Ícone do site TRIBO ALFA

Falar Em Público E Vencer A Timidez

Como Falar Em Público?

Falar em público é uma tarefa que se tornou necessária ao longo da carreira de muita gente. Mas mesmo assim, alguns profissionais já entram em pânico só de pensar em falar diante de uma plateia. Não importa quem o esteja assistindo ou a quantidade de pessoas.

Veja abaixo alguns conselhos para quem quer perder o medo e quer conseguir melhorar suas técnicas para poder falar em público.

Focar No Privilégio E Não No Sofrimento

Falar em público pode ser algo intimidador. Entretanto pode ser uma oportunidade de dividir uma mensagem ou um assunto pelos quais você se interessa com outras pessoas. E isso é muito gratificante.

Essa transformação de mentalidade pode fazer maravilhas para conseguir acalmar os nervos e melhorar a autoconfiança.

Antes De Preparar O Que Dizer, Faça Uma Pesquisa Sobre O Lugar E A Plateia

É meio óbvio que você não quer aparecer com uma apresentação de slides em uma sala sem os equipamentos que serão necessários, certo? Por isso, quanto mais você souber sobre o ambiente no qual você irá se apresentar e a plateia que te espera, mais chances você terá de apresentar uma mensagem que seja relevante.

Pratique Muito E Se Prepare

Procure não apenas preparar o que irá dizer e como irá dizer. Tente prever as possíveis perguntas que a plateia pode fazer e elabore as respostas. Enquanto pratica, não tente decorar as palavras. Tenha a certeza de que está memorizando a linha de raciocínio, a fluência e a mensagem central de cada assunto.

Acima de qualquer coisa, é preciso que você lembre que menos se torna mais quando o assunto é falar em público. A média de atenção da plateia durante uma apresentação é de, aproximadamente, 20 minutos.

Cuide De Sua Aparência

Procure escolher roupas e penteados que estejam de acordo com a ocasião. O objetivo é mostrar uma imagem que consiga transmitir autoconfiança. Se for possível, separe a roupa com certa antecedência para que tudo possa estar pronto no dia da apresentação.

Chegue Cedo

Esteja no local com bastante antecedência. Dessa forma você ja vai observando a plateia, de modo que possa entender o porquê deles estarem ali. E o mais importante: o que eles esperam da apresentação.

Fazer essa aproximação ajudará muito a falar com as pessoas e não para elas. Depois, passe alguns minutos sozinho, para fazer uma checagem na aparência, respirar fundo algumas vezes e tirar da cabeça todas as distrações que possam te atrapalhar.

Faça Uma Pausa

Esse artifício serve para regularizar a sua respiração e organizar os seus pensamentos. Além disso, esse recurso consegue manter a atenção do público para a sua apresentação.

Esqueça A Perfeição E Espere O Inesperado

Não importa o quanto você se preparou, pois, inevitavelmente, você acabará perdendo a linha de raciocínio em algum momento. O que é normal, deixar passar algum fato ou estatística durante a apresentação.

O mais importante de tudo isso é manter a compostura e a confiança. Quando o inesperado acontecer, tudo o que você pode fazer é sorrir e seguir em frente com a apresentação.

3 Dicas Básicas Para Vencer A Timidez

A timidez é um problema bastante comum que atinge pessoas de todos os níveis sociais. A pessoa tímida faz com o que não acreditem em suas capacidades ou simplesmente se isola temendo alguma rejeição. E isso independe se as pessoas são ou não do seu convívio.

Um dos medos mais comuns que acomete pessoas tímidas é o medo de falar em público, o que pode criar um complexo de inferioridade e fazer com que evolua e torne mais difícil (ou até impossível) dizer um simples “bom dia” para um desconhecido.

Apesar de ser uma condição natural a timidez torna nossa vida social mais difícil do que ela realmente parece. Mas antes de se encolher em sua concha para evitar alguma situação que lhe pareça constrangedora, saiba existem formas de solucionar o problema, e aqui vão algumas dicas para se livrar dele de vez.

Dizer Não Às Vezes É Necessário

Para um tímido muitas vezes parece ser impossível dizer não, mas este é o primeiro passo para superar a timidez. Porém, negar alguma coisa a alguém não significa ser mal-educado, em algumas situações um simples “não, obrigado” já basta.

Uma pessoa tímida tem medo de que ao dizer um “não” pode se tornar uma pessoa indesejada em seu círculo social e com isso acaba se sabotando. Mas acredite, algumas pessoas se aproveitam disso para obter vantagens em cima de pessoas muito tímidas.

Dizer não é uma ação simples para mostrar as pessoas suas convicções e uma opção legítima que cabe somente a você, não tenha medo, um “não” muitas vezes faz bem.

Sorria, Você Não Está Sendo Filmado

Basta um leve tropeço ao caminhar pela rua para que a vermelhidão tome conta do seu rosto e faz com que você fique automaticamente procurando por alguém que tenha presenciado todo seu constrangimento.

Relaxe, o mundo não é seu inimigo. Nem sempre haverá pessoas para apontar cada deslize que você cometer. Mas acredite, você vai querer manter as pessoas que fazem isso bem longe. Pare de pensar que todos estão te julgando, pois, todo mundo já está muito ocupado tentando resolver seus próprios problemas e lidando com seus próprios erros.

Não se cobre tanto, afinal nem tudo é perfeito e aquele tropeço poderia ter acontecido com qualquer um.

Não Supervalorize Os Outros

Essa dica tem uma relação direta com a anterior.

Aquele seu amigo bem-sucedido que tem um emprego perfeito e posta fotos de férias na praia ou no exterior três vezes ao ano nas redes sociais também tem defeitos.

O tímido tem a tendência de supervalorizar as pessoas de seu convívio e se inferiorizar em relação a elas, afinal todos são mais bonitos, articulados ou tem alguma característica que lhe pareça fundamental.

Mas acredite, aquela pessoa “perfeita” também tem seus defeitos e inclusive pode enxergar em você algumas características que queria possuir.

Pegue leve com seus defeitos e não se sinta inferior em relação aos outros, principalmente pelo que vê nas redes sociais, as pessoas só postam coisas que lhe favorecer por lá.

A boa e velha dica é acreditar em você mesmo, lembrar que todos estão sujeitos a erros e viver a vida sem se preocupar com o que os outros pensam ou deixam de pensar de você.

Comentários:

Sair da versão mobile