Saiba Como O Networking Pode Salvar Sua Carreira
Todos falam, todos dizem, todos comentam: o networking é essencial para que o seu negócio evolua da melhor maneira possível e para que a sua carreira se torne ascendente e tudo aconteça da melhor forma possível com a sua vida profissional. Porém, ao dizerem isso, muitos podem entender o networking como uma fórmula mágica da prosperidade que traz sucesso àqueles que ingressarem neste estilo de vida. Mas, para que as pessoas entendam a real importância e efeito na vida das pessoas que possuem uma ampla rede de comunicação corporativa, nós vamos deixar bem claro alguns pontos sobre o assunto aqui neste texto.
Entendendo O Networking
Para entender melhor o networking, vamos à definição: digamos que seja uma série de contatos com profissionais da mesma área da mesma empresa ou de outras corporações, em níveis mais altos, semelhantes ou inferiores ao seu, não importa, o contato vai ser sempre necessário. Através deste contato, há trocas solidárias de informações, de ações e de muito conhecimento e oportunidades. Para quem está tentando crescer profissionalmente, manter esses contatos é primordial, pois a rede de comunicação ampla fornece múltiplos caminhos e reconhecimento, além de uma confiança maior no trabalho que está sendo feito.
A Importância Da Comunicação
Hoje em dia, o fator que mais cresce com a tecnologia é a capacidade de comunicação que existe entre as pessoas comuns e as jurídicas. Nunca ficou tão fácil perder a timidez e ir falar com aquela pessoa que você se interessa no Facebook, por exemplo. E se até um tímido perde a timidez, por que você não pode aproveitar também essa oportunidade para fazer de sua carreira algo que chame mais atenção?
Se você tem capacidade, conhecimento e quer expandir isso tudo, você deve aproveitar essa oportunidade para colocar em prática tudo o que você aprende e aplica no seu trabalho todos os dias. Trocar conhecimento é primordial, pois a medida que você transmite algo de positivo e útil a outras pessoas, outros profissionais também vão enviar para você uma parcela de conhecimento produtivo que pode vir fechar uma lacuna que estava em aberto no seu trabalho há um bom tempo.
O networking é a consolidação disso tudo, a criação de uma rede de contatos de vários cantos diferentes com o único intuito de aproximar e tornar produtivo um relacionamento corporativo. Sem comunicação você não cresce como profissional, mesmo tendo bastante talento e compromisso com o seu trabalho, sem a comunicação cativante e interessada, você será apenas mais um bom funcionário.
Para evitar isso, se destaque dentre os demais. Vá para eventos, palestras, workshop, mantenha a sua conta no Facebook e no LinkedIn sempre atualizada e passe frequentemente por lá para ver o que anda acontecendo, seja através de curtidas, compartilhamentos, comentários, indicações, enfim, de qualquer forma possível. Participe de grupos de discussões e coloque seu conhecimento para fora. Estimule tudo isso, seja um profissional reconhecido em sua própria área, este é o primeiro passo para ser reconhecido por todos em sua carreira.
Salvando A Sua Carreira
Muitas pessoas entram nas empresas e se conformam em ser apenas mais um funcionário que faz bem o seu trabalho e é moderadamente bem pago por isso, ou às vezes nem isso. No final de suas vidas eles vão refletir e chegar a constatação de que trabalharam duro, que conseguiu até viver bem durante um tempo, mas está faltando algo. Ou então, a sua empresa passa por uma crise e você tem que ir embora por corte de gastos.
No mundo profissional só ascendem aqueles que possuem um diferencial: a comunicação. Entendendo isso os caminhos para você se abrirão e a sua carreira não será mais uma a seguir por um caminho totalmente comum e repetitivo.
Componentes Não Verbais Da Comunicação
O que uma pessoa com a aparência do ator de vários filmes clássicos, Cary Grant, pode te dizer sem exprimir uma única palavra? O que esta imagem acima representa para você? Pelas imagens não se pode falar nada e nem há um texto aí para representar o que quer ser dito. Mas, você sente que uma mensagem está sendo passada através desta imagem, não sente? Você não consegue perceber que a postura deste ator, o seu olhar, o seu jeito de sorrir, tudo isto está representando algo? Vemos aí em cima a encarnação do protótipo sedutor, que sabe que vai conseguir o que pretende.
Um homem alinhado, com a barba por fazer, algo que sinaliza o seguinte: “ei, eu sigo as regras que eu quiser”. Ele não liga se a roupa está corretíssima e se a barba não está. Ele segue as regras que ele quer seguir, as que forem mais confortáveis para si. E isso exala autoconfiança. Essas são algumas das considerações que podemos fazer apenas observando a imagem deste ator. E como nós conseguimos chegar a estas considerações? Simples, através da observação da linguagem corporal. Ele não está a dizer nada, mas o seu corpo fala bem mais do que as palavras que poderiam sair de sua boca. E é assim com você, conosco, com ele e com qualquer um.
Como O Seu Corpo Pode Sabotar A Sua Comunicação
Você pode pensar que não, você pode colocar a culpa em outras pessoas, em Deus, no governo, em partido tal, nas drogas e na criminalidade, mas a pessoa que mais te sabota é você mesmo. Disto não tenha dúvidas. O seu cérebro te engana a todo instante, mente para você, faz você acreditar em algo que não é verdade, mas tudo isso para te deixar bem mais confortável consigo mesmo. O seu corpo, naturalmente, não consegue mentir. Só com um treinamento extremamente bem sucedido você conseguirá esconder todos os sinais que a linguagem corporal exprime.
No caso do ator acima, podemos perceber que esta linguagem contida em sua imagem é algo falso, produzido pelo ator ou por alguém que o gerenciava. Talvez, se nós o observássemos frente a frente, olhando todos os detalhes de seus movimentos corporais durante uma conversa, conseguiríamos perceber alguma sabotagem do corpo.
Incongruência Entre O Dito E O Não Dito
E isto é algo bastante natural. Preste atenção ao seu corpo quando você for conversar. Aquela cruzada de braços, a troca de apoio na perda, o seu modo de olhar, o carinho que você faz nas suas mãos enquanto conversa, as pernas cruzadas, o seu ombro erguido, o seu modo de caminhar, enfim, tudo o que está presente no seu corpo consegue lhe entregar a olhares mais atentos. Não tenha dúvidas disto. Um exemplo prático desta sabotagem do corpo é quando você tenta demonstrar calma, mas o seu pé incontrolavelmente fica batendo ao chão, impaciente. Fazer isto enquanto está na sala de espera de uma entrevista de emprego, por exemplo, é a uma aplicação desta atitude.
Esta é a incongruência entre o dito e não dito. Alguém pode prontamente perguntar a esta pessoa se ela está bem, tranquila, calma, e ela irá responder que sim, embora o seu corpo diga o contrário.
Algumas Dicas De Marketing Pessoal
O marketing pessoal depende de um bom treinamento. O que você pode garantir é o controlável facilmente, como a sua vestimenta, sua aparência, cabelos e barba, por exemplo. Manter as unhas pequenas e higienizadas também é essencial. Isso é fácil de ser feito, o que muitos não conseguem é controlar o seu próprio corpo. Como tremer as pernas, coçar a mão, cruzar os braços. E como fazer para que este controle fique acessível? Bem, tudo começa com um reconhecimento dos seus próprios movimentos, você irá perceber as ações certas a serem feitas enquanto você diz tal palavra. Isso tudo é difícil, extremamente difícil de ser feito no começo, mas depois com a prática tudo vai se ajeitando.
O mais indicado é você procurar um profissional qualificado para te ajudar nesta empreitada. Controlar a linguagem corporal e dizer apenas aquilo que deseja é algo que foge do controle até mesmo dos mais poderosos.