Como Controlar As Finanças Pessoais – Confira As Dicas
Hoje em dia, a discussão sobre finanças pessoais – ou educação financeira em geral – se tornou um debate mais amplo, e cada vez mais frequente. Isso muito é importante, pois não somos condicionados a aprender a administrar o nosso dinheiro, então hoje, trouxemos algumas dicas de como controlar as finanças pessoais.
É importante ressaltar que, cada um possui uma realidade pessoal, e as nossas dicas são dadas de maneira genérica sobre como controlar as finanças pessoais. Adapte o que você achar que for conveniente, e o que analisar e verificar que não tem como aplicar na sua rotina, descarte. Afinal, só você sabe como você precisa utilizar o seu dinheiro.
Por outro lado, quando falamos em adaptação queremos nos referir a coisas importantes, essenciais e básicas de todo o ser humano. Ao longo do texto, você vai conferir como existem coisas que pode ser sim descartada sem fazer falta no fim do mês.
Sobre como controlar as finanças pessoais o que vai pesar é a sua consciência. Se você estiver disposto a entrar nesse desafio (que deve ser somente seu), e pode começar de cabeça, vá em frente ! Porém, se existem outras necessidades urgentes, como ficar sem comer ou suprir outra necessidade básica, coloque isso em sua balança.
Dito isso, vamos começar a ver algumas recomendações para que você comece esse hábito. Sim, as nossas dicas devem participar da sua rotina, sendo agora o seu estilo de vida! Vamos lá ?
Afinal, O Que É O Controle Financeiro E Como Controlar As Finanças Pessoais?
O controle financeiro é o modo em que você vai organizar as suas despesas periódicas (as pessoas usam o parâmetro mensal, mas você que decide), levando em consideração principal gastos fixos, e contando também com outras despesas. O mais motiva as pessoas é o fato de que poucas pessoas sabem quanto ganham e gastam por um determinado período.
Quando você começar a fazer um controle financeiro, você vai tomar um susto logo de cara, por nem imaginar que gastava tudo aquilo. É sempre um choque de realidade para as pessoas que começam o controle financeiro pessoal e não sabem nada do tema.
O controle financeiro pessoal existe para te ajudar nos seus futuros planejamentos, sendo assim, se dedique de verdade, pois só você pode mudar esse cenário. E vai conseguir, aqui no controle financeiro pessoal as características mais marcantes são a dedicação e planejamento, e com isso presente não tem como dar errado.
Quite todas as suas dívidas
Para saber como controlar as finanças pessoais, é importante quitar as dívidas primeiro. Caso você no momento não esteja com nenhuma dívida, o que não é comum, você completou o primeiro passo, e está no melhor caminho para conseguir o seu controle financeiro pessoal. Contudo, se você tem dívidas em aberto, acredite, você não está sozinho, mas está na hora de mudar isso agora.
Não são todas as dívidas atrasadas, mas a maioria acrescenta um juros após a data de vencimento, a no próprio boleto vem uma informação de qual a porcentagem de juros e multa que serão aplicados nos casos de inadimplência.
Pagar no dia correto não traz benefícios somente quanto ao “se livrar da dívida”, como também o fato de que você deixará de pagar juros ou multa.
A sua primeira atitude quando tiver algumas dívidas em aberto será a seguinte: organize as contas que estão atrasadas por data de vencimento, as mais próximas, pague logo. Prefira se livrar das contas anteriores para não sofrer mais aumentos indevidos.
Além disso, você pode tentar conversar com a instituição, empresa ou a pessoa com quem está com essas contas em aberto. Muitas aceitam acordo ou parcelamento do valor. Caso seja um valor grande, é melhor optar pelo acordo, para não tirar muito dinheiro de uma vez só.
Tome Conhecimento Da Sua Renda
Agora que você resolveu as suas dívidas, ou como vai pagá-las, o próximo passo é conhecer a sua renda. Parece óbvio, mas é muito comum e frequente conhecer alguém que não faça idéia de quanto ganha. Se você não sabe quanto pode gastar, você extrapola os limites.
Outro aspecto muito importante é que a sua renda não é o seu salário. Por conhecer a sua renda queremos que você pegue uma planilha ou até um papel e anote tudo que precisa gastar, primeiro colocando o básico e fixo, e agora sim, você conhece a sua renda.
O que for fixo não faz parte da sua renda, pois aquele dinheiro já tem uma finalidade, e não pode sofrer alterações, afinal o que é necessário sempre terá prioridade na sua organização. Claro que, se você recebe dinheiro extra fora o seu salário fixo mensal, isso é positivo e vai te ajudar no controle financeiro.
Contudo, essa não é a realidade de todos. Além disso, se for do ramo de vendas, por exemplo, essa área é incerta. Ora vende muito, ora o seu negócio passa por dificuldades. Você só pode contar com o que for certo.
Qual O Seu Custo De Vida?
Pronto. Agora você resolveu as suas dívidas e conheceu a sua renda. Somente agora você pode definir qual o seu custo de vida, pois é nesse momento que você toma conhecimento do que pode ou não fazer, se tem dinheiro para isso ou não.
Você paga aluguel ? Quanto geralmente vem a sua conta de luz? E a de água? Qual o plano do seu telefone? Qual o plano da sua internet? Depois de fazer essas perguntas para si, calcule uma média de quanto você gasta por mês, e aí a sua resposta sobre o seu custo de vida aparece.
Algumas pessoas contratam planos de telefone e internet que são exagerados, então tente procurar outros planos que estejam mais em conta e que supram as suas necessidades. Esse é apenas um exemplo, porque entendemos que a maioria precisa de uma internet boa por conta do trabalho.
O que você pode fazer para diminuir de custos e gastos (e não for diminuir a sua qualidade de vida ou profissão) é válido. Se puder economizar mais energia para sobrar mais dinheiro para a internet, e por aí vai. Siga esse raciocínio e obtenha sucesso no seu controle financeiro pessoal.