Ícone do site TRIBO ALFA

Quais Esportes Mais Queimam Calorias | Veja Os Top 10

quais esportes mais queimam calorias

Resolvi escrever este artigo para você saber quais esportes mais queimam calorias e, desta forma, você não terá mais nenhuma dúvida na sua escolha, caso o seu objetivo seja a perda de gordura corporal.

Todos sabemos que a vida sedentária só traz prejuízos. A longo prazo, aquela famosa “preguicinha” pode custar caro à saúde.

No entanto, qual esporte queima mais calorias? Existe uma atividade que potencialize a redução de gordura no corpo humano? Em meio ao cotidiano atarefado das obrigações é preciso economizar tempo, sem que isso nos afaste de uma rotina saudável, com o espaço que nosso bem-estar merece.

Leia também: Como posso emagrecer de maneira saudável?

Listamos alguns esportes populares entre os brasileiros — e outros sem tantos adeptos assim — para que você conheça os benefícios de cada um, o consumo calórico médio e faça a escolha que melhor se adequa às suas necessidades. Continue lendo!

Corrida

A tradicional corrida é uma das práticas esportivas mais queridas em todo o mundo. Ela conquista pela praticidade: não são necessários equipamentos e pode ser feita em praticamente qualquer lugar.

A queima calórica proporcionada por essa atividade é bastante variável, afinal, tudo depende da intensidade do treino. Acredita-se que, correndo em um ritmo mediano, cerca de 900 calorias são queimadas a cada 60 minutos.

Existem ainda outras recompensas interessantes para o corpo, como o trabalho localizado nas pernas e panturrilhas, além da melhora na capacidade cardiovascular.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados. A fim de poupar o desgaste da cartilagem, que pode causar grandes danos à coluna, o ideal é investir em um tênis com bom amortecimento. Pode parecer bobagem, mas quem quer se dedicar para valer ao ato de correr precisa proteger a pisada e os joelhos.

Ciclismo

Andar de bicicleta é relaxante, não polui a cidade e ainda ajuda a reduzir a silhueta. Assim como a corrida, ela também traz ganhos relevantes para o sistema cardíaco.

Quem vive em grandes cidades precisa lembrar de adquirir equipamentos que garantam segurança e estabilidade para a bike, já que a movimentação de carros e motos é um risco iminente para quem pedala. O capacete, por exemplo, é indispensável.

Ainda assim, é um exercício que vale muito a pena, podendo queimar entre 600 e 1000 calorias — dependendo da velocidade e do esforço feito no trajeto — ao longo de uma hora.

Futebol

Bater uma bolinha com os amigos também ajuda a emagrecer: a média é de 700 calorias queimadas em 60 minutos. Mas tudo isso vai depender do quanto você corre e se esforça pelo seu time. Ou seja, nada de ficar parado esperando a bola chegar, hein?

Movimente-se bem pela quadra ou campo e busque o jogo, pois assim você fará um trabalho específico para as pernas. Fique atento às divididas e administre bem seu fôlego. O condicionamento físico agradece.

Vôlei

Apesar de o vôlei ter intervalos entre as ações, uma hora de prática significa a perda de 500 calorias, aproximadamente.

Além de ser extremamente divertido, ele mexe com diversos músculos do corpo, ajudando sensivelmente na definição de cada um deles.

Mas lembre-se de que as mãos e os dedos ficam expostos, então, é preciso tomar o devido cuidado para não sofrer com luxações ou lesões mais sérias, como fraturas.

Basquete

O basquete é outro esporte coletivo que faz muito bem para o nosso corpo, além de proporcionar interação social. Embora seja menos praticado que os outros dois, o basquete tem suas vantagens: 600 calorias vão embora em 60 minutos.

A velocidade do jogo, combinada com os frequentes saltos necessários para arremessar e bloquear o adversário, é responsável por gerar esse número. Os braços e as pernas acabam sendo beneficiados igualmente.

Natação

Uma prática consideravelmente intensa de natação pode ajudar a queimar mais de 800 calorias no decorrer de uma hora. Como se não fosse o bastante, dar um mergulho faz com que todas as partes do corpo sejam exercitadas.

Refrescante no calor e reconfortante no frio — quando a água é aquecida, é claro — , nadar também traz bons resultados para os pulmões e deixa o condicionamento físico em dia.

Boxe

Sim, você não vai aprender somente sobre socos e esquivas ao vestir as luvas vermelhas. O boxe, por exigir constante movimento do esportista, gera um consumo calórico médio de 700 calorias/hora.

Estender os braços, tentar manter o equilíbrio e todas as outras exigências da luta são excelentes para emagrecer. No entanto, é indicado um preparo prévio antes de se arriscar no mundo dos punhos cerrados.

Se o contato físico não atrai tanto sua atenção, bater em um saco de pancada já pode ajudar bastante, sabia? Só não exagere na força.

Taekwondo

O Taekwondo é uma arte marcial coreana, cujas raízes datam de mais de 2000 anos. Se você não sabe muita coisa a respeito, o mais importante é que essa atividade pode queimar quase 1000 calorias durante uma hora de treino, quando praticada em alta intensidade.

O estilo de lutar se tornou um esporte olímpico em 1988 e, desde então, vem ganhando inúmeros praticantes ao redor do globo.

Outra boa notícia é que seus benefícios não ficam só na esfera física. Há um aumento na capacidade de concentração e reação, além de trazer um excelente aprendizado em defesa pessoal.

HIIT / HIIE

Segundo estudo, o HIIT ou HIIE, cuja tradução quer dizer “treino intervalado de alta intensidade”, é um dos métodos que mais tem atingido resultados quando o assunto é queima calórica, chegando a 550 calorias em treinos de 20 minutos.

Ao combinar aeróbico e anaeróbico, ele exige bastante energia em um curto espaço de tempo, mostrando ser ideal para quem não tem muitas horas disponíveis por dia para se exercitar.

Melhor do que isso é o fato de que algumas séries podem ser feitas em casa sem nenhum problema.

Musculação

Por último, mas não menos importante, vem a nossa querida musculação. Um treino de uma hora, quando feito corretamente, pode eliminar até 600 calorias.

Ela também aumenta a quantidade de massa magra no corpo, o que colabora demais para a perda progressiva e acelerada de gordura. Quer mais motivos ainda para ir à academia? A resistência muscular aumenta e os ossos são fortalecidos. A musculação é a mãe de TODOS os esportes!

Sair do sofá

Levantar da poltrona ou do sofá não é, propriamente, um exercício, mas vai te ajudar muito a se livrar de vez do peso.

Independentemente do período diário ou semanal que você pode destinar às atividades físicas, é importantíssimo criar uma regularidade e encontrar algo que você goste de fazer. Não adianta nada saber qual esporte queima mais calorias sem se envolver com a prática de ao menos um deles. Mas lembre-se de consultar um médico antes de iniciar, ok?

E aí, o que achou do artigo? Qual esporte você quer praticar? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Comentários:

Sair da versão mobile