Doenças Que Todo Homem Deveria Se Preocupar E Como Preveni-las
A rotina cansativa da maioria das pessoas hoje, impede que muitas delas tomem os devidos cuidados com a saúde, é cada dia mais difícil ver homens e mulheres realizando regularmente check-ups e exames para saber como anda o organismo e as suas funcionalidades. A maioria dos especialistas em medicina alertam para a prática de revisões periódicas, e o quanto elas ajudam no controle de doenças mais complicadas de serem tratadas, como por exemplo o Câncer, doença que vem assolando o mundo nos últimos anos, quanto mais rápido for o tratamento, mais chances de cura o portador da doença tem.
Algumas Doenças Que Causam Preocupação
Câncer De Próstata
Aquele que a maioria dos homens entre 40 e 45 anos precisam fazer para realizar o diagnóstico de câncer. Mesmo com todos os avanços tecnológicos a melhor maneira de detectar qualquer irregularidade é com o chamado exame de toque, algo que desperta pavor em 8 entre 10 homens, pela forma como o exame é efetuado, através da inserção do dedo na próstata do paciente para verificação de possíveis sinais de tumor, muitos homens acham que isso fere a sua “masculinidade” e acabam demorando ou até mesmo não realizando o exame por receio, algo totalmente prejudicial a si próprio, o exame é importante para evitar descobrir a doença, quando a mesma estiver num nível mais avançado, onde as chances de cura se tornam mínima.
Incontinência Urinária
Além do câncer de próstata existem outras doenças que os homens deveriam saber e prevenir através de exames e cuidados maiores com a saúde, citamos como exemplo a disfunção erétil, a andropausa e a incontinência urinária, todas essas afetam muitos homens e podem trazer problemas maiores, se não forem diagnosticadas cedo. De todas essas citadas sem dúvidas a mais conhecida é a disfunção erétil, que atinge homens de diversas idades, e que assim como o exame do toque existem padrões a serem quebrados, muitos homens acham que o fato da impotência na hora do ato sexual seja algo baseado apenas em falta de vontade no momento, mas a questão pode ser bem maior e pode ser uma doença que se controlada, permite aos jovens e adultos terem sua vida sexual completamente ativa.
Andropausa
A andropausa é um pouco mais complexa e afeta os homens entre 40 e 55 anos e aos especialistas costumam tratar a doença como a menopausa masculina, ela não possui os mesmos sintomas que nas mulheres como o fim do período menstrual, ela é baseada na falta de regulação de hormônios o que pode causar falta de humor, fadiga, cansaço, perda de energia e libido e agilidade física. A queda de hormônios é natural para todos os homens independente da idade, porém, é necessário cuidados pois as quedas bruscas podem causar problemas cardíacos e ósseos, então é sempre importante está realizando exames para saber o estado dos hormônios, pois a constatação da doença não é tão fácil como a menopausa, ela varia de homem pra homem.
Diabetes
A diabetes é uma doença em que o organismo não consegue produzir insulina, sendo assim, os níveis de açúcar no sangue aumentam. Podendo causar serias complicações se não for controlado. Seja qual for o tipo da diabetes, a doença é bem mais agressiva no homem do que na mulher. No homem, a diabetes as vezes é um alerta de muitos problemas de saúde como: hipertensão arterial , doenças renal e problemas no sistema circulatório ou nervoso e segundo alguns estudos apontam, mais de 70% dos homens com diabetes têm disfunção erétil.