Filhos Empreendedores | Como Prepará-los Desde Cedo
O empreendedorismo é uma característica que muitas pessoas já possuem desde sua infância. Criar filhos empreendedores é preparar as crianças para o futuro, para o mercado de trabalho e também para a vida.
A criatividade e a busca de novas soluções são capacidades que poderão ser desenvolvidas em crianças desde que sejam incentivadas pela família e também pela escola. Ser um empreendedor não quer dizer necessariamente abrir uma empresa. Mas sim de possuir a capacidade de pensar em soluções, enxergar oportunidades e lidar com certos problemas que podem aparecer durante a vida e no dia a dia.
Empreendedores enxergam soluções enquanto outras pessoas só percebem mais problemas.
Infelizmente, no Brasil, essa cultura empreendedora não é cultivada dentro da escola desde a infância. Mas os pais e familiares podem despertar a curiosidade e as habilidades empreendedores nos seus filhos.
Como fazer isso? É simples, prático e indolor. São dicas simples que podem te ajudar a criar um filho empreendedor. Podem, inclusive, te ajudar a ser um empreendedor.
Inovação e criatividade
O empreendedor deve ser criativo e se possível encontrar sempre formas inovadoras para resolver alguns problemas. Vão além da sua obrigação e não tem medo de expressar suas ideias e o que lhe vem à cabeça.
Incentive os seus filhos a serem criativos, pois a criatividade abre caminhos tanto para aventuras profissionais quanto para as pessoais, trazendo muita satisfação na vida deles. Há várias formas de despertar essa habilidade nas crianças, como incentivar a conhecer e tocar um instrumento, pintura e até mesmo artesanato. Encontre algo que você e seu filho se identifiquem, será uma ótima maneira para despertar o espírito empreendedor e ainda passarem um tempo juntos.
Mostre a eles que ter responsabilidade é importante
Os empreendedores são sempre responsáveis tanto para eles mesmos quanto para as pessoas ao seu redor. Tomam decisões e analisam sempre a melhor forma de gastar os seus recursos que na maioria das vezes são imprevisíveis e limitados.
Dessa forma desenvolvem a capacidade de criar soluções com poucas coisas, andam com as próprias pernas e assumem total responsabilidade pelos seus atos, transmitindo confiança e caráter. Para formar filhos empreendedores, mostre a eles que por mais que as ideias empreendedoras algumas vezes não sejam tão boas e acabem dando errado, elas devem ser vistas como aprendizado e experiência e que não se pode desanimar. Essa é a hora de mostrar que o certo é levantar a cabeça e continuar persistindo no que eles almejam.
Ensine-os também que precisam aprender a responder por seus atos, já que isso também faz parte da responsabilidade.
Investir no que ama
Ensine seus filhos que ele não precisa fazer o que todo mundo faz ou investir apenas em algo que está em alta no mercado. Incentive-o a investir no que ele ama.
Um estilo, uma paixão ou um hobby podem construir ideias de negócios fascinantes! Afinal, quando se faz o que se ama, se faz bem feito. Assim, filhos empreendedores aprenderão a trabalhar em um emprego que é uma paixão pessoal, trazendo muito prazer e satisfação para toda a vida.
Não importa se o seu filho gosta de futebol, livros ou dança. Incentive-os a nunca deixar o seu hobby de lado.
Proponha desafios a seus filhos empreendedores
Uma boa dica é que você faça perguntas à criança de como ela preferiria certo brinquedo, se fosse para ela criar algo de útil o que criaria e outras perguntas que possam despertar a curiosidade e criatividade dela.
Incentive-a sair dos padrões de brinquedos iguais e abrir a mente para algo diferente do habitual. Além de questionar, incentive a pesquisar sobre o que e como ela faria, se for possível coloque a mão na massa! Que tal um experimento só de vocês? Crie um cantinho em sua casa para construir brinquedos e outros objetos.
A pessoa que é empreendedora é movida a perguntas e adora respondê-las para que possa transformar uma ideia em realidade. Afinal, a curiosidade é uma das rodas do empreendedorismo.
Crie um ambiente de empreendedorismo dentro da sua casa
Faça com que as crianças participem de tudo que ocorre dentro da sua casa, tanto nas ocasiões boas quanto as ruins. Dessa maneira elas serão estimuladas a ter opinião própria, a ter planejamento diante das coisas.
Saberão da organização para se ter algo. Se forem viajar, faça com que eles estejam cientes de valores e de tudo que precisa para que dê certo. Ajude-os a arrumar as próprias malas ao invés de fazer isso por eles. Façam a lista do supermercado e as compras juntos. Dividam as tarefas domésticas, como arrumar a cama e guardar os brinquedos.
São exemplos simples que também fazem parte de uma empresa. Quando a criança estiver na vida adulta já saberá como reagir, além disso, irá reunir toda a família para atingir grandes objetivos.
Não dê mesadas
Não dê coisas materiais, nem dinheiro para compensar algo que a criança fez, a não ser em datas comemorativas. Explique que nem tudo é fácil na vida e quando se quer algo é preciso conquistar.
Leia também: Educação Financeira: O homem como o líder da casa
Exemplo disso, faça bolinhos juntos com seus filhos e venda no seu serviço, para os coleguinhas deles, para os vizinhos e até familiares. Ajude em todo o processo: desde a produção até a prestação de contas. Assim eles verão como funciona e já estarão atentos quando realmente forem administrar um negócio próprio.
Sempre elogie quando estiver certo e converse se estiver errado
O elogio incentiva a criança a continuar a fazer o que é certo. As conversas sérias ajudam a evitar erros.
Elogie se ela teve uma boa Ideia, uma boa atitude, se reagiu bem a diversas situações e em outras ocasiões. Mas também converse quando algo estiver errado e não tenha medo de fazer isso. É necessário impor limites a seus filhos e mostrar que o “não” existe e isso pode ser uma prova de amor para com eles.
Ensine seus filhos a se autoavaliar para que eles vejam o que está errado, o que é preciso melhorar e o que dê certo eles estão fazendo. É importante que você auxilie e que não julgue. Eles precisam saber identificar a si mesmo e a compreender que certas coisas devem mudar para que eles sejam felizes.
Crie filhos empreendedores. Prepare-os para o mundo. Isso também é uma prova de amor.