Airsoft – Um esporte para o homem moderno
Airsoft é um esporte que ainda é pouco conhecido e divulgado no Brasil. Nos dias de hoje, na qual temos diversas opções de diversão (A maioria de origem virtual…), muitos podem ser perguntar por que investir na prática do Airsoft.
Vamos esclarecer tudo para você e mostrar como o Aisoft é um ótimo esporte. Trabalhando corpo, mente e a alma do homem moderno. Assim poderemos entendê-lo e saber o que é necessário para começar a praticá-lo no Brasil e muito mais.
Neesse artigo saiba tudo sobre um ótimo esporte para o seu desenvolvimento moderno e saudável, vamos lá!
O que é o Airsoft?
O Airsoft é um esporte em que os praticantes usam de simulacros de armas de fogo. As armas têm na ponta na cor laranja bolinhas de plástico projetáveis. Elas são leves como se fossem armas reais atirando. Mas na verdade são brinquedos que atiram bolinhas.
O Airsoft é praticado em diversos locais do mundo. São bastante conhecidos pelo realismo oferecido pelos equipamentos. O planejamento tático, envolve todo uma aparato de equipamentos. Lanternas, coletes, botas, capacetes e muitos outros. São iguais ou parecidos com os equipamentos de verdade usados por militares.
Mas é muito importante frisar que este esporte é apenas para diversão. É apenas uma brincadeira, haja vista que as “armas” usadas apenas podem atirar bolinhas de plástico. De forma alguma podem ser adaptadas para atirar munição real. Mesmo as armas “Fullmetal”.
E essa é a forma correta. Mesmo porque, o corpo da arma de airsoft, mesmo de metal, não aguentaria a potência de um calibre de verdade. Por menor que seja, as engrenagens não são compatíveis e não aguentariam a potência de uma arma real.
Mas espera um pouco, Airsoft, fullmetal, como assim?
No Airsoft existe alguns modelos de armas que estão aptas a prática dos seguidores deste esporte. São elas: as de plástico e as de metal. Ambas são divididas entre elétricas, a gás e a mola.
- As de plástico normalmente são feitas por materiais muito resistentes, que aguentam quedas (Não tão grandes). São bastante resistentes com algumas partes em metal para dar um peso semelhante a uma arma real.
- Já as armas de metal apresentam mais peso e durabilidade. Elas são mais caras e mais difíceis de aparecer na maioria das marcas. Suas engrenagens na parte de dentro são mais complicadas de serem feitas. Uma vantagem das airsoft de metal é a sua simulação de recuo quando atira.
Lembrando que mesmo as airsoft de metal são impossíveis de serem “convertidas” em uma arma de fogo real. O metal utilizado não é o mesmo de uma arma real e nem as engrenagens. Já que são muito diferentes.
Tá, mas como funcionam as armas elétricas, a gás e a mola?
Aqui vai uma breve explicação sobre como funcionam esses três tipos de armas, confira:
- As armas de ação a mola são as mais conhecidas. Seu mecanismo também é usado em armas de pressão convencionais.
A ação de uma arma de airsoft a mola faz com que uma mola interna, em seu mecanismo de disparo, seja comprimida. Com isso é criada uma carga de força elástica armazenada. Quando há o disparo, a mola é liberada, e o mecanismo empurra a bolinha para fora.
- As armas de airsoft elétricas ou como são conhecidas, as AEGs, funcionam devido a eletricidade gerada por uma bateria, que vem com a arma e são recarregáveis.
A ação elétrica faz com que uma mola empurre um pistão dentro de um cilindro, fazendo assim, que o ar seja comprimido, expelindo a bolinha pelo cano da arma.
Podemos ver melhor essa ação (aqui)
- As armas de airsoft a gás ou como são conhecidas, as GBB (Gás Blow Back), apresentam uma carga reservada de gás em seu mecanismo de funcionamento.
A potência que faz a bolinha sair da arma de airsfot é gerada pela liberação do gás. Devido a existência desse mecanismo e da carga reservada de gás, é que as armas GBB apresentam um “coice”, que simula, de forma muito pequena, mas interessante, um coice de uma arma real.
