Veja Como Atividade Física Faz Bem Para O Coração
Praticar atividade física é uma missão que todas as pessoas de diversas idades devem fazer. Não só por questões estéticas, mas sim por questões de saúde e bem estar, afinal de contas atividade física faz bem para o coração e para nossa alma também.
Você sabia que muitas doenças podem se evitadas pela pratica de exercícios físicos regularmente? Nesse artigo, vamos te mostrar que, fazer exercícios não é benéfico apenas para a saúde dos músculos, mas também para outras partes do corpo, aqui vamos focar em como a atividade física faz bem para o coração. Então, fique ligado nas vantagens que isso pode te trazer.
Como A Atividade Física Faz Bem Para O Coração?
Para começar é sempre bom lembrar que praticar atividade física, seja ela qual for, é uma tarefa que vai fazer seu corpo reagir melhor a tudo. Depois de praticar atividades físicas, todos os seus músculos se fortificam mais, isso acontece por conta do estimulo que os exercícios agem, para passar por toda a circulação sanguínea do corpo, além da sensação de bem-estar.
Assim, a irrigação do coração que é realizada através das artérias coronárias ficam maiores, iniciando assim, a formação de novos vasos. Por isso, a prática exercitar com mais frequência atividades físicas, tem sido um método muito importante no tratamento de insuficiência cardíaca.
Fortifica O Coração E Melhora O Funcionamento Dos Pulmões
Quando praticada continuamente, a atividade física age no seu organismo de uma forma vigorosa e resistente, fazendo com que o músculo cardíaco se fortaleça cada vez mais. Isso faz com que aumente a capacidade do coração de bombear sangue para os pulmões e todo restante do corpo. Tornando assim, o sangue flui para os músculos e os níveis de oxigênio no sangue aumentam.
Os vasos sanguíneos minúsculos do nosso corpo, também se expandem. Dando uma maior facilidade para que eles fortifique mais o oxigênio no corpo, eliminando os resíduos existentes.
Melhor Desenvoltura Na Função Cardíaca E Auxilio No Controle Da Pressão Arterial
Alguns artigos e pesquisas mostram que, praticar exercícios aeróbicos auxiliam na proteção do coração, principalmente para quem já tem problemas cardíacos. Essa prática ajuda na eliminação de mitocôndrias disfuncionais existentes nas células cardíacas, impulsionando assim, a evolução da circulação fazendo as artérias ficarem mais ágil para movimentar o sangue para os mais outros órgãos do seu corpo. Sendo assim, a atividade física se torna ainda mais eficaz, contribuindo para que seu organismo fique de alguma forma imune a doenças cardiovasculares.
Atividade Física Reduz O Risco De Doença Cardíaca Coronária
Quando praticada regularmente, os exercícios de aeróbica de intensidade moderada e vigorosa pode diminuir o risco de CHD.
O que é CHD?
É um estado no qual uma substância cerosa nomeada como placa (plak), se concentra no interior das artérias coronárias. Essas artérias, leva o sangue rico em oxigênio aos músculo cardíacos do corpo.
Essa placa, afunila as artérias e diminui o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Caso, uma área de placa pode abrir, pode causar a formação de um coágulo sanguíneo na superfície da mesma. Sendo assim, se o coágulo se tornar grande demais, corre o risco de bloquear parcialmente ou completamente o fluxo sanguíneo através de uma só artéria coronária. Podendo causar assim, um bloqueado para o músculo cardíaco, tendo como consequência um ataque cardíaco.
Alguns hábitos ruins podem aumentar as chances de se adquirir CHD. atividade física faz bem para o coração com também ajuda a controlar alguns desses fatores de risco, como:
- Reduz a pressão arterial e os triglicerídeos. Os triglicerídeos são um tipo de gordura no sangue.
- Ajuda a aumentar os níveis de colesterol HDL o famoso colesterol “bom”.
- Ajuda seu corpo a controlar os níveis de açúcar no sangue e insulina, o que diminui o risco de diabetes tipo 2.
- Reduz os níveis de proteína C reativa (CRP) em seu corpo, essa proteína é um sinal de inflamação.
- A atividade física também ajuda a manter um peso saudável para o seu corpo, combatendo a obesidade e doenças ocasionadas por ela.
- Caso você seja fumante, auxilia no processo de parar de fumar. Fumantes em um modo geral corre risco de importante fator de risco de infarto.
Pessoas que não praticam exercícios fiscos têm maior probabilidade de desenvolver DCC do que pessoas fisicamente ativas. Mostrando mais uma vez que a atividade física faz bem para o coração e para todo o fluxo sanguíneo do corpo.
Atividade Física Reduz O Risco De Ataque Cardíaco
Pessoas que possuem problemas cardíacos devem investir na atividade aeróbica para auxiliar no bom funcionamento do coração. Também reduz o risco de ataques cardíacos em pessoas que tem tendência a ter ataques.
OBS: Caso você seja cardíaco, antes de começar alguma dessas atividades, consulte seu médico e um profissional de Educação Física para saber qual é o melhor método para você.
Exercícios Recomendável Para O Bem Estar Do Coração
- Agachamento -> O agachamento é um exercício fundamental para a circulação do sangue no corpo. Para esse caso, é recomendável o agachamento tradicional, com as mãos a frente do corpo, sem nenhum tipo de apoio.
- Musculação -> É recomendável fazer os exercícios feitos que são feitos com a ajuda de aparelhos, especialmente com pesos a serem levantados.
- Flexão -> É recomendado a flexão de pernas para a frente, a que forma um ângulo de 90º, revezando entre uma perna e outra a cada troca.
- Prancha -> De barriga para baixo, sustente o peso do tronco nos antebraços e mantenha o apoio do restante do corpo na ponta dos pés, mantendo-o reto.
- Burpee surf -> É a combinação de movimentos rápidos que intercalam diversas posições, na seguinte sequência: em pé, agacha, posição de prancha, flexão e salto.
- Montanhista -> Esse exercício inicia-se na posição de flexão de braço e movimenta-se o joelho como se fosse atingir o peito. O ritmo pode ser acelerado durante a prática.
Gostou de saber o quanto a atividade física pode fazer bem ao nosso coração? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, vamos adorar te responder!