Muito se fala sobre jejum, e de um tempo pra, é normal ler e escutar falar sobre jejum intermitente.
Mas, afinal de contas o que é jejum intermitente?
De um modo geral, o jejum é uma prática que envolve a abstenção total de ingerir ou se prevenir certos alimentos por um período estipulado. O jejum é um método praticado a muitos anos, principalmente para fins religiosos.
Por isso, neste artigo, vamos falar os benefícios e os malefícios do jejum intermitente. Desde já, deixamos claro que existem algumas vertentes deste método, sendo assim, vamos abordar aqui os principais métodos de jejum intermitente, seus possíveis benefícios e desvantagens.
O Que É Jejum Intermitente ?
Existem diferentes planos de dieta, e dentro deles, existem uma variação quanto à duração do jejum e a frequência em que as pessoas vão jejuar.
Não existe essa questão de que um método é melhor do que qualquer outro, mas sim o fato de que algumas pessoas podem descobrir que sustentam mais uma determinada disciplina alimentar com mais sucesso ou ver pessoalmente melhores resultados.
As opções significam que, as pessoas que procuram experimentar o jejum intermitente podem encontrar um plano que lhes seja adequado de acordo com o seu caso em específico.
Jejum diário intermitente
O jejum diário intermitente tem um limite de alimentação em relação ao número de horas por dia. Conhecida como dieta 16:8, é um recurso bem conhecido, que tem como sentido o jejum de 16 horas por dia, deixando um espaço de 8 horas para comer.
Este método é um plano que utiliza como foco de jejum 16:8 junto com as outras recomendações. Ele também é conhecido pelas pessoas pela referência de jejum intermitente diário, com o controle de tempo para comer.
Jejum em dias alternados
Segundo alguns estudos relacionados a Nutrição, da Universidade de Illinois, em Chicago, a dieta dia sim, dia não, é baseada em estudos e pesquisa a fundo sobre tal questão.
Como a própria nomenclatura já diz, este plano envolve dias de revezamento de “jejum” e os “dias liberados”.
Como isso é feito?
Para os dias de jejum, são exigidos que: em uma única refeição, você consuma cerca de 500 calorias na hora do almoço. As pessoas não precisam se privar de e ficarem presos em o quê, quando e quanto comem nos dias liberados.
Outros planos de jejum em dias alternados envolvem a abstenção total de alimentos em dias alternados. Por isso, se permita! Mas é claro, não abuse pois querendo ou não, você está passando por um processo nutricional.
Jejum em 2 dias na semana
Essa dieta é rápida e envolve o jejum 2 dias na semana. Ela funciona da seguinte maneira, em dias de jejum, as mulheres comem 500 calorias e os homens 600 calorias.
Por quanto tempo?
Geralmente as pessoas que optam por esse métodos, permanecem em manter suas rotinas alimentares habituais durante 5 dias seguidos para obter resultados.
Benefícios
Segundo vários estudos em diversas universidades, o que a maioria deles demonstraram são os benefícios do jejum intermitente na perda de peso. Essa é uma afirmação de acordo com a revisão de estudos feita em 2018. Alguns dos autores desse estudo, acham recomendável as pesquisas adicionais, antes que a medicina indique que exista a possibilidade de uma abordagem para perda de peso.
Mas de um modo geral, os defensores do jejum intermitente (pertencentes a esses estudos) afirmam que os benefícios e os resultados deste método são eficaz para a perda de peso.
Auxílio na prevenção de doenças
Câncer
Segundo alguns estudos, foi descoberto que, o jejum reduziu alguns dos efeitos colaterais da quimioterapia e aumento na eficiência do tratamento. A explicação que os autores desses estudos deram foi que, o jejum pode privar as células cancerígenas de nutrientes, tornando assim, mais sujeitos às toxinas da quimioterapia.
Porém, não é recomendado pelos médicos a diminuição de calorias a longo prazo para pessoas com câncer. Pois, com a restrição calórica também pode ser difícil de sustentar. Mas planos de restrição calórica a curto prazo, como jejum intermitente que é o nosso foco, podem ser uma opção para as pessoas que tem tumor e estão fazendo tratamento. Ainda sim, as pessoas com câncer devem se consultar com seu médico e seu nutricionista antes de iniciar uma dieta de jejum.
Doenças neurológicas
O jejum intermitente pode atrasar os sinais de declínio cognitivo e motor. Esses mesmos estudos apontam também que, esses métodos de jejum também podem amparar o sistema nervoso e com isso, se protegerem contra futuras lesões.
Por mais que muitos desses estudos não tenham sido praticados em humanos, o jejum intermitente é um recurso esperançoso, como um remédio para alguns efeitos do envelhecimento.
Açúcar no sangue
Segundo algumas pesquisas, o jejum intermitente tem uma certa resposta à insulina mais do que outras dietas. As dietas tradicionais que são elaboradas por outras vertentes, levam as reduções comparáveis na hemoglobina A1c.
Mesmo com algumas pesquisas feitas e concluídas, ainda sim são necessárias outras questões para a confirmação dos riscos e benefícios a do jejum intermitente. Mas ainda sim, se mostra uma grande promessa relacionada a insulina.
Para os diabéticos que consomem insulina ou algum medicamento similar, é necessário consultar o seu médico antes de iniciar esse procedimento. Pois cada caso é um caso e os níveis de açúcar no sangue são diferentes de pessoa para pessoa.
Malefícios
Ainda com base nos artigos e pesquisas relacionados ao jejum intermitente, os mesmo apresentam um resultados desfavoráveis para pessoas acima do peso ou obesas. Por se tratar de um método de jejum, essa pode não ser a melhor opção, podendo levar a resultados menos favoráveis do que os demais grupos de pessoas. Esses resultados negativos incluem: compulsão alimentar, depressão, fome, extrema, baixa energia, pensamentos obsessivos sobre comida, comer em excesso nos dias permitidos, tensão, irritabilidade, fadiga e confusão mental.
A maioria das pessoas deste grupo que faz esse método de jejum retrata que, esses sentimentos e comportamentos nas primeiras semanas são muito frequentes.
Gostou de saber mais sobre o jejum intermitente? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, vamos adorar te responder!