Nutrição: O Que Comer Antes E Depois Do Treino
Conciliar alimentação com os treinos é uma tarefa fundamental para que o resultado chegue mais rápido. Ter uma boa alimentação é essencial para o bom funcionamento do corpo, mas na maioria das vezes sabemos que é saudável, mas não o que seu corpo realmente precisa quando você treina.
Essa dúvida ainda é muito comum, pois mesmo tendo um grande leque de informações, a grande questão do que comer antes e depois dos treinos ainda paira no ar, fazendo com que muitas pessoas ainda comam errado e demore tanto a ver um resultado. O que você vai comer também vai depender muito do tipo de exercício que você está fazendo, você quer perder peso ou ganhar massa magra. Mas o importante mesmo é se alimentar bem, pois treinar comendo mal não vai levar a nenhum resultado.
Então fique atento as dicas abaixo.
Pré Treino:
O intuito de comer antes dos treinos é de te dar energia o suficiente para fazer um treino completo e não se sentir fraco ou cansado com rapidez. Não se alimentar antes dos treinos pode te deixar abatido e debilitado na hora de pôr em prática os exercícios da sua série. Pode até ter uma queda de pressão ou de hipoglicemia, correndo o risco até de uma forte tontura ou provocar até mesmo um desmaio.
Por essas e outras questões, é primordial que o pré-treino se encaixe em uma das suas alimentações, pois ficar sem comer durante muito tempo também não é saudável.
Então segue a lista de coisas que são boas para o pré treino:
Carboidratos
Vão se transformar em açúcar, logo vai te dar mais combustível na hora de malhar. É recomendável ingerir carboidratos simples para que a digestão seja mais rápida e proporcionando de forma mais ágil toda a energia que o alimento oferece. Exemplos:
- Ameixa
- Aveia
- Barra de Granola
- Batata Doce
- Biscoito maisena
- Biscoito água e sal
- Bolinhos de arroz
- Figo
- Fruta Seca como uva passas
- Geleia de Frutas
- Iogurte Grego (contém carboidratos e proteínas)
- Macarrão
- Mamão
- Mel
- Melancia
- Pão Francês
- Pipoca
- Torrada
Proteína
Se você estiver treinando muito pesado na parte da musculação, ingerir proteínas vai fazer toda diferença. Elas vão te dar mais força na hora de levantar pesos ou na hora de correr, e ajuda também nas fibras musculares.
Então já sabe, se seu foco é a musculação, aqui vai as dicas dos alimentos proteicos para pré treino:
- Ervilha
- Grão de Bico
- Iogurte
- Leite
- Leite de soja
- Linhaça
- Nozes
- Ovo Cozido (Quantidade: 1 ovo)
- Peito de Peru (Quantidade: uma fatia)
- Queijo (Quantidade: duas fatias)
Obs: O ideal é comer 30 minutos antes de ir praticar seu treino para que dê tempo dos alimentos fazerem efeitos em seu organismo. Tente encaixar o horário do seu treino de acordo com alguma refeição que você já faça normalmente, exemplo: no café da amanhã ou lanche da tarde, são horários recomendados. Uma coisa muito importante é sempre se manter hidratado, ingerir líquido antes e durante o treino é sempre bom. Durante o treino o recomendável é sempre água ou algum isotônico.
Pós Treino:
A mesma importância que existe em se alimentar antes do treino também é essencial fazer esse ritual após a sua serie.
Seu organismo precisa repor todas as energias e as calorias que usou durante o treino, por isso, uma boa refeição é muito importante. O intuito principal é de fornecer ao corpo os nutrientes certos para uma recuperação apropriada e potencializar os benefícios do seu treino.
Outro ponto muito importante é se seu treino é muito pesado (seu foco é em pegar pesos), nesse caso, a proteína é quase que obrigatória no pós treino, pois seu corpo vai precisar de uma recuperação muscular rápida, então nada melhor que as proteínas para isso. Mas, que proteínas comer?
Essa é a grande dúvida de muitas pessoas. Então siga as dicas aqui de baixo que você vai descobrir.
Proteínas
- Feijões
- Frango
- Iogurte Grego
- Ovos
- Peixes (por exemplo, Atum e Salmão)
- Queijo (tipo cottage)
- Tofu
Carboidratos
Para quem achou que eles iriam estar de fora do pós treino, se enganou. Os carboidratos também tem uma grande importância na refeição depois do treino.
Mas atenção: Não são todos os carboidratos indicados para o pós treino.
- Abacaxi
- Arroz
- Aveia
- Banana
- Batata Doce
- Batata Baroa
- Batata Inglesa
- Beterraba
- Brócolis
- Couve
- Couve-flor
- Inhame
- Pão Integral
- Quinoa
Opções De Refeições Para O Pós Treino
Mesmo que possa parecer fácil, é preciso saber ao certo como fazer a combinação de proteínas e carboidratos no pós treino, então algumas dicas são fundamentais para que a sua alimentação siga regrada e atendendo as sua necessidades após o treino.
Exemplos:
Jantar
- Frango grelhado com legumes assados
- Frango com batata doce
- Omelete de dois ovos com queijo
- Salmão grelhado com batata doce
Lanches
- Atum com torradas
- Aveia, leite, banana e amêndoas
- Requeijão com torradas e frutas recomendadas
- Torrada integral e manteiga
- Cereais, leite desnatado com frutas recomendadas
- Sanduíche de pão integral com salada de atum
Lanches mais leves ou ceia
- Iogurte grego com as frutas recomendadas e granola
- Mix de quinoa com frutas e nozes
- Pão integral e amendoim cru
- Shake de proteína batido com banana
Obs: É muito importante se reabastecer com bastante liquido após o treino, seu corpo vai precisar repor água após os exercícios.