Dale Carnegie -A importância em influenciar pessoas e capital erótico

Dale Carnegie -A importância em influenciar pessoas e capital erótico

As 3 Lições de Dale Carnegie

Dale Carnegie é uma figura carimbada no meio empreendedor. Sempre citado quando o assunto é influenciar as pessoas e aumentar o seu capital social, Carnegie vem nos dando dicas desde o lançamento de seu livro clássico em 1937. E como você irá perceber no texto que se segue, as dicas de Dale continuam atuais, mesmo com quase cem anos após a sua publicação.

É a prova de que não importa o quanto à sociedade se modifique, existe alguns fatores importantes no ego de cada pessoa que irão se perpetuar por um longo período de tempo.

Não critique, não condene, não se queixe.

A primeira lição que Dale Carnegie nos deixa é uma verdadeira síntese de como atrair pessoas. Você gosta de alguém que exala negatividade através de seus comentários queixosos, ácidos, críticos e até mesmo invejosos. Ninguém gosta disso, não é mesmo?

Então, se nem você gosta de conviver com alguém assim, por que irá querer se portar de uma maneira já comprovadamente conhecida por não dar certo? Criticar as outras pessoas é como abrir uma brecha para que façam o mesmo com você também.

Também evite condenar alguém. Erros não são atos resultantes de uma ciência exata. Não queira ser o juiz de outra pessoa, pois amanhã ela também pode ser o seu juiz. A principal maneira de lidar com erros não é condenando e sim reparando, ajudando a outra pessoa a se reestabelecer.

Carnegie nos mostra muito bem em seu livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, dando exemplos sensatos e pontuais que poderiam estar no dia a dia de qualquer pessoa. Ao folhear as páginas da obra, percebemos que ser uma pessoa reclamadora não traz ninguém para perto de si. Nem as moscas.

influenciar

Respeite a opinião alheia

No total, o livro nos dá 15 dicas sucintas, 15 lições de tudo o que foi passado. Mas, algumas se destacam mais do que as outras por apresentarem um conteúdo que engloba bastante o que será discutido a seguir. Por exemplo, essa de respeitar a opinião alheia, nunca dizendo que o outro está errado nos leva a seguir por uma jornada de avaliação dos nossos valores e de abdicar da nossa percepção para adentrarmos no mundo crítico de outra pessoa.

Sim, respeitar a opinião alheia pode trazer tudo isso. Quando você entende o mundo, as situações e as atitudes através da ótica de uma pessoa diferente, com uma cabeça e experiências diferentes, você só tem a ganhar, pois a expansão aumenta mais na sua cabeça.

Faça perguntas em vez de dar ordens

Muitas pessoas são adeptas do autoritarismo, sempre querendo dar ordens e mostrar quem é que manda. Mas, não sabem elas que isso desgasta cada vez mais a imagem de um líder. E uma das importantes lições que Dale Carnegie nos traz é a seguinte: faça perguntas ao invés de dar ordens?

Não queria ser aquele chato carrasco que manda as pessoas fazerem tal atividade. Prefira ser um líder com sensibilidade o suficiente para perguntar se o profissional contratado pode desempenhar tal tarefa que irá ajudar a empresa a se desenvolver.

Poderíamos aqui também dar uma dica extra, como a de falar dos seus próprios erros antes de falar dos erros dos outros, sempre de forma indireta para não criar constrangimento. Ou também poderíamos falar sobre a falta de necessidade em atitudes que envergonham um subordinado.

influenciar

Aliás, poderíamos falar sobre muitas coisas deste livro, mas acreditamos que estas lições podem ser o suficiente, pelo menos por enquanto, para dar às pessoas que estão trabalhando eu seu capital social uma base para seguirem e nunca mais se esquecerem. Essa é a cartilha fundamental de todos aqueles que praticam o networking. Você já seguia alguma dessas dicas?

Desenvolvendo seu Capital Erótico

Se você pensava que para ser bem sucedido na sua carreira profissional, precisava apenas ter capital cultural, capital social e capital econômico, estava ledamente enganado. As coisas não são mais tão simples assim. Aliás, nunca foram, mas só recentemente que deram uma atenção especial ao fator.

Que fator? Você se pergunta. Nós te dizemos: o capital erótico. Não adianta se enganar, apelar para a hipocrisia e dizer que negócios são negócios e que o erotismo não tem nada a ver com isso. Mas, as coisas não são bem assim, não é verdade?

Antes que você comece a pensar coisas erradas, vamos partir para uma explicação do que é capital erótico e em seguida diremos algumas dicas que te ajudarão a desenvolver todas as habilidades que são próprias daquela pessoa que domina o erotismo.

Definindo o capital erótico

Não adianta falar sobre capital erótico sem dizer o que o compõe. A primeira característica e uma das mais marcantes e que não é derivada de méritos é a beleza de uma pessoa. Aquela beleza natural, física mesmo. Aquele conjunto de traços, detalhes que podem ser considerados imperfeitos, mas que juntos num corpo se tornam em algo belo de se olhar. Sabe quando você conhece alguém e a beleza daquela pessoa faz com que você não tenha vontade de tirar o olho?

influenciar

Pois bem. Essa beleza é o primeiro item do capital erótico, quando algo marcante que há no físico da pessoa atrai todas as atenções do local. E a segunda característica é a sensualidade. O que seria sensualidade? Apenas mais um artifício para levar alguém para a cama? Não mesmo, puristas!

A sensualidade é um jeito de fazer da sua personalidade algo mais atrativo, mais agradável de ser percebida. Quem não gosta de conversar com alguém sensual, que sabe utilizar a beleza e as suas características físicas para criar um charme inconfundível. Aliás, a sensualidade aqui está mais para charme do que para erotismo. No final, o resultado é o mesmo.

Terceira característica

A terceira característica é o seu estilo, o que você sabe fazer de melhor ao utilizar acessórios, roupas, cortes de cabelo. Não basta apenas ter um jeito hipnotizante de caminhar, quando seu estilo é cafona. A aparência conta muito no capital erótico.

Já a quarta característica é aquela segurança, a mesma que exala na sexualidade, presente ao falar, conversar, se portar, ao tomar um gole do café. Isso é imprescindível dentro de uma empresa.

Por fim, há o carisma. Capital erótico sem carisma perde muito. E isso inclui possuir uma vivacidade, uma ousadia e um tato especial para com as outras pessoas. Não pense aqui que o capital erótico tem a ver com outra finalidade que não seja a de se comunicar, se portar e passar uma imagem destacada do seu perfil profissional.

Desenvolvendo tais características

Então, vamos desenvolver essas características? Você precisa destacar a sua beleza natural. E como isso pode ser feito? A sensualidade, ou charme, melhor dizendo, aliada a um estilo que dê credibilidade, pode fazer com que você tenha belezas naturais destacadas e com que outro tipo de beleza e erotismo se destaque na sua aparência.

influenciar

Por isso, se esqueça daquele relaxamento ao comprar roupas, ao sair de casa com a camisa machucada. Procure cortes de cabelo que favoreçam o seu rosto, experimente diversos tipos de roupa até achar o seu estilo ideal. Nunca peque por exagero, mas também não por omissão. Seja coerente e balanceado.

O charme? Bem, o charme não é nada mais do que uma calma ao lidar com as pessoas, ao lidar consigo mesmo. É a confiança sendo posta em prova. O charme é ver todos os seus movimentos sendo mensurados e permitidos de acordo com a ocasião. Porém, isto só pode ser adquirido com a prática.

Às vezes um sorriso, um simples mesmo, consegue ser mais sensual do que alguém seminu. Claro, não é apenas o sorriso, é o “conjunto da obra”. Ser sensual, charmoso, é ser dosado, sem exageros.

Porém, não existirá capital erótico sem confiança. Desenvolva-a dia após dia. E como fazer isso? Se mantendo ativo, observando os seus atos e as respectivas reações. Se você fizer algo errado, aprenda e com isso continue a jornada, consertando seus erros e aprimorando os seus acertos.

Com o tempo você saberá o caminho certo para acertar e isso te dará confiança de desenvolver todas essas características citadas aqui neste texto. E nós sabemos que todas as pessoas do mundo podem conseguir desenvolver esse capital erótico. Você já tem alguma dessas características?

Comentários: