Ícone do site TRIBO ALFA

MMA e o porquê do esporte de contato ser o melhor para a saúde masculina

O MMA é um estilo de combate esportivo de contato total. E isso não é segredo para ninguém. O MMA, tem se tornado uma das modalidades de luta mais acompanhadas dos últimos anos.

Isso aconteceu depois da valorização dos atletas brasileiros, que eram os atuais detentores dos cinturões de campeão. Esses atletas ficaram anos em evidência na TV aberta brasileira.

Atletas hoje consagrados como: Anderson “Spider” Silva, Wanderlei “Cachorro louco” Silva e Vitor “O fenômeno” Belfort, permitiram a pessoas comuns e a praticantes de artes marciais, acompanharem de perto a vida de um lutador.

Dessa forma, hoje falaremos sobre o que é o MMA. Vamos apresentar de forma rápida e séria, como começou esse esporte, os benefícios, os malefícios. Falaremos ainda, principalmente, o porquê das artes marciais mistas serem muito importante para qualquer homem moderno que busca por evolução, leia até o final e entenda!

MMA e o Homem Moderno

O que é MMA?

O MMA é uma abreviação para “Mixed Martial arts”. Em português, “Artes Marciais Mistas” e é um esporte de combate. As lutas são de contato físico total, na qual os golpes realmente machucam. Tudo isso começou com o saudoso nome de Vale-tudo.

Antigamente, mais exatamente em 1920, o vale-tudo começou a aparecer em terras tupiniquins devido ao famoso “Desafio Gracie”. Neste desafio, a família Gracie, famosa pelo seu estilo aperfeiçoado de Jiu-Jitsu, desafiavam lutadores de outras artes para combatê-los.

A mistura ou uso de várias artes marciais em uma única competição de luta é datada desde a Grécia antiga. Naquela época, era um esporte de luta chamado de Pankration. O Pankration era uma modalidade inserida nos esportes olímpicos da Grécia, até que posteriormente foi retirado.

Com o desafio Gracie, tudo aquilo que havia sido esquecido sobre lutas misturadas começou a existir novamente. No Brasil, o BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu) e o Muai Thay vieram a crescer de forma exponencial.

MMA e Jiu Jitsu

As lutas de MMA:

As lutas de MMA não apresentam uma especificação por estilo de luta, isto é, pode-se lutar qualquer estilo. Os lutadores podem lutar desde Caratê até Capoeira. No entanto, diferentemente da sua forma antiga, que era o vale-tudo, no MMA existem especificações de peso.

Também existem diversas formas de acabar uma luta de MMA. As formas mais comuns que são usadas para classificar o fim de uma luta de MMA são:

 

Além dessas formas de acabar uma luta, existe também a desistência, quando um lutador desiste da luta. Existe também a paralisação do combate por ordem médica (O médico fica do lado do ringue) quando percebe que um lutador não tem mais condições de lutar.

Se o técnico de um lutador também perceber algo de errado com seu atleta, ele pode tomar a mesma decisão, jogando a toalha no ringue (Ou jaula, no MMA), sinalizando que quer o fim da luta e que seu atleta perdeu.

Treino MMA

O MMA pode ser considerado um esporte?

Sim, com certeza o MMA é um esporte. O fato da violência causada pelos combates ser facilmente percebida, não exclui o fato principal que é uma disputa profissional.

Os atletas são profissionais e submetidos a regras mundiais do que for preciso para atingirem a melhor performance.

Sem falar que todos os estilos de lutas são para o combate. Mas com o foco de sempre manter a melhor convivência pacifica possível. Se os indivíduos deste esporte estão aptos a lutar, é por que já treinam ou treinaram por muito tempo. Eles estão preparados para o que possa acontecer, assim como no Boxe.

Quais os benefícios do MMA para a saúde do homem?

Dentre os benefícios que o MMA traz para a saúde masculina, podemos citar muitos pontos positivos.

Vamos falar dos principais fatores físicos que recebem melhoras após um homem começar sua rotina de treinos. Sempre acompanhado de profissionais em  áreas especificas e em uma academia conhecida. Os melhores benefícios são:

Sem falar, que ao ir treinar em uma academia, a possibilidade de fazer novos amigos é muito grande. Conhecer novas pessoas sempre é fator positivo importante para um homem moderno.

Quais os malefícios do MMA?

Podemos falar como sendo malefícios para quem pratica MMA, apenas as contusões, problemas com treinos errados e machucados que podem facilmente ser evitados se o iniciante procurar uma boa academia, com muitas pessoas, pois isso garante que o trabalho lá é bem feito.

Devemos lembrar também, que o praticante de MMA não tem obrigação nenhuma de virar um lutador, o que ele está fazendo é apenas se aperfeiçoando fisicamente e mentalmente.

É bom aqui e acolá fazer sparings, isto é, fazer lutas com companheiros de treino usando as proteções para não se machuca, pois, os sparings são perfeitos para que o aprendiz comece a ter noções de luta e alto defesa.

Mulher no MMA

Só os homens podem lutar MMA?

De jeito nenhum, o MMA é um esporte que pode ser praticado até por crianças. As mulheres são muito bem-vindas e muito importantes nesse tipo de modalidade, já que poderão aprender a se defender muito bem, caso sejam atacadas por agressores.

As mulheres têm ótimos exemplos de lutadoras para motivá-la, como a invicta e campeã Chris Cyborg, que atualmente luta pelo UFC.

Tente o MMA!

Não custa muito tentar entrar no MMA, pois lembre-se que o retorno será maior ainda! É muito gratificante dar o seu melhor e evoluir constantemente a cada dia de treino.

O corpo vai melhorando, a mente fica saudável, amigos são feitos e muita noção e lição de vida é aprendida durante as rotinas de treino.

Ficar em forma não é o único bem adquirido para quem pratica MMA. Antes de começar, no entanto, é bom saber se o corpo está bem, se a saúde está OK, ou para quem tem algum problema, se o médico recomenda esta pratica esportiva!

Comentários:

Sair da versão mobile