Fazer o planejamento de nossas finanças nem sempre é uma tarefa fácil, mesmo que de repente você seja aquela pessoa organizada e trabalhe com coisas que envolva organização e dinheiro. É aquele velho ditado, “casa de ferreiro, espeto de pau”, aposto que algum dia na sua vida você já ouviu essa expressão.
Sendo assim, pensando em toda situação econômica que o mundo está passando, nada melhor do que você colocar sua vida financeira nos eixos. Por isso, preparamos esse artigo de como planejar sua vida financeira mesmo em momentos difíceis, como estamos vivendo essa realidade.
Então, fique atento as dicas que separamos para você saber exatamente como planejar sua vida financeira e assim se manter estabilizado.
Qual É O Primeiro Passo ?
Muitas pessoas acham que para ter a vida financeira estabilizada é preciso cortar gastos, viver guardando dinheiro e muitas vezes não se divertir. Pelo contrário! O planejamento financeiro é justamente para que você consiga guardar dinheiro, pagar suas contas, saber até quanto pode gastar com determinadas coisas e isso tudo sem se enrolar ou ficar endividado.
Por isso, o primeiro passo é você colocar tudo numa planilha. Pode parecer um pouco clichê, mas é exatamente isso que vai fazer com que seu planejamento financeiro dê certo. Antes de qualquer coisa, você precisa saber e fazer um balanço de quanto você recebe e o quanto você está gastando. Isso é de suma importância para você começar a ter uma administração do seu dinheiro.
Se Livre Das Dívidas Com Juros Altos
Uma etapa fundamental em qualquer plano financeiro é, saldar as dívidas altas e se livrar de uma vez por todas dos saldos de cartões de crédito, empréstimos como solução dos problemas, despesas extras em cartões dos outros e compras parceladas em muitas vezes.
As taxas de juros em alguns cartões, carnês ou empréstimos podem ser tão altas a ponto de você acabar pagando duas ou três vezes o valor que realmente você usufruiu. Por isso, se você está passando por alguma dificuldade com dívidas como essas, um acordo para a negociação da dívida ou um plano de gerenciamento da tal pode ajudar e muito a planejar sua vida financeira, pois você sanando essas dívidas, vai conseguir organizar seu dinheiro e é claro, ficar com o nome limpo.
Defina Metas Financeiras
Uma das principais dicas para começar a planejar sua vida financeira sem dúvidas são seus objetivos financeiros. Se você começar a ver que seu planejamento financeiro pode ser muito útil te trazendo grandes benefícios e conquistas, seja comprando uma casa, um carro, uma viagem ou até mesmo te ajudando na hora de se aposentar, a economia parecerá mais pensada. Sendo assim, você vai conseguir visualizar melhor as coisas e ver o quanto esse planejamento está funcionando.
Crie seus próprios objetivos financeiros
Pare, mentalize e imagine como você quer que sua vida esteja daqui a 5 anos. Já parou para pensar em quantas coisas você vai ter conquistado daqui a 20 anos? Você quer ter um carro, uma casa, uma lancha ou algo assim? Tem planos de casamento? Já pensou em como você vai estar quando se aposentar?
Com toda certeza um dia você já se pegou fazendo essas perguntas em algum dia. E isso é um começo, pois começar a visualizar seus objetivos sendo realizados é a melhor maneira de como começar a planejar sua vida financeira, pois eles vão te inspirar e te ajudar a concluir as próximas etapas e fornecem uma luz orientadora enquanto trabalha, para que enfim suas metas e objetivos se torne uma realidade.
Como Planejar A Vida Financeira A Longo Prazo?
Bem parecido com o tópico anterior, o planejamento a longo prazo começa desde agora. Para que você veja seu futuro, é necessário que você observe tudo que está fazendo agora para que seus planos futuros deem certo.
Muitas pessoas ficam ansiosas para que suas metas e objetivos se tornem algo concreto logo de início, mas o que muitas pessoas não entendem é que para isso é preciso pensar a longo prazo.
Plano de investimento é uma solução
Se você é realmente está focado em um planejamento financeiro que te traga benefícios, uma ótima ideia é investir seu dinheiro em alguma coisa. E é exatamente nessa parte que aqui que entra o investimento. Mas, antes de você investir seu dinheiro em alguma coisa, é primordial ter seus objetivos bem definidos. Pense bem sobre como e em que você vai investir.
Investir é uma atividade de longo prazo; sendo assim, você precisa ter certeza em que vai empregar seu dinheiro e como isso se tornar uma coisa positiva e próspera na sua vida financeira.
Ter Um Fundo Emergencial Nunca É Demais !
Existem pessoas que pensam muito na ideia de “vamos fazer hoje e gastar o dinheiro agora, pois não sabemos o dia de amanhã”. Esse tipo de pensamento muitas vezes é o que vai te levar a ter dívidas em cima de dívidas e nunca conseguir cumprir com seus objetivos. Sendo assim, uma das vantagens de ter uma fundo emergencial (ou guardar dinheiro) é realmente não ser pego de surpresa em determinadas situações.
Um exemplo bem claro é a questão da pandemia, quem iria um dia pensar que um vírus iria se espalhar e causar tanto estrago? Pois bem, nesse caso em especifico, se você tem um fundo emergencial e sempre mantém seu planejamento financeiro em dia, isso irá te afetar, mas não da mesma maneira. Você sabe que tem suas reversas para se manter durante um tempo.
Gostou de nossas dicas que seu planejamento financeiro dê certo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que sempre vamos te responder!