Como se Comportar em um Almoço ou Jantar de Negócios?
Um almoço ou jantar de negócios é uma das atividades informais que permeiam o dia a dia de pessoas profissionais e ligadas a empresas. Mas, muitos podem acabar se esquecendo de que aquele encontro é algo relacionado a negócios, senão, não se chamaria de almoço ou jantar de negócios. E quando algo envolve assuntos profissionais, aquele bom senso que existe no dia a dia empresarial deve também se fazer presente numa reunião como esta.
Em meio a dúvidas sobre o que pode ou não poder ser feito num evento do tipo, vamos te ajudar a entender a melhor forma de se portar nestas situações.
O lugar e a hora
Os fatores espaço e tempo são muito importantes. Portanto, de acordo com a natureza e as razões de tal encontro, escolha um lugar que seja apropriado. Se for para comemorar algo, que seja num ambiente mais festivo. Mas, se a reunião for mais para discutir assuntos, prime por um local mais reservado e com pouco ruído.
Também evite o self-service, buffet, entre outras coisas do tipo, já que será mais confortável para vocês ficarem sentados na mesa esperando a comida chegar. E sobre o tempo, o que temos a dizer?
Bem, não adianta marcar uma hora e chegar atrasado. Ser pontual ou chegar antes é um dever de qualquer pessoa que tenha bom senso, ainda mais quando a reunião é com superiores. Não queira deixar ninguém lhe esperando.
Entre palavras e garfadas
Um conselho valiosíssimo é saber a hora certa de falar. Nunca caia no pecado de falar demais, colocando palavras desnecessárias para fora da sua boca, enquanto o outro tem coisas mais importantes para dizer. E mesmo que não tenha, saiba ouvir e respeite o seu tempo.
Se vocês tiverem um assunto delicado a ser abordado, deem uma pausa quando a comida chegar e só voltem a abordar o assunto na sobremesa ou na hora do café. Isso evitará um cansaço relacionado ao que estiver sendo discutido.
E sobre a comida que será pedida, evite solicitar pratos trabalhosos para comer. Peça coisas leves, práticas e que não suscite muito esforço. Lembre-se que vocês estão ali para conversar, se conhecerem melhor e falar de negócios.
E na hora de fazer o pedido, evite pedir coisas desconhecidas e nem fique perguntando ao maitre o que tal prato contém. Vá atrás do que já é conhecido e evite constrangimentos.
Evite os excessos
Pecar por excesso, muitos acreditam, pode ser pior do que por omissão. A regra aqui é evitar o exagero. Se você for convidado, evite pedir pratos caros, tenha bom senso. O mesmo acontece se você for anfitrião, lembre-se que você representa a imagem de uma empresa e que ter exageros vinculados ao seu perfil não te ajudará em nada.
A mesma coisa serve em caso de bebidas alcóolicas, sempre seja sensato nessas horas. Na verdade, deixe para beber quando sair com os amigos, prefira um cafezinho, uma água com gás, um suco, mas deixe de lado o álcool.
E sim, a quantidade de comida também deve ser dosada. Ficar com fama de guloso não é nada legal e isso reflete uma parte de sua personalidade. Então, maneire na hora de pedir os pratos.
E, se você for anfitrião, não hesite em pagar a conta. Se você convidou, pague a conta. E mesmo que você seja uma mulher, ou que a pessoa que lhe convidou seja do sexo feminino, coloque o machismo de lado. Quem convidou paga, não importando o sexo.
Agora é a hora de você se despir da sua vergonha. Você tem alguma experiência constrangedora em almoço ou jantar de negócios? Compartilhe conosco e aprenderemos juntos!