Com o aumento da busca por uma melhor qualidade de vida e cuidado com o corpo, o frango e batata-doce viraram os queridinhos das dietas, tanto para perda de peso quanto para hipertrofia. Esse favoritismo tem sim sua justificativa, e é exatamente para ter plenos benefícios que devemos entender melhor sobre esses ingredientes.
A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre os benefícios e estratégias para garantir os resultados que espera, sem ser surpreendido por consequências inesperadas da dieta frango e batata-doce.
Acompanhe!
A batata-doce
A presença do vegetal na dieta pode garantir um reforço para os níveis de vitaminas A, B, C, K e E, e minerais como o fósforo, magnésio, potássio e sódio. Adicionando-a ao seu cardápio, você ainda poderá contar com porções de ácidos graxos, ômega-03, antocianina e betacaroteno, o que é importante para a prevenção de diversas doenças, como catarata e alguns tipos de câncer.
A batata-doce se destaca entre os principais alimentos fornecedores de carboidratos de absorção lenta, logo, contribui para o equilíbrio de índice glicêmico. Fonte de energia, ela ainda fornece fibras e potássio, que ajudam no controle de apetite, queima calórica e construção de massa magra, sendo uma opção também para quem deseja perder peso.
Os antioxidantes ainda beneficiam o coração e reduzem o estresse, impulsionando a saúde das artérias e melhorando o fluxo sanguíneo, ponto positivo que se estende também para a construção de músculos e equilíbrio no sistema nervoso.
O frango
Esse alimento pode fornecer os 9 tipos de aminoácidos essenciais para a construção muscular. Ao preparar uma refeição com 100 gramas de peito de frango, garante-se, pelo menos, 21g de proteínas. Combinadas aos aminoácidos, elas fazem dessa carne a melhor opção para hipertrofia, além de ter um bom custo-benefício.
O frango ainda contribui com vitamina B6 e minerais como o ferro, selênio e zinco. A junção desses nutrientes fortalece o sistema imunológico e auxilia no equilíbrio hormonal, principalmente aqueles produzidos pela glândula tireoide.
A combinação dos atletas
Os atletas e fisiculturistas investem sem medo na dieta frango e batata-doce não só pelos benefícios à saúde, mas também pela sensação de saciedade por um maior período de tempo, o que induz ao fornecimento regular de glicogênio muscular, reduzindo a possibilidade de catabolização.
Recomenda-se unir o frango com a batata-doce nas principais refeições do dia, deixando para as demais os alimentos termogênicos combinados à suplementação desejada, fortalecendo o corpo para os treinos e atividades diárias.
A união possibilita o fornecimento regular dos principais nutrientes da dieta, o carboidrato e a proteínas, mas devemos destacar que uma dieta restritiva não garante resultados efetivos, além de não contribuir positivamente para a saúde.
Invista sim na dieta frango e batata-doce, mas não se esqueça de complementar o cardápio com alimentos ricos em macronutrientes fundamentais para o bom funcionamento de todo organismo.
Quando comer esses alimentos
Quem nunca se deparou com aquele mito de não comer carboidratos durante a noite? Mostrando-se uma excelente fonte de carboidratos, os horários das refeições com a combinação de frango com batata-doce podem variar de acordo com os horários de seus treinos, atividades diárias e gasto energético diário para obtenção plena dos benefícios.
Só é recomendado evitar os carboidratos de lenta absorção antes de dormir, pois o consumo pode prejudicar a qualidade do sono. Estabeleça os horários de suas refeições e utilize essa combinação a favor de seus resultados.
Dieta do frango e batata-doce para não-atletas
Muitas pessoas ficam receosas em investir nessa dieta sem praticar exercícios físicos regularmente. É interessante refletir que o equilíbrio alimentar sempre pode garantir benefícios à saúde, portanto, reconhecendo as contribuições dos macronutrientes contidos nesses alimentos para a saúde, a adoção dessa dieta pode sim ser interessante, mesmo para quem não treina.
A sensação de saciedade oferecida pela batata-doce também pode ser oportuna para quem deseja perder peso e fazer a dieta, já que ela oferece sensação de saciedade, induzindo ao menor consumo calórico e reduzindo a possibilidade de acúmulo de gordura.
A batata-doce garante energia sem causar picos de índice glicêmico, o que é interessante para diabéticos e demais pessoas que desejam prevenir tal condição. Vale lembrar ainda que o alimento regula o funcionamento intestinal e previne doenças do sistema digestivo.
Os perigos da dieta
É importante lembrar que, independentemente dos benefícios, as porções consumidas devem estar de acordo com as necessidades diárias de cada indivíduo. Mesmo sendo um carboidrato bom, a batata-doce em excesso pode levar a efeitos indesejados, como o acúmulo de gordura. Proteínas em excesso também não vão trazer benefícios!
O ideal mais uma vez é procurar um profissional especializado, ou seja, um Nutricionista de preferência esportivo que entende das suas necessidades!
Receitas com frango e batata-doce
Para contribuir com o sucesso da dieta frango e batata-doce e te motivar até a conquista dos resultados esperados, separamos algumas receitas deliciosas com esses ingredientes para você fazer em casa:
1. Escondidinho de frango com batata-doce
Ingredientes:
-
Batata-doce cozida
-
1 unidade de peito de frango cozido
-
1 colher de sopa de requeijão light
-
Tempero a gosto
Esprema a batata-doce, utilizando um garfo ou em um espremedor. Misture com o frango, já cozido e desfiado. Acrescente o requeijão, e em seguida, leve ao forno até dourar.
2. Bolinho de batata-doce e frango
Ingredientes:
-
½ kg de batata-doce cozida
-
½ kg de peito de frango desfiado
-
1 ovo inteiro
-
1 dente de alho
-
Aveia em flocos finos
-
½ cebola processada
-
Requeijão light
-
Salsinha a gosto
-
Pimenta do reino a gosto
Faça um purê com as batatas cozidas, adicione o requeijão light e mexa. Faça um refogado à parte e acrescente o frango já desfiado e cozido. Após esfriar, forme pequenos bolinhos com a massa e o recheio.
Passe os bolinhos na gema e, em seguida, na aveia. Disponha os bolinhos em um tabuleiro e leve ao forno por 20 minutos.
3. Hambúrguer proteico com batata-doce
Ingredientes:
-
2 filés médios de peito de frango desfiado
-
½ cebola processada
-
1 dente de alho
-
1 ovo
-
4 batatas-doces cozidas
-
Tempero a gosto
Misture os ingredientes até a massa obter textura homogênea e deixe na geladeira por 1 hora. Em seguida, faça bolinhos e forme pequenos hambúrgueres. Leve ao forno por um tempo médio de 15 minutos.
A contribuição da dieta frango e batata-doce é incontestável, mas não é conveniente sacrificar o seu bem-estar para conquistar as medidas desejadas.
Para garantir os benefícios para a saúde e também para a boa forma, o recomendado é estruturar o cardápio da dieta com o acompanhamento e avaliação de um profissional qualificado, pois somente ele será capaz de identificar quais as reais necessidades diárias de cada um.
E então, gostou das dicas de hoje? Aproveite para compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais!