Quais Esportes Mais Queimam Calorias | Veja Os Top 10
Resolvi escrever este artigo para você saber quais esportes mais queimam calorias e, desta forma, você não terá mais nenhuma dúvida na sua escolha, caso o seu objetivo seja a perda de gordura corporal.
Todos sabemos que a vida sedentária só traz prejuízos. A longo prazo, aquela famosa “preguicinha” pode custar caro à saúde.
No entanto, qual esporte queima mais calorias? Existe uma atividade que potencialize a redução de gordura no corpo humano? Em meio ao cotidiano atarefado das obrigações é preciso economizar tempo, sem que isso nos afaste de uma rotina saudável, com o espaço que nosso bem-estar merece.
Leia também: Como posso emagrecer de maneira saudável?
Listamos alguns esportes populares entre os brasileiros — e outros sem tantos adeptos assim — para que você conheça os benefícios de cada um, o consumo calórico médio e faça a escolha que melhor se adequa às suas necessidades. Continue lendo!
Corrida
A tradicional corrida é uma das práticas esportivas mais queridas em todo o mundo. Ela conquista pela praticidade: não são necessários equipamentos e pode ser feita em praticamente qualquer lugar.
A queima calórica proporcionada por essa atividade é bastante variável, afinal, tudo depende da intensidade do treino. Acredita-se que, correndo em um ritmo mediano, cerca de 900 calorias são queimadas a cada 60 minutos.
Existem ainda outras recompensas interessantes para o corpo, como o trabalho localizado nas pernas e panturrilhas, além da melhora na capacidade cardiovascular.
Porém, alguns cuidados devem ser tomados. A fim de poupar o desgaste da cartilagem, que pode causar grandes danos à coluna, o ideal é investir em um tênis com bom amortecimento. Pode parecer bobagem, mas quem quer se dedicar para valer ao ato de correr precisa proteger a pisada e os joelhos.
Ciclismo
Andar de bicicleta é relaxante, não polui a cidade e ainda ajuda a reduzir a silhueta. Assim como a corrida, ela também traz ganhos relevantes para o sistema cardíaco.
Quem vive em grandes cidades precisa lembrar de adquirir equipamentos que garantam segurança e estabilidade para a bike, já que a movimentação de carros e motos é um risco iminente para quem pedala. O capacete, por exemplo, é indispensável.
Ainda assim, é um exercício que vale muito a pena, podendo queimar entre 600 e 1000 calorias — dependendo da velocidade e do esforço feito no trajeto — ao longo de uma hora.
Futebol
Bater uma bolinha com os amigos também ajuda a emagrecer: a média é de 700 calorias queimadas em 60 minutos. Mas tudo isso vai depender do quanto você corre e se esforça pelo seu time. Ou seja, nada de ficar parado esperando a bola chegar, hein?
Movimente-se bem pela quadra ou campo e busque o jogo, pois assim você fará um trabalho específico para as pernas. Fique atento às divididas e administre bem seu fôlego. O condicionamento físico agradece.
Vôlei
Apesar de o vôlei ter intervalos entre as ações, uma hora de prática significa a perda de 500 calorias, aproximadamente.
Além de ser extremamente divertido, ele mexe com diversos músculos do corpo, ajudando sensivelmente na definição de cada um deles.
Mas lembre-se de que as mãos e os dedos ficam expostos, então, é preciso tomar o devido cuidado para não sofrer com luxações ou lesões mais sérias, como fraturas.
Basquete
O basquete é outro esporte coletivo que faz muito bem para o nosso corpo, além de proporcionar interação social. Embora seja menos praticado que os outros dois, o basquete tem suas vantagens: 600 calorias vão embora em 60 minutos.
A velocidade do jogo, combinada com os frequentes saltos necessários para arremessar e bloquear o adversário, é responsável por gerar esse número. Os braços e as pernas acabam sendo beneficiados igualmente.
Natação
Uma prática consideravelmente intensa de natação pode ajudar a queimar mais de 800 calorias no decorrer de uma hora. Como se não fosse o bastante, dar um mergulho faz com que todas as partes do corpo sejam exercitadas.
Refrescante no calor e reconfortante no frio — quando a água é aquecida, é claro — , nadar também traz bons resultados para os pulmões e deixa o condicionamento físico em dia.
Boxe
Sim, você não vai aprender somente sobre socos e esquivas ao vestir as luvas vermelhas. O boxe, por exigir constante movimento do esportista, gera um consumo calórico médio de 700 calorias/hora.
Estender os braços, tentar manter o equilíbrio e todas as outras exigências da luta são excelentes para emagrecer. No entanto, é indicado um preparo prévio antes de se arriscar no mundo dos punhos cerrados.
Se o contato físico não atrai tanto sua atenção, bater em um saco de pancada já pode ajudar bastante, sabia? Só não exagere na força.
Taekwondo
O Taekwondo é uma arte marcial coreana, cujas raízes datam de mais de 2000 anos. Se você não sabe muita coisa a respeito, o mais importante é que essa atividade pode queimar quase 1000 calorias durante uma hora de treino, quando praticada em alta intensidade.
O estilo de lutar se tornou um esporte olímpico em 1988 e, desde então, vem ganhando inúmeros praticantes ao redor do globo.
Outra boa notícia é que seus benefícios não ficam só na esfera física. Há um aumento na capacidade de concentração e reação, além de trazer um excelente aprendizado em defesa pessoal.
HIIT / HIIE
Segundo estudo, o HIIT ou HIIE, cuja tradução quer dizer “treino intervalado de alta intensidade”, é um dos métodos que mais tem atingido resultados quando o assunto é queima calórica, chegando a 550 calorias em treinos de 20 minutos.
Ao combinar aeróbico e anaeróbico, ele exige bastante energia em um curto espaço de tempo, mostrando ser ideal para quem não tem muitas horas disponíveis por dia para se exercitar.
Melhor do que isso é o fato de que algumas séries podem ser feitas em casa sem nenhum problema.
Musculação
Por último, mas não menos importante, vem a nossa querida musculação. Um treino de uma hora, quando feito corretamente, pode eliminar até 600 calorias.
Ela também aumenta a quantidade de massa magra no corpo, o que colabora demais para a perda progressiva e acelerada de gordura. Quer mais motivos ainda para ir à academia? A resistência muscular aumenta e os ossos são fortalecidos. A musculação é a mãe de TODOS os esportes!
Sair do sofá
Levantar da poltrona ou do sofá não é, propriamente, um exercício, mas vai te ajudar muito a se livrar de vez do peso.
Independentemente do período diário ou semanal que você pode destinar às atividades físicas, é importantíssimo criar uma regularidade e encontrar algo que você goste de fazer. Não adianta nada saber qual esporte queima mais calorias sem se envolver com a prática de ao menos um deles. Mas lembre-se de consultar um médico antes de iniciar, ok?
E aí, o que achou do artigo? Qual esporte você quer praticar? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Eu adora spinner…. Relaxa e emagrece.
Exige bastante do seu físico! Acrescente a musculação e verá que terá melhores resultados e melhora da performance!
Excelente texto, confesso q fiquei surpreso com o gasto calorico de alguns esportes.
Sou académico em Ed. Física, fanático por esportes principalmente por futebol… Nos últimos 6 meses comecei à prática de pular corda e posso afirmar que estou viciado… O que quero é parabenizar o Sardinha pelo excelente texto, como falei no início do comentário e dizer que o melhor esporte é aquele que nós praticamos por prazer, por amor… Porquê ficar em forma não é difícil, difícil é mante la, essa é minha opinião, respeito a opinião de todos e mais uma vez deixo meu agradecimento ao sardinha.??????✌
Faço musculação a quase um ano e não consigo secar o abdomem devido a não conseguir cortar o doce totalmente da minha dieta por eu ser confeiteiro, e fazem 6 que estou com personal tive pouco resultado e a barriga continua do mesmo geito, o que eu devo fazer?
Tenho 50 anos faço musculação desde os 14 anos, fui 3° colocado no paulista do interior na década de 90 pra 2000, não existe esporte melhor que o fisiculturismo bem orientado e associado a um exercício aeróbio da sua escolha.
Em breve quero retornar aos campeonatos, lógico que como master.
Ótimo texto, parabéns grande Sardinha por sempre estar incentivando o esporte, comecei a praticar musculação a uns dois anos e cada vez curto mas esse mundo, tenho aprendido muito sobre o corpo humano, sobre a musculatura, sobre alimentação enfim descobri que é tudo muito mais complexo que eu imaginava e a musculação engloba n fatores é como descobrir um novo mundo…
Forte abraço meu amigo, parabéns.
Perfeito meu amigo! É um mundo que só lhe trará benefícios! Um abraço
Valdemar meu querido!!! uma hora pra mim… um ex competidor.. e fico ainda mais feliz que vai voltar aos palcos!!! Grande abraço
Eliseu, existem algumas opções de alimentos e em casos extremos de medicamentos que ajudam a controlar essa ansiedade. Mas na grande maioria das vezes, é com ajuste na sua dieta que consegue evitar essas ansiedades e correr para um doce por exemplo! Pense tbm nos benefícios que controlando a ingestão desses doces vão lhe trazer! Geralmente quando enxergamos as reais vantagens de evitar os açúcares conseguimos de uma forma mais fácil o controle de tudo, inclusive dos doces! Grande abraço
Parabéns Fernando pela iniciativa de distribuir o vasto conhecimento que você adquiriu em tantos anos de carreira. Muito bom o artigo: simples, leve e esclarecedor. Muito obrigado.
Obrigado Paulo! Espero vê-lo por aqui sempre! Um abraço
Parabéns mestre pelo artigo, pratico musculação religiosamente 5 dias na semana e a algum tempo venho seguindo uma dieta para ganho de massa muscular indicado por meu nutricionista, mas ainda tenho um pouco de gordura acumulada na região abdominal e por isso faço treino aeróbico três vezes na semana, isso pode comprometer a hipertrofia? Grande abraço
Oi Eros, obrigado por comentar. Não vejo muitos problemas… acredito que não vai atrapalhar tanto assim o processo de hipertrofia. Mas vale lembrar que dependendo dessa intensidade do aeróbio é possivel que atrapalhe sim.. mas ai o seu Nutricionista pode alinhar direitinho com vc isso! Mas pense tbm que qto menos gordura vc tiver, seu shape ficará mais bonito, inclusive em muitos casos é comum ficar aparentemente “maior”.
Eu tenho alternado o treino ABC que o Sardinha recomendou (sempre dando minhas variadas para ficar divertido) com o jiu-jitsu… Nunca sequei tanto em tão pouco tempo! Sardinha é top!