Se você é um profissional, deseja alcançar status maiores do que você se encontra agora e não sabe o que é marketing pessoal, está na hora de mudar esse cenário. Hoje trouxemos o conceito de marketing pessoal e qual a sua importância.
Na verdade, ter o marketing pessoal como uma estratégia não é somente uma necessidade, pois se torna uma obrigação no ramo profissional. Entenda que, hoje em dia, os consumidores necessitam de uma relação mais íntima.
Perceba que muitos empresas vêm a falência após um tempo, óbvio que não são todas, porém esse é um fato comum e frequente – ninguém está livre desse risco. Porém, a impressão pessoal que você pode fornecer aos seus clientes pode permanecer o resto da vida.
Veja que, ainda hoje, algumas pessoas lembram de características marcantes de algumas marcas. Se você deseja, por exemplo, alavancar as vendas do seu negócio, a alternativa que deve ser escolhida é de impulsionar a sua imagem, ganhando confiança.
E não para por aí. Independentemente do seu cargo ou função dentro de uma empresa, ou se você for freelancer, é importante cuidar da sua imagem.
Vamos então agora entender o que é marketing pessoal e qual a sua importância.
Marketing Pessoal, O Que É?
Podemos entender o marketing pessoal como uma estratégia, um plano a ser seguido. Esse planejamento tem como finalidade criar percepções sempre positivas sobre uma determinada pessoa.
De modo mais simples e informal, o marketing pessoal serve para conquistar um público através da imagem confiante de uma pessoa. Esse indivíduo que vai ganhar os clientes será uma pessoa capacitada, e a maioria irá admirar os seus feitos.
Não se engane ! O marketing pessoal não tem como objetivo mentir para chegar nesse patamar. O que existe é uma organização dos fatos para que você se torne uma imagem de respeito.
Podemos dizer que, essa estratégia não serve somente para as vendas como muitos pensam, essa tática também se adéqua a sua empresa, ganhando respeito e credibilidade. A curto prazo, você vai perceber que o seu empreendimento vai ganhar uma visibilidade, e a partir daí, os lucros começam a aparecer.
E quando falamos em empreendimento, também estamos nos referindo a sua imagem pessoal, afinal, você é um profissional e a sua capacitação serve para empreender.
Qual a importância do marketing pessoal?
É muito superficial falar que o marketing pessoal serve somente para engrandecer uma imagem e torná-la positiva para o público; vai muito além disso. Na verdade, o marketing pessoal te destaca em um mercado em que falta originalidade e confiança, pois nem todos conseguem passar isso para o cliente.
Vamos listar alguns dos motivos que possam te impulsionar a aderir o marketing pessoal, e acabam se tornando importantes para a sua carreira:
– Divulgação do seu trabalho: com o marketing pessoal, o seu trabalho se tornará exposto para o mundo, de maneira positiva. Como o foco dessa estratégia é, muitas vezes, alcançar a visibilidade, você consegue atingir um patamar diferenciado em relação a outros negócios.
Com o marketing pessoal, o seu trabalho é visto com esforço e potencial para ser o melhor do ramo. E acredite, com toda essa mobilidade, os contatos não vão parar de chegar, o seu empreendimento vai crescer !
– Imagem de autoridade: com essa estratégia, o seu trabalho será sempre análogo a um profissional especialista e devidamente capacitado.
Geralmente, percebemos esse resultado quando você consegue fidelizar clientes e se relacionar de maneira mais fluida com o público.
– Menos ciclos de venda: quem entende do assunto sabe que, ao fidelizar mais clientes, o ciclo de vendas é menor. O cliente já confia no seu trabalho, e não tem mais o que fazer até conseguir fechar a venda, tornando mais fácil e rápido de fechar esse negócio. Mais ciclos de vendas significa mais gastos.
– Carreira voando: o marketing pessoal pode te ajudar de maneira mais vasta, não somente conseguir promoções no seu emprego atual, mas também a receber propostas para abrir os seus horizontes. Alavancar a sua carreira é primordial.
– O seu leque de clientes aumentará: sua imagem vai melhorar diante um mercado tão vasto, e por isso, a sua marca original te tornará conhecido, aumentando o seu leque de clientes.
Se o seu foco é vendas, por exemplo, esse é um dos benefícios mais perceptíveis durante a implementação do marketing pessoal.
Como Lidar Com Essa Estratégia ?
Passamos toda a teoria para você, então agora chegou a hora da melhor parte: sair do papel e colocar tudo em prática ! O marketing pessoal é uma estratégia muito benéfica aos seus usuários, e você vai perceber isso ao longo do tempo e prática. Vamos conferir algumas dicas então:
– As mídias sociais são uma obrigatoriedade para você: a sua presença deve ser física e digital, então esteja inserido nos ambientes em que todos se encontram. Nessas mídias, e não queremos falar somente de Instagram ou Facebook.
Aposte em canais do YouTube, inclusive dessa maneira, você consegue se conectar mais intimamente com os visualizadores. O site LinkedIn também é uma plataforma que se encaixa no perfil dos profissionais.
– Esteja presente nos eventos de sua área: é bom para que você crie a sua imagem de maneira profissional, é interessante que coloque a sua cara nos eventos que remetam a sua área. Dessa forma, você será compromissado e interessado no seu âmbito, independente de onde esteja – a nível de especialização.
Além da boa imagem que você irá criar, ao frequentar esse tipo de local, haverá um filtro de quem anda por ali, ou seja, somente os interessados de verdade. Então os seus objetivos serão mais fáceis de alcançar com um pessoal específico.
– Se preocupe com o seu conteúdo: e ele deve ser relevante, de verdade. Não adianta produzir conteúdo que não faça diferença na vida das pessoais, deve ser relevante e interessante. Isso vai atrair o público de maneira mais convidativa.
Além de ser uma boa ferramenta para atrair clientes, a sua imagem estará em outro status, acima do que você estava, pois novamente você sempre será remetido a uma pessoa que se preocupa com o trabalho e é comprometido com ele.