. Respire Fundo E Saiba Das Suas Capacidades

O que muitas pessoas têm é o medo de falar besteira ou de não saber se expressar. Porém, isso pode ser resolvido facilmente com uma respiração bem profunda e aquela calma proveniente disso. Em seguida, o pensamento correto de que você sabe bem o que tem para falar e que você conhece muito profundamente o assunto que vai ser falado pode te tranquilizar mais e diminuir esse pensamento de que você vai falar besteira.

  1. Pensar Realmente Se O Que Te Deixa Preocupado Vai Acontecer

Muitas vezes ficamos ansiosos e preocupados com o que pode acontecer, mas na verdade podemos excluir esse pensamento com a seguinte reavaliação: será que isso que eu tanto temo realmente pode acontecer? Quais as probabilidades disso. Muitas vezes temos inúmeras crises pessoais por causa de coisas que não têm quase nenhum risco de acontecer.

  1. Saber Que Você Pode Lidar Com Algum Acontecimento Ruim

Saber que se algo de ruim acontecer e mesmo assim não vai ser o fim do mundo é uma boa forma de pensar, pois por mais que algo de péssimo ocorra, mesmo assim você pode se desvencilhar e lidar com isso de uma boa maneira que vá surtir um bom efeito no que estava envolvido.

  1. Faça Exercícios Físicos

Aqui está um ótimo método que vem para te ajudar a excluir da sua vida todo o estresse e a ansiedade. Esta é uma excelente forma de oxigenar a sua mente e fazer com que seus pensamentos fiquem mais claros e com que você pense melhor a respeito de tudo o que está para acontecer.

  1. Relaxamento

Sente-se no seu sofá, coloque uma música suave e comece a respirar fundo. Feche os seus olhos e vá para dentro de si mesmo. Relaxe, fique alheio ao mundo, pare um pouco essa rotina louca e desenfreada. Faça um favor para o seu cérebro e descanse por 15 minutos, relaxando e sentindo o vento bater em seu corpo.

  1. Aceite A Sua Vida

As coisas podem dar errado, disso nunca tenha dúvida. Nunca pense que tudo tem que dar certo com você e que a sua vida tem que estar livre de pequenos erros, porque eles virão acontecer mais cedo ou mais tarde. O que lhe resta é estar bem preparado para encarar isso da melhor forma possível. Ao aceitar isso, a razão para a sua ansiedade vai se desvanecer.

Como Um Profissional Tímido Pode Ter um Excelente Marketing Pessoal

A timidez é um dos fatores que mais atrapalha as pessoas no mercado de trabalho. Muitas delas desenvolvem uma insegurança e um pensamento de incapacidade que faz com que elas se tornem tímidas e, assim, não ousem profissionalmente.

Isso é algo horrível de ser feito, pois alguém que quer ter sucesso na carreira não pode conciliar a timidez com suas tarefas e postura profissional. A timidez é algo que deve ser excluído da sua vida sem demoras, pois isso é mais um atraso do que uma característica da sua personalidade.

Porém, é possível sim ter um excelente marketing pessoal mesmo sendo tímido. Mas, é importante que você não se acostume a essa timidez e deixe com que ela domine a sua personalidade, seu jeito de ser e o seu modo de pensar por completo.

A Timidez Como Uma Bola De Neve

Ela é como uma bola de neve que se propaga através da sua fraqueza emocional e da sua falta de conhecimento sobre si mesmo. Ela começa em atitudes pequenas e logo assume proporções mais sérias e que podem te trazer um incrível desconforto. Ninguém sabe ao certo como a sua timidez começou, embora esse seja um problema notadamente adquirido na infância de uma pessoa.

Ela é originada em dois problemas bem maiores: a falta de conhecimento próprio e a decorrente insegurança que provém disto.

Logo Depois Da Insegurança, Chega À Timidez

É como uma escadinha que leva você para um lugar não muito agradável mais embaixo.

Se você conhecer melhor a si mesmo, procurar saber o que realmente faz de bom e o que está difícil em sua performance profissional, sua situação já começará a mudar. O importante é que você tenha em mente a sua capacidade, a noção de que tudo pode ser feito se for praticado e se houver uma dedicação maior da sua parte. Isso é uma ótima maneira de erradicar a insegurança e, por conseguinte, a timidez.

Trabalhando O Marketing Pessoal

Bem, como o seu forte não é a comunicação, você terá que apela para outros fatores muito importantes incluídos no marketing pessoal. Lembrando que o marketing pessoal é a forma com a qual os outros te enxergam, fazendo com que você trabalhe a sua imagem e a sua postura em prol de um melhor reconhecimento profissional.

Porque mesmo que muitas pessoas digam que “não importa o que pensam de você e blá blá blá”,esse ditado popular não é verdadeiro no âmbito corporativo. Sua imagem importa e muito.

O seu modo de se vestir é algo capital, você terá que se vestir da melhor maneira possível, sempre bem alinhado e usando roupas que combinem com o seu corpo. O lance aqui não é ter roupas caras, mas algo que combine bem com você. Isso é o que importa. A higiene também deve estar em dia, com os cabelos bem cortados e com a barba sempre feita ou estilizada. A sua postura também deverá mudar, seja uma pessoa altiva e de presença.

Porém, nunca tente fazer nada que você sabe que não é você, ou melhor, não faça nada que seja diferente da sua personalidade.

Não Confunda As Coisas

Existe aquilo que você não faz porque é tímido e aquilo que você faz para que as pessoas te aceitem. Isso é diferente, você não precisa fazer nada demais para elas te aceitarem e se lembre de que os tímidos também podem se dar bem profissionalmente.

Uma boa característica da timidez para o marketing pessoal é a sensibilidade que essa característica desenvolve. Sem falar também no fato de você se tornar numa pessoa lacônica, algo que é muito apreciado. Você não fala muito e fala apenas o necessário. Agora treine para falar pelo menos o importante e necessário, porque sem isso também já é demais.

 

Comentários:

Sair da versão mobile