A bebida alcoólica sempre é uma questão para muitas pessoas. Na maioria das vezes, o consumo destas bebidas é um assunto considerado um tabu por várias questões, uma delas é o fato do consumo excessivo deste tipo de bebida. Seja de cerveja ou destilados, muitos falam que o consumo exagerado não faz bem a saúde, mas afinal de contas, quais são as consequências que a bebida alcoólica em excesso pode fazer mal à saúde? Bom, são vários os males que pode causar a sua saúde, por isso, fizemos uma lista neste artigo pra mostrar quais os problemas podem ocasionar e como isso pode virar uma questão bem complicada na sua vida.
A Bebida Alcoólica Em Excesso Pode Fazer Mal À Saúde Nas Glândulas Digestivas E Endócrinas
Ao ingerir muito bebidas alcoólicas, automaticamente ativa em seu corpo um certo tipo de desequilíbrio nas enzimas digestivas que são desenvolvidas pelo pâncreas. Isso acontece pelo acúmulo de enzimas pode acarretar à uma inflamação muito grande no pâncreas, chamada pancreatite, que se torna uma doença muito grave caso não seja descoberta logo, podendo causar grandes consequências.
Processos Inflamatórios No Organismo
O fígado é um órgão do nosso corpo que trabalha para eliminar substâncias nocivas do nosso organismo, incluindo as substâncias alcoólicas. Mas, se você tem costume de beber muito, este hábito pode interferir de uma forma ruim neste processo natural do seu corpo, além é claro, de aumentar os riscos de inúmeras doenças ligadas ao seu fígado como inflamações, doenças crônicas e até mesmo hepáticas. Uma doença muito conhecida e comum causada pelo excesso de álcool no corpo, é a cirrose. A forma em que o fígado vai ficando debilitado e danificado, se torna mais difícil eliminar essas substâncias tóxicas do seu corpo.
As doenças hepáticas muitas vezes são consideradas fatais, a ponto de aumentar as toxinas e o aglomerado de resíduos em seu corpo. Nesta caso, as mulheres tem uma tendência a desenvolver este tipo doença hepática alcoólica, mas isso não quer dizer que os homens não podem ter, até porque nas mulheres, essas doenças se manifestam mais rápido do que nos homens.
Questões Do Sistema Imunológico
Quando se ingere bebida alcoólica, automaticamente vem uma grande redução do sistema imunológico orgânico do seu corpo. Fazendo com que você fique mais exposto a doenças e seu corpo fica mais exposto no combate a germes e vírus invasores.
Geralmente, as pessoas que consomem durante muito tempo bebidas alcoólicas, tendem a ter uma probabilidade maior de apresentar pneumonia ou tuberculose, do que as pessoas que não bebem. Segundo algumas pesquisas, boa parte dos de tuberculose em todo o mundo são ligados ao consumo excessivo de álcool. Por isso, fique atento. Muitas pessoas acham que está ligado apenas a doenças do fígado, pâncreas e algum órgão do sistema digestivo, mas não. Por isso é bom que tome muito cuidado.
Danos Esqueléticos E Musculares
O uso continuo de álcool pode impossibilitar que seu corpo conserve seus ossos firmes e forte. Esse costume, pode fazer com que seus ossos fiquem mais finos e assim aumenta mais o risco de fraturas se você sofrer algum tipo de acidente, até os menores possíveis. E as fábricas podem curar mais lentamente. A bebida alcoólica em excesso pode fazer mal à saúde dos ossos também causando cãibras, fraqueza muscular, dificuldades em praticar atividade física e mais pra frente, podendo até contribuir para atrofia.
Dependência Química
Se você tem algum caso de alcoolismo na família, fique atento e corte de vez a bebida de sua vida, pois segundo alguns artigos, casos de alcoolismo muitas vezes podem ser hereditários.
Em alguns casos, pessoas que bebem muito podem desenvolver uma dependência física e emocional do álcool, podendo se tornar uma abstinência muito forte ao álcool, fazendo com que seja difícil se desvincular daquilo, podendo correr risco de vida. Em muitos casos, é necessário que a pessoas peça ajuda profissional para tratar esse vício no álcool que se foi adquirido com o tempo.
Como uma solução para este quadro clínico, muitas pessoas procuram ajuda em locais que trabalham com desintoxicação médica e psicológica também. É a situação mais sagaz para fazer com que a pessoas se cure desse vício. Se você sente sintomas de abstinência, procure uma ajuda médica e psicológica ao mesmo tempo. Não deixe o tempo passar.
Problemas No Sistema Circulatório
O álcool é uma substância que pode lesionar diretamente o funcionamento de seu coração e seus pulmões. Por isso, pessoas que bebem muito tem uma tendência bem maior em ter problemas cardíacos do que pessoas que não bebem.
As doenças e complicações que podem te ocasionar no sistema circulatório incluem:
- acidente vascular encefálico
- arritmia cardíaca
- ataque cardíaco
- dificuldade em bombear sangue pelo corpo
- doença cardíaca
- insuficiência cardíaca
- pressão alta
Sistema Digestivo
A junção entre o excessivo consumo de álcool e sistema digestivo do corpo pode não parecer imediatamente clara. Por um tempo, pode não aparecer absolutamente nada, mas os efeitos colateiras costumam dar sinal de vida uns anos depois. E quanto mais álcool ingerir no seu corpo, o prejuízo será maior.
A bebida alcoólica pode prejudicar e muito o trabalho dos tecidos digestivos e impede que o intestino consiga fazer a digestão dos alimentos, fazendo com que os nutrientes e vitaminas que você necessita para dar força ao seu corpo, não sejam absorvidos. Podendo causar uma desnutrição.
As doenças e complicações que podem te ocasionar no sistema digestivo incluem:
- Diarreia ou fezes dolorosas
- Inchaço no abdômen
- Hemorroida
- Úlceras
Câncer
Ao consumir excessivamente bebidas de alcoólicas, você pode ficar propício a ter diferentes tipos de câncer como: no esôfago, laringe, estômago, fígado, reto, pâncreas e mama. Vocês devem estar se perguntando o porquê destas tendências, não é mesmo? Pois bem, isso ocorre devido o acetaldeído e o próprio álcool mesmo ajudarem no aumento deste risco cancerígeno.
As pessoas que bebem muito e também são fumantes, correm um risco muito grande de ter câncer do trato gastrointestinal superior e do sistema respiratório.
Viu os males que podem acarretar em sua saúde caso continue bebendo excessivamente? Ficou com alguma dúvida em relação a isso? Deixe nos comentários, vamos adorar te responder!