Para um melhor entendimento, podemos ver este vídeo (aqui).
Quem pode praticar o Airsoft?
O esporte de ação Airsoft pode ser praticado por qualquer pessoa maior de 18 anos. Não importa se é mulher ou homem, este esporte está pronto para divertir e entreter qualquer pessoa.
Existem vários locais no Brasil que atualmente contam com campos para jogos de airsoft, basta uma busca rápida no Google ou pelo Facebook para encontrar tudo.
Muitos Youtubers praticantes do Airsoft gravam suas partidas e colocam em seus canais. Devido a esse ótimo holofote em cima deste esporte que ele foi crescendo tanto, é como a velha brincadeira de polícia e ladrão, só que com armas iguais a de verdade, mas que atiram bolinhas.
Os praticantes se vestem como policiais ou militares e até terroristas, e não são confundidos pois a ponta de toda e qualquer arma de airsoft é laranja, para indicar que ali não é uma arma de verdade.
Quais as regras para a prática do Airsoft no Brasil?
Para iniciar no Airsoft o praticante só precisa de uma arma, podendo ser uma AEG, uma GBB ou uma por ação a mola. Além disso, alguém só pode jogar se tiver a devida proteção, que é obrigatória, que são os óculos de proteção para airsoft.
Os óculos para jogar airsoft são resistentes e aguentam o impacto das bolinhas caso elas acertem essa região. Pode ser usado também mascaras, para proteger todo o rosto.
É preciso ter 18 anos ou mais para poder comprar e praticar o airsoft. As armas compradas precisam ter ponteira laranja, que indicam que são brinquedos e simulacros de armas e não armas de verdade.
As armas a Gás, as GBB precisam do CR, que é o certificado de registro. Só com o CR é permitido ter uma airsoft GBB e também ele é necessário para poder transitar com a arma no carro para ir jogar em algum lugar.
Quais os benefícios da prática do Airsoft?
Os maiores benefícios da prática do airsoft são:
- Fazer exercícios: O praticante normalmente corre, pula e faz força durante as partidas para passar obstáculos, ficar em posições e reagir, ajudando na perda de peso e melhora física.
- Conhecer novas pessoas: O praticante sempre conhecerá muita gente nova que estão, assim como ele, procurando diversão. Daí surgem muitas novas amizades.
- Disciplina: O praticante também aprende a ser mais disciplinado, pois deverá ter cuidado com sua arma e equipamentos, assim como obedecer a regras que são colocadas nas partidas dos jogos.
Quais os malefícios na pratica do Airsoft?
O único malefício que podemos frisar aqui é a possibilidade de acidente, mas todo esporte tem esse malefício. No airsoft um grave acidente seria uma bolinha atingir o olho, podendo cegar na hora. É por isso que nunca, em nenhuma situação e de foram alguma um praticante deste esporte deve tirar os óculos enquanto estiver com a arma na mão.
Nunca um jogador pode fazer limpeza de sua arma sem usar os óculos, mesmo sem bolinha dentro, pois somos humanos e podemos esquecer que a arma está carrega e se ela disparar acidentalmente um acidente poderá ocorrer.
Outro grande problema, mas não um malefício causado pelo esporte, é o alto custo de suas armas aqui no Brasil. Graças aos nossos queridos políticos que em tudo colocam grandes taxas, as armas de apresentam preços que são muito grandes.
A boa notícia é que uma arma para a prática deste esporte dura quase a vida toda, se for bem cuidada. As baterias das AEGs são recarregáveis. O que trará um gasto pequeno será somente as bolinhas, que é a munição.
Airsoft, por que não?
Não fique passando vontade, se você gosta do esporte, tem curiosidade ou conhece alguém que pratica, você pode tentar uma vez para ver como é antes de fazer um investimento nesse esporte.
Após tirar suas dúvidas sobre o que é o Airsoft, você poderá procurar lugares que apresentem essa modalidade e conhecer o pessoal, que são pessoas sempre muito agradáveis esperando que os praticantes aumentem em quantidade.
Vale a pena tentar, melhore e evolua como um homem, se torne um homem moderno e tente o airsoft, sua vida mudará muito e seu corpo e sua mente agradeceram!