Quem quer conquistar um objetivo precisa de muita garra, coragem e determinação. Além de uma boa definição de metas. O sucesso não é algo que vem da noite para dia, ele é fruto de um trabalho árduo. Mas, não é incomum encontrarmos pessoas cansadas de tentar alcançar suas metas e parecer sempre estar no mesmo lugar.
Você já deve ter se sentido assim: como se remasse contra a maré e percebesse que nada daria certo. Mesmo com seus planos e metas traçados, mesmo com todo esforço que você coloca, não consegue alcançá-los.
É natural se deparar com o desânimo nesses casos. Mas será que está na hora de desistir de todas suas metas e planos? Será que realmente não há outra alternativa a não ser jogar tudo para o ar?
Desistir ou não desistir?
O cansaço muitas vezes toma conta e você se vê pensando: “eu já fiz de tudo!”. Então a partir daqui o seu próximo passo acaba sendo desistir. Mas será que essa é sua decisão correta? Será que você realmente já fez de tudo?
É cada vez mais comum pessoas acreditarem que não conseguem mais seguir em frente ou que nada dará mais certo. Porém, a frase “eu já fiz de tudo” acaba sendo uma grande enganação. Afinal, sempre há uma nova oportunidade escondida – ou bem diante de nossos olhos – que não conseguimos perceber.
Leia também: Confundindo sonho com meta? Resolva hoje mesmo
Você pode ter aberto um negócio promissor, com grandes chances de crescimento, mas ele não vai pra frente. Não cresce. Não atrai clientes. As contas a pagar já estão chegando, mas o número de vendas não é suficiente para quitá-las. Aí o desespero bate a porta e sem saber o que fazer, você desiste de seguir em frente.
Mas desistir não é sua única alternativa. E nem deve ser considerada como tal.
Neste caso, você ainda tem uma oportunidade de reverter à situação: através do marketing. Se tudo o que você fez até agora não surtiu efeito, talvez seja hora de rever suas estratégias e modificá-las. Afinal, se você continuar fazendo tudo igual, terá sempre os mesmos resultados. Quer resultados diferentes? Então mude suas estratégias
Essa regrinha não é válida somente para sua vida profissional. Para sua vida pessoal e amorosa também. Se o seu relacionamento não vai bem, tente mudar suas atitudes ao invés de terminar. Se os seus laços de amizades estão se perdendo, tente aproximá-los ao invés de deixar os velhos amigos de lado.
Não estou dizendo que será algo fácil, afinal, desistir é bem mais simples. Basta virar suas costas e esquecer tudo o que você fez para chegar até ali. É difícil você traçar um novo plano, uma nova meta e ir atrás para alcançá-la. Mas tudo o que é mais difícil, tudo que precisa de esforço acaba sendo muito mais prazeroso ao conquistá-lo. Como dizia Walt Disney, “eu gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor”.
Novas metas: novos rumos
A mudança é algo benigno na vida de qualquer um. Ela serve de apoio para criar novos resultados, encontrar novos sonhos e também realizar os antigos. A cada nova meta que você coloca em sua vida, ela seguirá um novo rumo. Se você tem uma empresa e opta por uma nova estratégia de marketing, a ideia é que consiga bons frutos. Se você muda os seus hábitos alimentares, estará caminhando para um novo rumo mais saudável.
Se a opção “desistir” ainda está atraente demais para você nesse momento, sugiro uma nova tentativa de vida: estabeleça novas metas. Mas faça isso com calma e analise bem todo o percurso antes de tomar qualquer atitude precipitada.
Lembre-se: se até aqui todos os seus esforços não valeram de nada, não é hora de desistir. Mas reformular seus planos.
Para estabelecer novas metas em sua vida – pessoal, profissional ou amorosa – leve em consideração:
-
Esteja relaxado – cabeça quente ninguém consegue pensar direito.
-
Análise todos os fatos – o que está te levando para baixo? O que te leva para cima?
-
Tenha uma visão clara – onde você quer estar daqui há 5 anos? Como você se vê no futuro?
-
Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo – tenha certeza que são viáveis e realistas.
Novas metas bem definidas garantem novos rumos promissores. Ter foco é algo fundamental em qualquer parte da sua vida e ao trabalhá-lo, você vai muito mais longe.
Inspire-se diariamente
Em alguns casos, nem é falta de alternativa,o problema está em sua rotina pesada ou na falta de motivação. É natural não conseguir enxergar a luz no fim do túnel quando estamos nervosos ou estressados. E é exatamente por esse motivo que nunca devemos tomar decisões de cabeça quente. Respirar fundo e relaxar é o primeiro passo para tomar a decisão certa.
Muitas vezes o que precisamos é apenas uma dose diária de inspiração. Métodos e rotinas de trabalho podem ser úteis para organização e produtividade, mas são péssimos quando estamos diante de problemas aparentemente sem solução. Tenha uma fonte de inspiração só sua. Descubra o que te faz relaxar e pensar com calma. Veja o que te ajuda a mudar as estratégias e a encontrar novos caminhos.
Há que goste de acordar cedo e dar uma caminhada ou até mesmo arriscar uma corrida. Isso é uma maneira de liberar endorfina e ajudar a relaxar. Com a mente calma e o corpo saudável, o ser humano é capaz de pensar melhor e encontrar soluções mais facilmente do que se estiver estressado.
A hora de desistir pode demorar a chegar ou nunca acontecer. Se você realmente acredita em seus objetivos e em suas metas, muda o rumo. Troque à alternativa. Crie novas estratégias. Mas que “desistir” passe longe de seus dias. Escolha uma inspiração diária e use-a – e abuse. Não pense que já tentou de tudo, pois ainda tem coisa a tentar e novos caminhos a seguir. Se for preciso, reformule-se e tente algo novo.
E aí? Vai desistir de suas metas ou reformular o seu caminho?