O Que Não Querem Que Você Saiba Sobre Inteligência Social
O que seria uma inteligência social? Bem, poderíamos definir isto como a capacidade de um ser humano se relacionar com outra pessoa e se fazer compreender, assim como também entender aquilo o que a outra pessoa está tentando dizer para você. Então, podemos dizer que a inteligência social é algo que está intrínseco aos melhores comunicadores, pois eles sabem como se expressar da melhor maneira possível, assim como também sabem todos os caminhos para tentar entender aquilo o que outra pessoa está tentando passar para nós, seja através de uma comunicação verbal ou indireta com o sua linguagem corporal. Porém, muitos sabem que a comunicação independe daquilo que é dito e muitas pessoas se denunciam através disso. E por esse e outros motivos, muitos querem guardar para si os segredos que fazem de uma pessoa alguém muito bem inteligente no que se refere às relações sociais.
Identificando O Próximo
Uma das grandes dificuldades para o desenvolvimento da inteligência social é a identificação do próximo, pois sempre estamos muito interiorizados para conseguirmos fazer alguma coisa que se refira a outra pessoa ou para simplesmente prestarmos atenção ao modo como outro indivíduo se comunica.
Quando estamos neste estado de egocentrismo, passamos a criar uma barreira que nos protege de tudo o que for exterior. E a partir disso, nós apenas entendemos aquilo que nós queremos e podemos entender; somente aquilo que há em nossa mente e é a partir disso que formulamos as perguntas e repostas para tudo ao nosso redor.
É como se fosse um egocentrismo inconsciente da nossa parte, um narcisismo velado que faz com que nós demos atenção somente a nós mesmos, nos preocupemos somente conosco e que esta é a única maneira de levar a vida, pois nunca somos levados a pensar se o que estamos fazendo está realmente correto ou não.
Quando algo dá errado em nossas vidas e começamos a pensar sobre alguns erros, nunca paramos para focar no jeito como enxergamos o mundo e se isso é a causa principal de estarmos no lixo.
Pois tudo muda de acordo com a percepção que temos do mundo e isso é importantíssimo, pois a nossa visão pode mudar de repente e imperceptivelmente.
Devemos estar sempre atentos a tudo o que nos rodeia, pois isso é imprescindível para que tenhamos uma melhor postura consigo mesmo e para que isso seja exteriorizado e nos dê bons frutos.
A inteligência Social Te Abre Mil Portas
E isso só no começo. O que realmente poucas pessoas contam sobre a inteligência social é que você pode fazer quase tudo se você usar essa inteligência e essa percepção acentuada da realidade com bastante aplicação útil para a sua vida. Ela te abre mil portas e isso é apenas no começo. Logo você vê que cada porta aberta te leva para um número maior de possibilidades e assim vai.
O problema é você saber escolher qual delas você deve abrir, pois algumas oportunidades podem não ser tão benéficas quanto você imagina. Então, fique atento para que você não faça nenhuma escolha errada.
Pois assim que muitas oportunidades aparecem, somos levados com a enxurrada de possibilidades que a nossa vida proporciona a partir de então.
Como nem tudo são flores, você deve estar sempre ciente do que pode ou não escolher e como isso vai funcionar para que a sua vida progrida. O que ninguém te diz é que junto com a flor pode vir o espinho, resta você separar o joio do trigo e tentar entender o que estas populares metáforas significam. A inteligência social te abre mil portas, mas parte delas estão contaminadas. Fique atento!
Como Se Tornar Mais Carismático E Encantar As Pessoas?
Ser carismático é um dom ou é fruto de outras coisas que a pessoa adquire depois que nasce? Esta é uma dúvida que pode levar caras super cheios de si à frustração quando se deparam com outros homens com muito mais carisma e capacidade de sedução. De fato é possível se tornar carismático. Também é um fato que muitas pessoas já nascem com essa característica, mas não é impossível se tornar em um depois de já ter levado vários foras da vida.
O que eu vou te ensinar aqui é como ser mais carismático, te fazendo entender o que de fato significa ser uma pessoa assim. Encantar pessoas não é algo restrito a homens bonitos e cheios de grana.
Tire o seu pensamento daí. Se você não tem muitos bens financeiros, se ainda não sabe se vestir bem e não sabe como fazer as pessoas irem com a sua cara, eu te dou prontamente a primeira dica, aqui mesmo na introdução: procure por pessoas em quem se espelhar. E se você não sabe em quem se espelhar, eu posso te dar algumas dicas.
Entendendo O Que É Carisma E Se Espelhando
O que seria carisma? Você sabe o que é? Ou apenas acha que sabe?
Carisma é quando simplesmente ao sorrir, olhar ou falar, você faz com que as pessoas ao seu redor se sintam bem e sintam vontade de ficar perto.
Esta é uma das características que os homens mais querem ter, mas que nem todos conseguem.
Carisma é quando você chega numa roda de amigos, começa a falar e as atenções se voltam para si naturalmente. Carisma é quando num jantar com mais de duas pessoas, alguém sempre sobra porque você é o cara que recebe a primordial atenção.
Está entendendo? Essa é uma arma que você precisa ter para conquistar as mulheres, encantando qualquer pessoa que você quiser.
E em quem você pode se espelhar? Nesse ano de 2015 a série Mad Men terá o seu final e para quem acompanha, sabe que existem poucas séries tão adultas (num sentido de maturidade) para o público masculino. Posso trazer três personagens desse ambiente fictício para mostrar a você o que é ser carismático e o que não é.
O primeiro exemplo, claro, será o do personagem principal Don Draper. Elegante, charmoso, econômico nas palavras, porém eloquente, sempre com um ar de misterioso.
Este é um cara que encanta as pessoas e possui um magnetismo amparado no seu mistério e na sensação de que é alguém perigoso, ou melhor, que faz você se arriscar. Este é um tipo de carisma que funciona muito bem num jantar de primeiro encontro, por exemplo.
O Segundo Exemplo
É o do comediante Jimmy Barrett, notavelmente engraçado, afiado, pensa rápido em suas respostas ácidas, mas também sabe bajular como ninguém, fazendo com que a outra pessoa se sinta valorizada.
Barrett utiliza do humor para fazer com que os outros se sintam bem e a partir disso ele consegue ser o centro das atenções em qualquer lugar que chegue.
E, por último, temos o personagem frustrado de Peter Campbell, que não consegue ser tão carismático e encantador quanto o primeiro, Don Draper.
Ele até tenta, utiliza clichês para seduzir, mas as suas técnicas são tão ultrapassadas, forjadas, forçadas e imitações de algo melhor, que as mulheres sentem pena dele.
As lições
O que isso tudo te indica? Que para ser carismático, você precisa de três ingredientes: ter um senso de liderança, ser bem humorado, ser misterioso. Isso vai fazer com que todas as pessoas ao seu redor parem para te escutar.
Primeiro, porque você lidera naturalmente o ambiente, segundo, porque você é sempre bem humorado e seu sorriso é encantador, terceiro, porque você é um cara misterioso e todo mundo tem vontade de tirar uma casquinha da sua personalidade.
Quer ser carismático? Fale menos, seja eloquente e feliz nas escolhas do que você vai dizer. Isso suscita pensar mais e falar menos, porém, não agir menos.
Não conte a sua vida inteira para aquela gata no jantar, prefira ouvir a dela, escute-a com atenção, faça piadas sobre as histórias dela. Não num sentido depreciativo, mas de alguém que só está querendo brincar e tornar o ambiente mais leve.
E, por fim, não force nada. Veja a série e como esses personagens se comportam e a partir disso você terá uma clara ideia do que ser e do que não ser.