Saiba Como Trabalhar A Autoestima Para Melhorar Sua Relação Com Você Mesmo

Saiba Como Trabalhar A Autoestima Para Melhorar Sua Relação Com Você Mesmo

Autoestima é sempre um assunto tabu. De uns anos para cá, muito se fala sobre essas questões por questões psicológicas e estéticas. Por isso, nesse artigo vamos te ensinar a como trabalhar a sua própria autoestima para que você se sinta bem com você mesmo. 

O primeiro ponto a ser destacado é, nada de se colocar pra baixo, ok? Muitas vezes, temos a mania de olhar no espelho e colocar mil defeitos (internos e externos), que na maioria das vezes, são questões que só a própria pessoa vê. Achamos imperfeições em nós que ninguém consegue enxergar. Isso acontece porque nossa autoestima está baixa, com isso, nosso psicológico começa a criar várias coisas, que na realidade não passam de pura insegurança. Então, vamos aprender a trabalhar melhor isso internamente para que essas coisas deixem de ser um problema na sua vida.

autoestima

O Que Pode Estar Fazendo Sua Autoestima Fica Abalada?

Inúmeras coisas podem fazer com que sua autoestima fique abalada, de forma com que você não consiga realmente trabalhar isso para reverter essa situação. Muitas vezes, essas questões vem por algum marco na sua vida, de repente por ter engordado ou emagrecido muito repentinamente, ou por algumas outras questões estéticas que estão ligadas a sua aparência, fazendo com que você se sinta mal e isso vire um problema na sua vida. 

O primeiro passo para trabalhar essa questão é, saber de onde realmente vem essa questão. Sofreu bullying? Não se sente bem com algo no seu corpo? Já escutou muitas críticas relacionadas a tal questão? Faça uma análise de onde e quando começou o problema. Isso vai fazer com que você enxergue realmente o que ocorre e a raiz do problema. Na maioria dos casos, não é nem uma coisa que incomoda a você mesmo, mas por já ter escutado alguns comentários (sejam eles construtivos ou ofensivos) que acabamos absorvendo e fazendo com que nossa autoestima fique baixa. 

Faça Uma Análise Sobre Você Mesmo 

Bem parecido com o tópico anterior, mas com alguns adendos. Você já se olhou no espelho e fez a seguinte pergunta “O que realmente me incomoda?”. Muitas vezes, a gente cai na pilha e acha defeitos em nós mesmos que não nos incomoda nem um pouco, mas sim aos outros. Então, um ponto muito importante é você se conhecer de verdade. Com isso fica mais fácil você saber o que realmente é uma questão para você ou não. 

Ao fazer essa peneira, o próximo passo é desviar o seu olhar para determinadas coisas que não te agradam. Sabe aquela famosa frase de que a gente só trabalha com o que tem? Então, é exatamente isso.

Exemplo: Vamos supor que você ache as suas pernas muito finas e isso é um problema estéticos que te incomoda, mas em contrapartida, a sua barriga é definida e você acha seus olhos muito bonitos, realce aqui que você acha bonito e tem orgulho de ter, tire o foco das suas pernas já que isso é uma coisa que te deixa desconfortável. 

É claro que você também pode tentar melhorar o que te incomoda nas suas pernas, mas enquanto não está do jeito que você quer, comece a trabalhar isso na sua cabeça. Esse tipo de exercício é contínuo, não melhora de uma hora para outra, mas é um jeito de trabalhar a sua autoestima de uma forma bem positiva. 

Não Force Ser Quem Você Não É 

Algumas pessoas vão se identificar com essa questão, já parou para pensar que sua autoestima pode estar baixa por simplesmente você estar querendo ser uma pessoa que não é você? Isso pode parecer besteira, mas não é! Sabemos que às vezes não é fácil passar por certas coisas, mas já experimentou aceitar quem realmente você é? 

Independente do que te incomoda, essa pode ser uma questão que deve ser trabalhada em você para que sua autoestima melhore a cada dia mais. Entenda que, todos têm algum defeito e não somos feitos apenas disso. Se seu estilo é se vestir com roupas mais descoladas mas você só se veste de com roupas discretas porque tem vergonha, isso pode ser um ponto crucial para que sua autoestima fique abalada, você não está sendo quem realmente é. Uma forma de trabalhar isso em você mesmo é ir mudando aos poucos o seu estilo até achar o jeito que você realmente goste e se senta bem. 

Como Melhorar A Autoestima Em Pequenos Detalhes?

Algumas mudanças podem parecer pequenas, mas vão fazer toda diferença para que você trabalhe melhor a sua autoestima e a cada dia mais você se sinta melhor. Então, confira algumas dicas que separamos para vocês. 

Mexa o seu corpo: a nossa primeira dica tem a ver com exercícios físicos, e sabemos que muitas pessoas correm quando o assunto é se exercitar, mas ninguém está falando para você correr uma maratona!

Você pode escolher a forma que for mais prazerosa por você, não existe uma regra, mas cuidar de você (e nem falamos de corpo ou estética, e sim da saúde) te dá mais proximidade consigo mesma. A Yoga e o Pole dance são as atividades mais procuradas por quem deseja aumentar a autoestima.

Se desamarre de velhos padrões: por muito tempo, nos ensinaram que existe um determinado corpo a ser atingido, e que essa deve ser a nossa meta de vida. Contudo, isso não condiz com a nossa realidade, você tem o seu corpo e isso não deve ser pauta para discussão de ninguém.

Lembre-se de que você é única: a sua beleza ou capacidade intelectual não te faz melhor que ninguém, inclusive isso não deveria nem ser um parâmetro para comparação. Esse tipo de coisa que faz crescer uma rivalidade sem necessidade e diminuir a sua autoestima por achar que você está competindo com outras pessoas o tempo todo.

Esse tipo de exercício mental que propõe a reflexão de coisas que estão ao seu alcance, como por exemplo o tipo de conteúdo que você consome em redes sociais e como isso influencia a sua autoestima, então sempre proponha esse exercício de pensar em você sem comparações.

Gostou de nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que vamos te responder!

Comentários: