Dieta frango e batata-doce: o que preciso saber para evitar problemas?

Dieta frango e batata-doce: o que preciso saber para evitar problemas?

Com o aumento da busca por uma melhor qualidade de vida e cuidado com o corpo, o frango e batata-doce viraram os queridinhos das dietas, tanto para perda de peso quanto para hipertrofia. Esse favoritismo tem sim sua justificativa, e é exatamente para ter plenos benefícios que devemos entender melhor sobre esses ingredientes.

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre os benefícios e estratégias para garantir os resultados que espera, sem ser surpreendido por consequências inesperadas da dieta frango e batata-doce.

Acompanhe!

A batata-doce

A presença do vegetal na dieta pode garantir um reforço para os níveis de vitaminas A, B, C, K e E, e minerais como o fósforo, magnésio, potássio e sódio. Adicionando-a ao seu cardápio, você ainda poderá contar com porções de ácidos graxos, ômega-03, antocianina e betacaroteno, o que é importante para a prevenção de diversas doenças, como catarata e alguns tipos de câncer.

A batata-doce se destaca entre os principais alimentos fornecedores de carboidratos de absorção lenta, logo, contribui para o equilíbrio de índice glicêmico. Fonte de energia, ela ainda fornece fibras e potássio, que ajudam no controle de apetite, queima calórica e construção de massa magra, sendo uma opção também para quem deseja perder peso.

Os antioxidantes ainda beneficiam o coração e reduzem o estresse, impulsionando a saúde das artérias e melhorando o fluxo sanguíneo, ponto positivo que se estende também para a construção de músculos e equilíbrio no sistema nervoso.

O frango

Esse alimento pode fornecer os 9 tipos de aminoácidos essenciais para a construção muscular. Ao preparar uma refeição com 100 gramas de peito de frango, garante-se, pelo menos, 21g de proteínas. Combinadas aos aminoácidos, elas fazem dessa carne a melhor opção para hipertrofia, além de ter um bom custo-benefício.

O frango ainda contribui com vitamina B6 e minerais como o ferro, selênio e zinco. A junção desses nutrientes fortalece o sistema imunológico e auxilia no equilíbrio hormonal, principalmente aqueles produzidos pela glândula tireoide.

frango-e-batata-doce

A combinação dos atletas

Os atletas e fisiculturistas investem sem medo na dieta frango e batata-doce não só pelos benefícios à saúde, mas também pela sensação de saciedade por um maior período de tempo, o que induz ao fornecimento regular de glicogênio muscular, reduzindo a possibilidade de catabolização.

Recomenda-se unir o frango com a batata-doce nas principais refeições do dia, deixando para as demais os alimentos termogênicos combinados à suplementação desejada, fortalecendo o corpo para os treinos e atividades diárias.

A união possibilita o fornecimento regular dos principais nutrientes da dieta, o carboidrato e a proteínas, mas devemos destacar que uma dieta restritiva não garante resultados efetivos, além de não contribuir positivamente para a saúde.

Invista sim na dieta frango e batata-doce, mas não se esqueça de complementar o cardápio com alimentos ricos em macronutrientes fundamentais para o bom funcionamento de todo organismo.

Quando comer esses alimentos

Quem nunca se deparou com aquele mito de não comer carboidratos durante a noite? Mostrando-se uma excelente fonte de carboidratos, os horários das refeições com a combinação de frango com batata-doce podem variar de acordo com os horários de seus treinos, atividades diárias e gasto energético diário para obtenção plena dos benefícios.

Só é recomendado evitar os carboidratos de lenta absorção antes de dormir, pois o consumo pode prejudicar a qualidade do sono. Estabeleça os horários de suas refeições e utilize essa combinação a favor de seus resultados.

Dieta do frango e batata-doce para não-atletas

Muitas pessoas ficam receosas em investir nessa dieta sem praticar exercícios físicos regularmente. É interessante refletir que o equilíbrio alimentar sempre pode garantir benefícios à saúde, portanto, reconhecendo as contribuições dos macronutrientes contidos nesses alimentos para a saúde, a adoção dessa dieta pode sim ser interessante, mesmo para quem não treina.

A sensação de saciedade oferecida pela batata-doce também pode ser oportuna para quem deseja perder peso e fazer a dieta, já que ela oferece sensação de saciedade, induzindo ao menor consumo calórico e reduzindo a possibilidade de acúmulo de gordura.

A batata-doce garante energia sem causar picos de índice glicêmico, o que é interessante para diabéticos e demais pessoas que desejam prevenir tal condição. Vale lembrar ainda que o alimento regula o funcionamento intestinal e previne doenças do sistema digestivo.

Os perigos da dieta

É importante lembrar que, independentemente dos benefícios, as porções consumidas devem estar de acordo com as necessidades diárias de cada indivíduo. Mesmo sendo um carboidrato bom, a batata-doce em excesso pode levar a efeitos indesejados, como o acúmulo de gordura. Proteínas em excesso também não vão trazer benefícios!

O ideal mais uma vez é procurar um profissional especializado, ou seja, um Nutricionista de preferência esportivo que entende das suas necessidades!

Receitas com frango e batata-doce

Para contribuir com o sucesso da dieta frango e batata-doce e te motivar até a conquista dos resultados esperados, separamos algumas receitas deliciosas com esses ingredientes para você fazer em casa:

1. Escondidinho de frango com batata-doce

Ingredientes:

  • Batata-doce cozida

  • 1 unidade de peito de frango cozido

  • 1 colher de sopa de requeijão light

  • Tempero a gosto

Esprema a batata-doce, utilizando um garfo ou em um espremedor. Misture com o frango, já cozido e desfiado. Acrescente o requeijão, e em seguida, leve ao forno até dourar.

2. Bolinho de batata-doce e frango

Ingredientes:

  • ½ kg de batata-doce cozida

  • ½ kg de peito de frango desfiado

  • 1 ovo inteiro

  • 1 dente de alho

  • Aveia em flocos finos

  • ½ cebola processada

  • Requeijão light

  • Salsinha a gosto

  • Pimenta do reino a gosto

 

Faça um purê com as batatas cozidas, adicione o requeijão light e mexa. Faça um refogado à parte e acrescente o frango já desfiado e cozido. Após esfriar, forme pequenos bolinhos com a massa e o recheio.

Passe os bolinhos na gema e, em seguida, na aveia. Disponha os bolinhos em um tabuleiro e leve ao forno por 20 minutos.

3. Hambúrguer proteico com batata-doce

Ingredientes:

  • 2 filés médios de peito de frango desfiado

  • ½ cebola processada

  • 1 dente de alho

  • 1 ovo

  • 4 batatas-doces cozidas

  • Tempero a gosto

Misture os ingredientes até a massa obter textura homogênea e deixe na geladeira por 1 hora. Em seguida, faça bolinhos e forme pequenos hambúrgueres. Leve ao forno por um tempo médio de 15 minutos.

A contribuição da dieta frango e batata-doce é incontestável, mas não é conveniente sacrificar o seu bem-estar para conquistar as medidas desejadas.

Para garantir os benefícios para a saúde e também para a boa forma, o recomendado é estruturar o cardápio da dieta com o acompanhamento e avaliação de um profissional qualificado, pois somente ele será capaz de identificar quais as reais necessidades diárias de cada um.

E então, gostou das dicas de hoje? Aproveite para compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais!

frango-e-batata-doce

Comentários:

20 comentários sobre “Dieta frango e batata-doce: o que preciso saber para evitar problemas?

  1. Show mestre!! Parabéns pelo conteúdo, e obrigada por mais um ensinamento!!!

  2. Muito bom! Explicação perfeita para aqueles q querem aderir a essa dieta. Obrigado mestre!

  3. Muito mestre Sardinha
    Sou admirador do profissional que vc é.

  4. excelente. Parabens sou aki de Bauru interior de sp acompanho sempre seus post seus video

  5. Olá professor, gostei do conteúdo me ajudou bastante, eu como essa combinação duas vezes por dia, não sei se estou fazendo a coisa certa, estou procurando ganhar peso, pois não saio dos 64k, achei que dessa forma poderia ganhar. o que você tem a me dizer ou a me orientar, procurei uma nutricionista e esta marcado para o final do mês.

  6. muito bom seu artigo, como sempre, só nos trás o melhor dentro do esporte!
    se eu estivesse numa condição melhor iria investir mais nos seus treinamentos.

  7. Posso compartilhar nos grupos, lógico sem esquecer de deixar os créditos?

  8. Difícil de responder com precisão Marvyson… mas talvez seu objetivo seja ganhar músculos e não simplesmente peso! Não brigue com a balança e sim com o visual! 3kg de músculo no seu físico, porém sem grandes quantidade de gordura vão deixar vc aparentemente muito mais bonito e shapeado do que aumentar 10kg de “peso”.. Um abraço

  9. Oi meu querido… pertinho mesmo..Obrigado por estar aqui!

  10. Muito bom tirou dúvidas de muitas pessoa principalmente minhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *