Alcance Suas Metas E Cresça Profissionalmente
Você Está Pronto para Crescer Profissionalmente?
Você está pronto para crescer profissionalmente?
Essa é uma pergunta que todas as pessoas que ainda estão nos estágios iniciais de sua carreira profissional devem fazer.
Isso porque existe uma grande diferença entre aquilo que você quer, aquilo que você faz e no que está determinado a fazer.
Quantas vezes você já se predispôs a fazer algo, mas simplesmente não o fez porque seu autocontrole não te ajudou a superar as dificuldades impostas pela sua própria mente e que acabaram por lhe prejudicar na realização de seus afazeres profissionais?
Se isso já aconteceu ou acontece na sua carreira, é sinal de que você deve repensar se está realmente apto para encarar o crescimento que se apresenta na sua frente.
Principalmente no começo do ano de 2014, quando os novos planejamentos empresariais estão sendo implantados.
A Eterna Luta Entre O Inconsciente E O Consciente
Não adianta pensar que as duas coisas fazem parte de um mesmo sistema e que elas se completam, porque isso tudo é verdade, mas na realidade não anula o fato de que o inconsciente pode colidir com o que você pensa em sã consciência.
Quem aqui já não passou por uma situação onde você não faz o que queria estar fazendo?
Quando você sabe que as consequências de tais atos poderão ser desastrosas e na verdade o ato não é nem tão prazeroso assim, mas você o faz do mesmo jeito.
Quando todos os avisos dizem para você o contrário, mas não há força suficiente para controlar o seu ímpeto de permanecer naquela zona de conforto onde nada acontece, mas você também não faz esforço nenhum, não corre risco algum e nada de ruim acontece, pois você não se movimenta.
Um Segredinho Para Você Que Se Encontra Nessa Situação:
Enquanto você permanece inerte, o mundo continua girando, as pessoas continuam agindo e você vai ficando para trás.
E agora, o que fazer?
Quer esperar ficar para trás para finalmente acordar e tomar um rumo na sua vida ou deseja converter esse quadro em sucessos profissionais e nas demais áreas de sua vida?
O que o consciente quer, fruto de um raciocínio lógico e coerente com a realidade e com seus objetivos, nem sempre é o que o inconsciente quer, que é algo já pré-estabelecido baseado em suas experiências e que mostram o que você realmente queria estar fazendo.
Porque sempre queremos nos esforçar, mas também queremos a calmaria que vêm depois.
E nós queremos nos esforçar porque sabemos que existe uma recompensa para isso.
Mas, o nosso cérebro quer se satisfazer a qualquer custo, imediatamente, ninguém quer esperar.
Então, ele te condiciona a seguir por um caminho mais fácil de prazer, que é ir atrás daquela calmaria que vem depois do esforço, só que pulando a parte onde você se esforça.
E assim você permanece inerte.
Caminhando Lado A Lado Com Suas Metas
O antídoto para isso é você caminhar lado a lado com as suas metas. E quais são as suas metas? Você não sabe? Então as estabeleça! Saiba o que você quer para a sua vida e o que deve ser feito para chegar até este ponto.
Não há nada de tão difícil nisto, há?
Então, pense comigo no quanto é absurdo você ficar repetindo um erro que só faz mal para você e que não vai te ajudar a crescer em nada profissionalmente?
E agora, pense nas atitudes que vão te trazer coisas boas, momentos de tranquilidade e prazer sem culpa, com a consciência limpa e certa de que o que devia ser feito realmente foi executado.
Qual vida você quer?
Com o passar dos anos, o limite para os erros vai diminuindo e apertando o cerco.
Nem sempre haverá a oportunidade de ir insistindo com os mesmos equívocos.
Resta a você saber se está na hora de começar a se preparar para um crescimento profissional ou se vai jogar tudo fora por falta de uma autoanálise.
Você pode dizer que já está pronto para crescer profissionalmente?
Como Desenvolver o Hábito de Saber Escutar
Saber escutar é uma das virtudes mais necessárias na nossa vida para o nosso próprio desenvolvimento como pessoa e sem nenhum problema para entender o próximo, algo que se faz essencial se a sua ascensão está relacionada a uma compreensão melhor de outras pessoas.
O que acontece é que no mundo atual dos negócios, a ascensão de alguém está cada vez mais intimamente ligada a um relacionamento mais contundente com as outras pessoas.
Não é à toa que o networking se tornou numa das ferramentas que mais auxiliam o crescimento do profissional, fazendo com que ele se torne em alguém mais qualificado e preparado para as intempéries do mundo profissional.
Mas, isso só dará certo se você souber como desenvolver a arte de escutar.
E se você chegou até aqui é porque sabe o que precisa mudar em sua personalidade, é porque sabe que você precisa aprender a ouvir melhor as outras pessoas.
Mas, aqui não vamos dizer simplesmente alguns segredos de como desenvolver esse hábito, isso não seria nada legal.
Até porque a questão de ouvir as outras pessoas é algo que não pode ser levado tão superficialmente assim.
Vamos propor aqui uma reflexão sobre você mesmo e sobre como isso vai fazer com que escutar as outras pessoas seja algo natural para você.
A Facilidade Em Escutar Outras Pessoas
Você aí que está querendo passar a ouvir mais as pessoas, qual é a dificuldade? Quando estamos tentando ouvir alguém, nós nos sentamos e prestamos atenção ao que o outro está ouvindo.
Quando alguém está falando algo importante para nós em alguma palestra, nós começamos a nos focar no que está sendo dito e tentamos memorizar isso, pois sabemos que esse conhecimento será importante para a nossa vida.
Porém, quando não nos predispomos a assumir essa atitude, é porque algo de errado e tão comum está ocorrendo com a nossa personalidade.
Não há dificuldade nenhum em sentar para ouvir alguém ou para ouvir o que estão tentando lhe dizer. A dificuldade está apenas no nosso eu interior que fica reclamando toda vez que tentamos ouvir mais do que falar.
Ele fica esperneando, querendo atenção, fazendo com que nós nos sintamos estimulados a interromper o próximo para emitir a nossa opinião.
Isso, além de uma falta de educação, é algo que explicita um problema muito sério na sociedade em que vivemos. As pessoas estão cada vez mais se sobrepondo sobre as outras pessoas.
Estão confundindo vários termos que são levados a uma interpretação errônea sobre o assunto.
A Compreensão Da Sua Individualidade
A sua individualidade não requer que você esteja sempre certo, que você defenda o seu ponto de vista cegamente.
Será que você sempre tente sair ganhando mesmo que alguém se dê mal, ou que você sempre precise driblar os outros para que a sua vez seja a primeira.
Porquê sempre falar mais e ouvir menos, porquê as pessoas devem ouvir o que você tem a dizer e você nunca tem que ouvir o que os outros têm para falar.
Isso tudo é o resultado de um narcisismo velado existente na sociedade atual.
Sempre enxergamos apenas o eu e nos esquecemos de que na verdade o outro também faz parte de nós.
Somos todos um conjunto e, claro, também temos a nossa individualidade.
Porém, isso não exclui a necessidade de uma coletivização.
Nós precisamos das outras pessoas até certo nível, pois podemos ser considerados seres independentes que se ajudam entre si.
E até você perceber que não é apenas só você no mundo, finalmente estará pronto para pode escutar qualquer pessoa falando o que quiser.