Ícone do site TRIBO ALFA

Profissional Excelente -10 Segredos Para Se Tornar Um

Quando assunto é “o que você almeja para sua vida?” a resposta de muitas pessoas é: conseguir o sucesso profissional. Mas para que o sucesso e o reconhecimento seja mérito, é preciso passar por várias etapas. O primeiro passo são os estudos, seja uma faculdade ou até mesmo um curso de qualificação dependendo a área que a pessoa deseja seguir.

A intenção de ser um profissional de sucesso e fazer seu nome como um bom destaque em área de trabalho é uma vontade totalmente orgânica, porém, independente da carreira escolhida, o estudo, a força de vontade e principalmente o designo são coisas primordiais para que se consiga chegar o grande sucesso!

A verdade é que a carreira de cada indivíduo, faz parte das conquistas de reconhecimento. Mas, o que distingue os profissionais excepcionais? Será suas habilidades e talentos ou a universidade que estudaram? A resposta é simples: aqueles que conseguem porque têm um forte desejo de alcançar seus sonhos, mesmo quando tudo está dando errado e mesmo assim a pessoa não desiste.

Por mais que existam diferentes definições e etapas para o sucesso na carreira, existem algumas formas predefinidas que podem dar aquela ajudinha para se ter uma carreira de sucesso. Com a atitude certa e as ferramentas necessárias, você também pode criar bases para o triunfo a vitória! Então, aqui estão os 10 segredos para se chegar ao sucesso profissional:

1 – Trabalhar Constantemente

Segundo a teoria do autor Josh Bersin, uma carreira de sucesso se inicia com trabalho árduo. Bersin ressalva que “o trabalho duro bate o talento”, pois não basta ser um profissional talentoso se você não se esforçar para melhorar e sempre estar atento a tudo. Não importa o quanto educado você é, se você não estiver disposto a desafiar ou forçar seus limites, o sucesso não será fácil.

2 – Planejamento De Carreira

Talvez esse seja o segredo mais importante de todos, pois tudo tem um inicio, e na maioria das vezes não é fácil! O primeiro passo a se dar é criar uma lista com as metas que deseja cumprir, para que assim fique menos complicado na hora de pôr em pratica tudo aquilo que almeja atingir. Tente responder perguntas simples como: Qual é o seu objetivo na sua vida profissional? Como pretende adquirir mais experiências além do trabalho? Qual cargo tem desejo de conseguir trabalhar? Em que parte da sua profissão tem intenção de trabalhar? Trabalharia numa boa empresa com pouca remuneração, só pra adquirir experiência? Pretende abrir seu próprio negócio depois de ter feito seu nome no ramo? São perguntas que parecem ter respostas simples, mas é sempre bom deixar bem claro passo a passo do que desejamos. Afinal, nada melhor do que traçar metas para conseguir alcançar nossos objetivos, não é mesmo?

3 – Comprometimento E Disciplina

Sabe aquele ditado de “tudo é o conjunto da obra”? Então, é exatamente isso! Não vai resolver de absolutamente nada ter um ótimo planejamento profissional se não reunir o comprometimento e disciplina. Coisas simples como chegar no horário, entregar os trabalhos no prazo certo, se mostrar presente e concluir metas são pequenas coisas que mostra seu trabalho e sua postura profissional. FOCO, FÉ E FORÇA SEMPRE! Lembre-se sempre quais são seus objetivos ali, sendo assim, não se disperse com fofocas e coisas que tire sua atenção, mantenha o foco que tudo irá dar certo.

4 – Auto Confiança SEMPRE!

Uma das razões mais importantes para se tornar um profissional bem sucedido é acreditar em si mesmo. Pois a falta de autoestima pode ter efeitos devastadores em sua carreira e na vida em geral. Além de não ser capaz de aproveitar a vida ao máximo, também é possível que você seja percebido como menos competente por seus gerentes, coordenadores e assim, pode perder grandes oportunidades de carreira, oportunidades essas que podem dar um up em sua vida profissional. De acordo com alguns estudos do The Telegraph, as pessoas que se aparentam estar mais confiantes, conseguem um status social mais elevado do que seus pares e impõe mais respeito perante aos outros. Sendo assim, acredite em si mesmo, no seu potencial, no seu trabalho não pode esperar que outros o façam por você, FAÇA VOCÊ MESMO!

5 – Ajudar Ao Próximo Nunca Sai De Moda, “Gentiliza Gera Gentileza”

É sempre bom lembrar que ninguém nasce sabendo, do mesmo jeito que você um dia já foi novato na empresa e alguém te mostrou tudo, te indicou o melhor caminho para efetuar o seu serviço, um dia você também vai ser essa pessoa que vai dar “o caminho das pedras” a alguém. Lembre-se sempre que, uma das melhores coisas que você pode fazer na vida é ajudar outras pessoas. Geralmente os grandes empreendedores praticam a atenção plena para poderem se envolver com outras pessoas de maneira mais eficaz, mostrando mais compaixão e empatia. Sendo assim, a atenção plena aumenta seu autodesenvolvimento, permitindo que identifiquem facilmente as oportunidades, sendo mais resilientes e autodisciplinadas.

6 – Network Nunca É  Demais!

Você sabia que 80% dos empregos atuais são direcionados por meio de referências? Isso prova o quão poderoso ter um grande círculo de contatos pode ser. Para o bem da sua carreira, você precisa ser capaz de criar e manter uma rede forte que possa ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente. O trabalho em rede deve ajudá-lo a fortalecer seus relacionamentos com pessoas importantes, por exemplo empregadores ou outros profissionais em sua área, que podem lhe fornecer os melhores conselhos e apoio, bem como acesso a novas oportunidades. Por isso é sempre bom manter um relacionamento saudável onde quer que você trabalhe.

7 – Não Desista JAMAIS!

Já ouviu a famosa metáfora “Ser persistente como um urso”? Pois bem, essa metáfora se aplica perfeitamente ao desafio que é a vida profissional, pois um urso com fome está disposto a fazer qualquer coisa para obter sua presa, em compensação um ser humano preguiçoso não tentaria tanto e acabaria desistindo. É claro que durante a trajetória vão ocorrer vários obstáculos como: algumas demissões, receber críticas de gestores, as vezes encarar um problema financeiro na empresa ou até mesmo a falência. Coisas que aparentemente são normais de se ver acontecer, porém que abala o emocional de um empregado e fica um clima chato, mas pode acreditar que isso é uma coisa passageira. É sempre bom ter na cabeça que é apenas uma fase ruim que tudo aquilo vai passar, ok?!

8 – Proatividade Nunca É Demais!

Seja aquela pessoa que sempre está ali para ajudar sem que ninguém precise pedir. Se você pode ajudar ou fazer algo, por que não fazer antes que alguém precise te pedir? Isso faz com que você conheça mais sobre a empresa e consequentemente demostra um interesse, te torna uma funcionário eficaz e que sempre vão poder contar com seu bom trabalho.

9 – Acomodar? Nem Pensar!

Esteja sempre disposto a ajudar e dar ideias novas em reuniões de planejamento, seja ousado, criativo e não tenha medo se seu gestor lhe der uma tarefa que não é de seu costume, aceite e agarre com unhas e dentes, não se acomode, tente coisas novas, se seu gestor lhe deu determinada demanda é porque confia em seu trabalho, então voe e nada de ficar na mesmice.

10 –  O Sucesso Te Espera!

Para se tornar um excelente profissional, você tem que ser capaz de promover uma imagem afetuosa, enérgica e positiva em torno de seu nome. Investir na sua marca pessoal pode ajudá-lo a criar um perfil profissional que lhe permita ser visto pelos outros como um indivíduo respeitado e admirável. Um exemplo claro disso é o grande Steve Jobs que conseguiu associar seu trabalho ao seu nome. Se um dia você conseguir conquistar pelo menos uma parte do que ele conseguiu, se sinta privilegiado, pois você irá atrair uma legião de admiradores do seu trabalho.

Comentários:

Sair da versão mobile