Empreendedorismo – Como Começar E Onde Investir
O número de desempregados no Brasil está beirando os 14% segundo os últimos levantamentos feitos, o altíssimo número é ocasionado devido a grande crise financeira pela qual estamos assolados nos últimos anos. A quantidade de pessoas que estão a procura de emprego é um grande problema, pois isso impacta de maneira direta o país e a economia, diante de tanta gente sem poder de compra no mercado. E o número pode ser até maior que o citado acima, levando em conta que os cálculos são feitos referente as pessoas que buscam empregos, existem uma série de pessoas que estão vivendo na informalidade, dos famosos “bicos” ou tentando começar o seu próprio negócio.
Sendo assim, muitas pessoas estão optando pelo método do empreendedorismo no país. Uma alternativa encontrada por inúmeros brasileiros, para driblar os altos índices de desemprego. Mas engana-se quem pensa que é fácil ter o seu próprio negócio. Alguns estudos apontam que o Brasil é um dos países com mais dificuldade para aqueles que tem o sonho de trabalhar por conta própria, muito por conta dos juros altíssimos cobrados para os empresários.
Esses altos valores assustam e até mesmo inibem quem pensa em começar seu negócio, muitas vezes o valor de investimento inicial não condiz com o necessário para se começar um bom empreendimento. Muito por conta disso, que a maioria das pessoas que tenta abrir um próprio negócio costuma desistir nos primeiros anos. Independente do ramo escolhido, é preciso algumas dicas muito válidas para que o negócio possa dar certo. A primeira e mais importante é o poder de investimento, quem sonha em empreender, precisa entender o seu poder de busca no mercado, e estudar a melhor forma de aplicar os valores disponíveis na hora de começar. Isso segundo órgãos de controle de micro e pequenas empresas é o principal motivo para o fechamento desses empreendimentos nos 3 primeiros anos.
Como Investir
Ter verba para investimento não é garantia para o sucesso, é preciso que haja um bom planejamento e estudo de mercado antes de se iniciar uma ideia. Alguns estudiosos na arte do empreender, dizem que o primeiro passo é realizar um “branstorming” termo classificado como “chuva de ideias”, nada mais é que colocar no papel todos os pontos principais do negócio que está sendo planejado e todas as ideias que estão na mente do empreendedor, visando encontrar a opção que mais se encaixe com a realidade inicial do negócio.
Respeitar esse primeiro passo pode ser a grande chave para o sucesso, após realizar esse planejamento prévio, o empreendedor deverá focar agora no estudo de mercado, sobre a atividade exercida, levando em conta a enorme saturação do mercado em todos os ramos, muito por conta do crescimento assustador do empreendedorismo no país. Nessa hora que entra a criatividade do empresário que precisa colocar em prática a busca pelo diferencial que o seu negócio terá. Citamos como exemplo o ramo de barbearia. Antes tínhamos os barbeiros tradicionais, aqueles que tinham um espaço antigo, uma cadeira, e aquele espaço tradicional.
Com a mudança do segmento e a saturação do mercado foi preciso inovar para continuar atraindo os clientes, pensando nisso foi desenvolvido as chamadas “barber shops”. Barbearias com um diferencial de entretenimento para o cliente, são a sensação do momento no conceito de empreendedorismo. As barbearias modernas tem um diferencial que a chance de entreter o cliente com algumas facilidades que atrai e muito a atenção dos consumidores, os locais passaram a adicionar cervejas, jogos, roupas entre outras inúmeras novidades, atraindo uma atenção maior, além de mudar totalmente a estética dos locais, o clássico deu lugar ao design moderno e despojado, que oferece uma grande comodidade.