Como Mudar Hábitos Ruins?

Como Mudar Hábitos Ruins?

people 2562694 960 720

Muitas vezes criamos hábitos ruins sem perceber que adquirimos e isso é muito desagradável. Alguns hábitos, na maioria das vezes tomam conta da gente sem sentir, quando vamos nos dar conta já estamos com aquela mania e aquilo acaba virando uma coisa normal pra nós de tão automático que vira.

Existem vários hábitos ruins como: fumar, estalar os dedos, roer unhas, comer sem estar com fome e entre outras coisas. Independente de qual seja o seu hábito ruim, é necessário em primeiro lugar que você esteja disposto a mudar e se esforce para isso. Então, antes de você se desesperar e achar que esse costume é algo que nunca vai sair de você, mantenha a calma. Vamos dar algumas dicas de coisas que você pode fazer para que isso seja eliminado da sua rotina, mas é claro que em primeiro lugar você precisa estar determinado a mudar, ok?

Então vamos lá:

Observe Mais O Seu Mau Hábito 

Seja observador e preste atenção na seu costume. Pegue um bloco de anotações ou um caderno e anote, durante uma semana ou 15 dias, sempre que você praticar esse mau costume ou quando te der vontade de praticar, descreva exatamente o que você está sentindo naquele momento, coloque o seu sentimento ali. Parece besteira, não é? Mas não! Isso vai te ajudar a identificar o que te leva a ter essa mania.

Outra questão muito importante é que isso vai te fazer perceber o quanto aquilo está interligado com o seu comportamento e faz você automaticamente refletir sobre isso, exemplo: se isso só acontece quando você está estressado ou em alguma crise de ansiedade, se isso acontece apenas quando você está num determinado local ou até mesmo depois de fazer uma certa atividade.

Independente de qual for a causa, fazendo isso, você vai conseguir perceber como seu corpo cria impulsos para que você tenha esse mau hábito.

Se Liberte Do Impulso 

Depois de fazer essa análise com as anotações, ficou mais fácil de você saber o que te faz ter esse costume, sendo assim, faça de tudo para evitar ter esse impulso, evite fazer as coisas que estimule você a cair nesse hábito ruim. Fazendo esse esquema, ficara mais fácil paralisar os estímulos que seu corpo tem para que você desenvolva a sua mania e você consegue um autocontrole apenas concentrando seu corpo e evitando certas situações par que você não caia na tentação.

OBS: As vezes você necessita se distanciar do que vai te levar a fazer algo que não te faz bem. Exemplo: Se oque leva você a ter esse costume é mexer no celular, evite ao máximo usar. Se toda vez que você encostar no celular te lembrar levar a fazer tais coisas, deixe o celular num lugar que fique longe do alcance dos seus olhos para que você evite contato.

Relacione Algo Que Te Faz Se Sentir Mal Ao Costume 

Isso não é para você se sentir uma pessoa horrível, pelo contrário. Isso vai fazer você ter uma percepção mais de como isso está te fazendo mal, dá incentivo para que esse hábito para de te atormentar e que você tenha mais controle sobre ele. Interromper hábitos desagradáveis nunca é uma tarefa fácil, então esse método é para que seu cérebro remeta que aquilo é uma coisa ruim.

Existem inúmeros exemplos, mas vamos falar das pessoas que tem o hábito de roer unhas, para interromper isso, existem bases de unhas que contém uma substância que faz com que a unha fique com um gosto amargo e ruim, isso faz com que a pessoa pare de roer umas, pois ela sempre vai remeter aquilo a uma coisa ruim.

Faça Uma Troca: Coisas Ruins Por Coisas Boas 

guitar 3943201 960 720

Nada melhor do que fazer uma troca justa, hábitos bons por hábitos ruins. Inserir algo bom na sua rotina não vai fazer com o que seu costume ruim desapareça da noite para o dia, ok? Isso é para você ocupar sua mente, para você se sentir bem e com isso aquele ciclo vicioso que você está querendo combater velha com menos frequência e com o passar do tempo vire apenas um velho hábito.

As vezes as pessoas procuram fazer atividades que gostam e as faça bem, por exemplo: praticar academia, um esporte de sua preferência, uma atividade que te dê prazer, coisas que te façam bem e não te dê ansiedade para que o impulso não venha e te derrube novamente. Então já sabe, procure fazer algo que te dê prazer, que te mostre o lado bom das coisas, que não te estresse, pois muitas vezes o que impulsiona as pessoas a terem hábitos ruins é o nervosismo, a angústia e a preocupação.

Relaxe Sempre Que Puder

Assim como fazer a troca de hábitos é uma ótima escolha, outra coisa que vai te auxiliar e muito é sempre fazer aquilo que te relaxe. Se você relaxa indo ao cinema, passeando com os amigos ou familiares, escutando uma boa música, respirando um ar puro, seja lá o que for, sempre procure algo que te deixe tranquilo e faça você perceber que você pode sim viver sem essa mania, que a vida é muito mais do que isso e que toda essa ansiedade não vale a pena. Isso vai fazer com que seu interior se sinta mais seguro com o seu eu, e que você não precisa de maus hábitos para te desestressar ou sua válvula de escape, existem outras coisas que vai te ajudar e te fazer bem.

Procurar Ajuda De Um Profissional É Sempre Bom

Se mesmo assim o seu costume continua interferindo e prejudicando sua vida, não pense duas vezes e procure um médico. Existe vários tipos de tratamento para que você deixe essa mania de lado. Procure um Psicólogo, Terapeuta ou um Psiquiatra para te orientar melhor sobre o assunto, não fique com vergonha ou achando que isso é coisa de “gente maluca”, pense sempre que o profissional está ali para te ajudar a sair daquela situação e ter uma vida melhor, temos certeza que um profissional da área vai saber te aconselhar a fazer um tratamento de acordo com as suas necessidades.

OBS: Existem vários modos de tratamento, sendo assim, não fique apavorado se na tentativa um deles não se adequar ao que você está precisando, não desista! Tente outro e vá a luta, muitas vezes tratamentos com esses profissionais são assim mesmo por ser individualizado.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a ver que existe uma luz no fim do túnel para que essa mania saia de uma vez por todas de você. Caso você ainda se sinta mal, procure um profissional que ira te ajudar muito. Deixe seus comentários aqui e não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos !

 

 

 

 

Comentários: