Como Se Comportar Como Um Verdadeiro Pai Para Seu Filho

Como Se Comportar Como Um Verdadeiro Pai Para Seu Filho
father 656734 960 720
O número de jovens que se tornam pais, antes de completar 18 anos tem crescido absurdamente ao longo dos anos, em quase todos os lugares do mundo. Para se ter uma pequena dimensão, um estudo publicado em Março de 2018, comprova que a cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos, 68,4% ficaram grávidas e tiveram seus filhos, um número assustador se for comparado a média de 22,3% de outros países como por exemplo nos Estados Unidos. A gravidez precoce faz aumentar também a procura por clínicas de aborto, tendo em vista que a grande maioria dos jovens hoje, não está preparado financeiramente e psicologicamente para serem pais tão novos.
A média de crianças abandonadas por seus pais, também cresce absurdamente. Muitos jovens que decidem não interromper a gravidez, buscam alternativas para criação dos filhos, como deixar com pais, avós ou até mesmo em locais para adoção de crianças.
O grande questionamento hoje é sobre a educação desses jovens, quanto a paternidade precoce e os riscos que ela oferece ao futuro. Ter um filho, tem um custo financeiro e afetivo, extremamente elevado, algo que em muitos casos não ocorre com esses adolescentes, que não estão pensando em parar suas vidas para se dedicar aos filhos.
silhouette 1082129 960 720
Então, é necessário que haja o entendimento dos responsáveis pela sociedade, que as políticas de prevenção e conscientização sobre o tema, podem ajudar e muito no desenvolvimento dos adolescentes no que diz respeito a prevenção, algo que não necessariamente irá diminuir os índices acima, mas pode ajudar no entendimento da importância de se ter responsabilidade. Para as pessoas mais velhas que planejam ter filhos, as informações sobre o tema, também vão ajudar bastante na mudança de pensamento, relacionado a presença de um pai na vida de seu filho.
A grande questão é que não existe fórmula mágica para se tornar um bom pai, muitos acham que contribuir financeiramente com o filho garante o status. A realidade é bem diferente disso, é necessário bastante dedicação, paciência e orientação para que isso ocorra.
O número de crianças registradas somente pela mãe é altíssimo. Em muitos casos, os pais não buscam saber sobre os filhos, deixando-os com as mães, para que as mesmas se desdobrem na criação, porém a falta da figura masculina na vida de uma criança , pode afetar diretamente o seu desenvolvimento como pessoa. Por isso, fizemos uma lista de algumas coisas que todo pai deve fazer.

Não Se Esqueça de:

Brincar com seus filhos -> Embarque a imaginação dele(a) e vá ! A criança acha isso um máximo e é um jeito de criar um vinculo maior com seu filho. Esse é o nome do jogo.

Ler livros juntos -> Independente da hora, crie esse habito quando ele é um recém-nascido. Os bebês adoram ouvir o som das vozes de seus pais. Ler junto com seu filho é uma ótima experiência de união que o colocará para uma vida inteira de leitura.

Ser disponível -> Hoje em dia, uma das maiores virtudes de um pai é ser acessível. Crianças com pais comprometidos se saem melhor na escola, resolvem problemas com mais sucesso e geralmente lidam melhor com as surpresas da vida.

Fazer memórias frequentes -> Seus filhos provavelmente não vai lembrar de nada do que você disse, mas eles iram lembrar dos rituais familiares – como a hora de ir para a cama, a tarde no cinema, o dia na praia, os domingos andando de bicicleta – que vocês fazem juntos. Independente de qual for a atividade, isso é fundamental.

Disciplinar não é castigo -> Impor limites é, na mais é que, ensinar às crianças como se comportar no mundo e ajudá-las a se tornarem adultos com limites, carinhosos, educados e competentes.

Ser o maior modelo para seus filhos -> Pode não parecer, mas as crianças aprendem observando cada passo de seus pais. Ser exemplo de um comportamento adequado, respeitoso e bom, funciona bem mais do que falar o que eles tem que fazer.

Se redimir quando errar -> Esta é a melhor maneira de mostrar ao seu filho como e quando ele deve se desculpar. E fazer ele perceber que os pais também erram.

Mostrar sempre a realidade -> É importante expor aos seus filhos como é fácil cuidar dele e de tudo que é de sua responsabilidade.

Sempre fale a verdade -> Você não quer que seu filho mista pra você, certo ? Então não faça o mesmo !

Beijar e abraçar, ou seja, ser carinhoso -> Demonstre afeto e carinho ao seu filho, isso pode parecer bobeira, mas é muito importante.

Seja presente na parte dos estudos -> A escola é uma parte muito importante na vida de uma criança, então é sempre importante ser participativo, não só em saber das notas, mas tudo de um modo geral, demostre interesse nas histórias em que seu filho conta quando chega da escola.

girl 1641215 960 720
É fundamental que o pai esteja presente, de preferência ao lado na mãe, em todos os momentos de desenvolvimento de uma criança. Para quem já é pai, a conscientização de que a presença constante no dia-a-dia de seu filho é tão importante, quanto a quantia depositada mensalmente para a criação do mesmo. As crianças costumam sentir muito a falta de seus pais em atitudes rotineiras, que não demandam tamanho sacrifício. A melhor coisa para um filho é ter o pai próximo, ajudando em seu desenvolvimento e na sua formação como pessoa dentro da sociedade.
Para isso, é válido que haja antes de se pensar em ter um filho, que se tenha um planejamento adequado e uma boa estrutura financeira para tal. Precisamos mudar o paradigma de que somos reprodutores e buscar entender nosso papel na sociedade com homens perante exemplo aos nossos filhos. E é essa consciência que tem faltado em alguns jovens hoje, de que futuramente, eles serão a referência dessas pequenas crianças, que ao crescer certamente vão se espelhar nas escolhas feitas pelos pais, ou considera-los como seus heróis, mesmo diante de todas as falhas que são comuns ao longo da vida, ainda mais na criação de um filho.
Não existe fórmula mágica para se tornar um bom pai, mas vale o esforço para ser honesto com quem nós dá tanto amor em pequenos gestos, como nas primeiras palavras, nos movimentos iniciais ou até mesmo na hora dos chutes na barriga da mãe. Ser um bom pai é uma obrigação moral diante dos filhos, e quem se aventura nessa caminhada precisa entender isso, afinal de contas, todo mundo já deve ter ouvido a expressão “seu filho não pediu para nascer” e de fato ela é verídica. Ele foi uma benção concedida em sua vida e que será a perpetuação da sua descendência na terra, então por isso o melhor conselho seria, o cuidado, o carinho e a dedicação total para os seus filhos, pois serão eles que vão cuidar de você ao fim da vida.

Comentários: