Driblar Abutres de Conhecimento e Pessoas que Atrapalham sua Carreira

Driblar Abutres de Conhecimento e Pessoas que Atrapalham sua Carreira

Como Driblar Pessoas que Desejam Atrapalhar sua Carreira?

Adversidades são problemas que você terá que enfrentar caso aspire algo em sua vida. Entenda, nada virá tão fácil. Às vezes é o destino, a nomeação que dão a um conjunto de fatos que acabam interferindo de forma negativa ou positivamente na vida de alguém.

O pior de tudo é quando esses problemas são ocasionados deliberadamente por pessoas. Sim. Pessoas, pessoas do seu trabalho, de sua família, falsos amigos ou apenas alguém que te encontrou no meio do caminho e acha que precisa te chutar daquela posição para que ela também possa ascender. Nada pessoal. É apenas o darwinismo mercatório.

Driblando o perigo

Quer você queira ou não, as pessoas podem ser perigosas. Pois quem tem uma arma tão sofisticada como essa, estamos falando do cérebro, capaz de criar engenhosas artimanhas para fazer o mal, não deve ser tratado como um simples probleminha.

Pois quando você encontra alguém obstinado em te atrapalhar, o negócio fica bastante sério. E aí, o que deve ser feito para driblar essa ingrata surpresa? Bem, antes de tudo, não fique com raiva, mantenha-se calmo e confiante nas suas habilidades.

Lembra-se do marketing pessoal, tanto o tradicional quanto o 2.0? Então, é nessas horas que você vê o quanto é importante manter uma boa aparência, pois quando você tem várias testemunhas do seu caráter, do seu profissionalismo e das suas habilidades no trabalho, fica difícil alguém levantar falso testemunho contra você.

Mas, nós sabemos que existem casos em que isso pode ser possível. E às vezes essas pessoas tentam se aproximar de você, tentando ser seu amigo e depois te mostram a real intenção, quando você já está prejudicado. O que deve ser feito, então?

conhecimento

Lidando com pessoas que querem te prejudicar

Quando essa pessoa se aproxima de você, tentando ser sua amiga, procurando confissões de algo que possa te prejudicar publicamente, o que você deve fazer e não fazer? Primeiro, nunca confie inteiramente em amigos que você conheceu apenas no trabalho.

Mesmo que essa pessoa possa não ter nada a ver com a sua posição, ela pode ser amiga de outra que quer sim te tirar do caminho para ascender com mais facilidade. E aí, o que acontece? Você se dá mal. Por isso, sempre seja aquele cara boa praça, mas que não se envolve e não deixa as diferentes áreas de sua vida se cruzarem. Isso é muito importante.

Sempre sonde as intenções das pessoas e nunca faça nada que possa te prejudicar futuramente. Como, por exemplo, um “amigo” seu te pede uma ajudinha numa tarefa que a empresa condena, mesmo que seja uma besteira. Caia fora.

A síntese disto tudo é que se você estiver com as suas bases consolidadas, tanto no seu marketing quanto no seu profissionalismo, dificilmente alguém abalará a sua imagem e a sua confiança.

Cartilha anti-prejudicadores

Nada melhor do que terminar o texto com dicas básicas e que podem te salvar num momento de desespero, não é mesmo? Um exemplo disto é evitar os profissionais manipuladores numa reunião. Uma boa forma de fazer isto é sempre apelar para os fatos, para os números e estatísticas, deixando o apelo emocional fora de seu discurso.

Mas, nunca bata da frente com pessoas deste tipo, isso mostra insegurança, algo que elas adoram. Pelo contrário, preste bem atenção aos seus atos com outras pessoas e fique atento caso ela tente fazer a mesma coisa com você.

conhecimento

Uma boa dica para afastar invejosos, ou pra fazer com que eles virem a casaca, é elogiá-los e incentivá-los. Mas, aqui vai aquela dica que já demos antes, nunca compartilhe sua vida pessoal e seja discreto na comemoração dos seus ganhos.

E isso nos faz lembrar da necessidade de manter uma relação estritamente profissional e afastada de qualquer cunho pessoal, para que você não se prejudique no futuro.

Pessoas que tentam atrapalhar a nossa carreira podem surgir aos montes, mas sempre podemos aprender com cada situação que aparece de vez em quando para nós. Você tem alguma história do tipo para compartilhar conosco?

Aprenda a Lidar com os Abutres de Conhecimento!

Na sua escalada rumo ao topo de sua carreira profissional, você irá se deparar com inúmeros tipos de pessoas que estão cada vez mais se proliferando e aparecendo em um grande número de empresas. Nada mais normal do que isso, tendo em vista de que hoje em dia a profissionalização ocorre com mais frequência.

E isso faz com que você seja obrigado a garantir de forma mais acentuada o seu capital social, de modo que não venha cair em armadilhas que cercam com muito perigo os profissionais competentes. Principalmente aqueles que são habituados a fazer networking.

Quando você é uma referência no seu ramo, naturalmente aparecerá alguém disposto a tirar uma casquinha do seu conhecimento, a fazer uma amizade, a conhecer suas ideias e na primeira oportunidade pegar tudo o que aprendeu e dizer que foi ideia própria. É bom ter cuidado, pois os abutres do conhecimento estão mais profissionais com o passar do tempo.

conhecimento

O perfil de um abutre

Perfil

Aqui nós iremos identificar o perfil do abutre do conhecimento, aquelas pessoas que ficam por perto, sondando, se fazendo de amigas e quando você menos espera sua ideia já foi plagiada.

Muito normal no mundo dos negócios. Ou quem aqui ainda não sabe da história da criação da rede social Facebook?

O registro cinematográfico não nos deixa mentir. Apesar de Mark Zuckerberg ser um cara talentoso e competente, pegou uma carona na crista dos Gêmeos Winklevoss.

Mas isso não importa muito, já que eles hoje em dia estão transbordando dinheiro.

O fato é que os abutres de conhecimento estão sempre se “baseando” numa ideia alheia. São pessoas que talvez não tenham muito talento e conhecimento, algo que às vezes foge a regra, porque estes dois fatores, em muitas das vezes, só precisam ser desenvolvidos.

Mas, a preguiça não deixa e elas acham que é mais fácil se empenhar no papel de abutre. Aliás, a preguiça é uma das características marcantes de pessoas que são inseguras e acham que não possuem capacidade suficiente para fazer algo.

Então, elas criam um sentimento de frustração quando veem alguém se dar bem, achando que elas poderiam estar nessa posição. Só que essa inércia as impede de prosseguir e a frustração continua acontecendo. É algo complicado.

Esse conjunto de sentimentos acaba criando a inveja e a partir disso o “espírito” de abutre vai se apoderando da pessoa. Com isso, elas ficam a espreita, esperando uma vítima, alguém que detenha um conhecimento que é fruto de trabalho duro, de pesquisas realizadas com afinco e que só foi possível obter por causa de um intelecto bastante desenvolvido.

Lidando com os abutres

Agora que você já sabe o que é um abutre.

conhecimento

Dribando

Vamos te ajudar a se defender e driblar essas pessoas que parecem nunca se cansar de sugar o conhecimento alheio. O primeiro passo é tomar cuidado com a sua vida pessoal. Não dê detalhes de sua vida de graça assim. E lembre-se de que as pessoas que você instrui não são suas amigas.

Então, mantenha certa distância profissional. E, passe a desenvolver a inteligência de pessoas como estas. E por que nós dizemos isto? Porque na verdade os abutres do conhecimento não passam de pessoas com baixa autoestima e com muitos sentimentos negativos.

O que você pode fazer é lidar com esses sentimentos, ajudando a pessoa a perceber que tais emoções não são um auxílio para o desenvolvimento. Então, mostre a pessoa que ela pode ser segura, capaz e plenamente possibilitada de conceber uma ideia por si própria.

Por isso, trabalhe pesado no autodesenvolvimento da mesma, fazendo um trabalho paralelo de instrução profissional e pessoal. Algo como um coach faria.

Agora nos conte. Você já conheceu muitos abutres de conhecimento?

 

Comentários: