Ícone do site TRIBO ALFA

O Que É Testosterona? Confira Agora Mesmo

testosterona

Quando o assunto é corpo humano, muitos fatores contribuem para o estímulo sexual, em específico, e talvez o principal, é o hormônio testosterona. Hoje a nossa intenção é explicar o que é esse hormônio, além de debater as suas funções, é tão importante para o desenvolvimento corporal.

Não queremos dizer que a testosterona é o único hormônio que você deve se preocupar para compreender, porém ele tem o seu destaque. É importante buscar entender o que acontece com o seu corpo e como o funcionamento dele depende de uma série de fatores.

Um período em que as pessoas mais se interessam pelo assunto é na puberdade. Nesse momento, tudo é novidade e interessante, então aproveite para entender melhor sobre o seu corpo.

O Que É O Hormônio Testosterona?

Muitas pessoas remetem a uma idéia de que o hormônio é algo exclusivo dos homens. Esse é o primeiro erro do tema, pois as mulheres também possuem testosterona em seu corpo, a diferença é a quantidade que é menor no sexo feminino.

Alguns acham que, ao aumentar as taxas dessa gordura, os hormônios se encontrarão em evidência, ou seja, estarão altos. O nosso cérebro que é o responsável por essa regulagem, então não há o que se preocupar quanto a isso.

Esse hormônio (testosterona) é o principal quando o tema é sexo, pois ele é o mais associado aos desejos mais íntimos de um indivíduo. Além disso, a produção de espermatozoides também ganha destaque entre as funções que a testosterona possui.

Qual a função da testosterona?

Muito se pesquisa atualmente acerca da relação entre a testosterona e a nossa saúde mental. A medicina, como outros setores, está em constante evolução, e é importante abrirmos espaços para novas interpretações, como esta. Esse tipo de entendimento é interessante pelo fato de que a testosterona melhora o nosso humor, assim como a disposição. Obviamente, não poderíamos esquecer do aumento da sensação de prazer.

Outro ponto, não muito comentado na sociedade, é que esse hormônio contribui para a capacidade cognitiva. Isso quer dizer que, existe um estímulo por parte da testosterona para a concentração e aprendizado.

Algumas pesquisas mostram que, conforme os homens vão ficam mais velhos, vão perdendo a memória ou tem alguma falha em relação a isso, talvez o motivo seja a deficiência de testosterona. Ou seja, a diminuição da capacidade de memorizar coisas pode estar diretamente relacionada a deficiência de testosterona no corpo.

Isso significa que, como dito anteriormente, os estudos acerca da função do hormônio está em evolução. Talvez amanhã nos consigamos analisar de diferentes formas como esse hormônio se comporta em nosso corpo e quais as suas diversas funções.

Como A Testosterona Funciona No Corpo Feminino E Masculino ?

Podemos dizer que a testosterona é o hormônio considerado como o principal aspecto sexual, quando falamos sobre os homens. A testosterona é originada a partir dos testículos, e o pico dessa produção é na fase da adolescência, que exatamente neste momento, tudo é novidade, desde a voz até os músculos.

Especificamente, não seria coerente não comentar que este hormônio tem participação direta no desenvolvimento do órgão peniano, afinal, é o principal no aspecto sexual. O esperma atinge a sua máxima produção graças à presença da testosterona, outro destaque merecido.

Outros aspectos sexuais, como a libido e o desejo sexual também recebem a influência do hormônio em destaque hoje. Analisando pelo lado negativo da coisa, a testosterona, em demasia, se torna a responsável (indireta ou diretamente) pelo câncer de próstata, por exemplo, e até mesmo a calvície.

Contudo, esse hormônio não pertence somente aos homens, é bom ressaltar.

Nas mulheres, a testosterona é originada a partir dos ovários e glândula adrenal, sendo que, as mulheres já contêm andrógenos (hormônios masculinos).

A testosterona, quando presente no corpo feminino, desempenha diversas funções, como:

– Funcionamento correto da região ovariana;

– Crescimento ósseo e fortalecimento;

– Aumento na libido (ainda em estudo).

Os ovários ganham destaque, pois para que tudo ocorra corretamente, é necessário que haja um equilíbrio entre o estrogênio e a testosterona. É interessante pensar que os nossos hormônios precisam encontrar esse ponto de equilíbrio, a natureza realiza o seu papel perfeitamente.

Como identificar a deficiência de testosterona?

É possível identificar que o hormônio testosterona está passando por uma deficiência quanto as suas taxas abaixas, e você vê através de um exame sanguíneo ou por saliva.

Essa é a importância de estar em dias com a sua saúde, ou seja, manter uma frequência em relação a consultas médicas. Você precisa colocar a sua saúde, tanto física como mental, como prioridade, então não deixe para depois.

Algumas pessoas identificam como o principal responsável para o humor raivoso ou irritado, quando na verdade ausência deste hormônio que justifica essas sensações desagradáveis.

Existem diversas maneiras de explicar o motivo da irritabilidade em excesso, a testosterona é somente uma das possibilidades. É necessário investigar quais as origens desse humor, e não culpar qualquer coisa.

Inclusive, esse é um dos sintomas pelos quais as pessoas mais se apegam para “culpar” o hormônio. Na prática, o nosso corpo passa por mudanças constantes, então não tem como definir qual o verdadeiro responsável, a não ser por consultas e acompanhamentos médicos.

A Deficiência De Testosterona Prejudica Minha Vida Sexual?

A resposta dessa pergunta parece meio óbvio, porém defendemos a necessidade desse debate.

Como citamos anteriormente, a testosterona é o principal dentre os hormônios sexuais masculinos, porém ele também é presente na vida das mulheres, então, no final a sua deficiência impacta a todos.

Um dos sintomas presentes na deficiência da testosterona é diminuição da libido, isto é, com tempo o seu desejo sexual não será o mesmo o qual você já é acostumado – isso vale para ambos os sexos.

Além da vida sexual, obviamente, existem outros aspectos da nossa vida que são interferidos. Problemas para conseguir se concentrar é um deles, inclusive este sintoma também pode ser designado tanto para mulheres quanto para homens.

Independente do gênero, é importante conhecer os hormônios sexuais presentes no nosso corpo e como eles agem para o nosso funcionamento de maneira correta. Conhecer o nosso próprio corpo é o primeiro passo para se conhecer melhor.

Conseguiu entender a importância da testosterona para o corpo ? Ficou com alguma dúvida ? Coloque nos cometários, vamos adorar te responder !

Comentários:

Sair da versão mobile