O Que É Um Plano De Carreira? Saiba Como Fazer O Seu
Há quem goste de viver intensamente, sem seguir regras ou planejamentos. Outros já preferem a certeza de que vão chegar lá, sem surpresas — agradáveis ou não — no meio do caminho. Há quem procure ter uma carreira de sucesso e lutam por isso o tempo todo. Outros ainda não decidiram o que querem ser. Mas por mais que você goste de se aventurar e viver a vida intensamente, para conseguir ser um profissional de sucesso e crescer profissionalmente, precisa ter um plano de carreira.
Desculpem-se os que vivem perigosamente, mas sou adepto aos planos e planejamentos para uma vida melhor. Afinal, surpresas são boas sim, porém não é a minha praia viver na incerteza de que amanhã terei um emprego ou se terei dinheiro suficiente para pagar as contas e fazer aquela viagem que tanto gostaria de fazer.
Diz o meu plano de carreira para ajudar a melhorar a minha profissional e alcançar meus objetivos. Se você também tem foco na vida, sugiro ter um plano. Se você ainda não sabe como e porquê fazer o seu, vou te contar tudo o que precisa saber.
Plano De Carreira — O Que É? Para Que Serve?
Certamente você já ouviu isso e não leve como clichê, mas o plano de carreira começa com a definição de um objetivo, uma meta a ser alcançada. O plano de carreira é a ferramenta usada para colocar sua vida profissional nos eixos e alavancá-la como deveria. Muitas pessoas ficam paradas onde estão por falta de um bom plano. Outras decolam rapidamente, pois elas possuem um plano de carreira muito bem elaborado.
Entenda o plano de carreira como um planejamento para alcançar seus objetivos. Com ele, você saberá o que fazer e quando fazer. Sem ele, você apenas estará realizando as atividades de costume, sem um objetivo específico ou ainda não conseguirá se concentrar no que realmente importa. Afinal, você não tem um planejamento, logo não tem tarefas pré-estabelecidas a fazer.
Há quem indique o plano de carreira apenas para pessoas que sofreram um baque na vida profissional: perderam o emprego, querem mudar de profissão ou ainda não encontraram a profissão ideal. Mas eu acho que o plano de carreira é para qualquer pessoa que quer algo melhor em sua vida profissional.
Você quer algo melhor em sua vida profissional? Então vem comigo aprender a montar o seu plano de carreira.
Monte O Seu Plano De Carreira
Ante de qualquer coisa, saiba que você precisa ter: um objetivo e um prazo para alcançá-lo. Afinal, é todo objetivo precisa de um prazo para ser alcançado, caso contrário, ele se tornará apenas mais um sonho inacessível.
Vamos dividir a montagem de seu plano de carreira em alguns passos, assim acredito que facilitará na hora de colocá-lo o plano em ação.
Passo 1
Assim como qualquer planejamento, é essencial começar com uma analise profunda do que está acontecendo. Analise sua vida, reflita sobre o seu trabalho, sua profissão, a empresa em que trabalha e inclua também os seus sonhos. Veja se eles são fortes candidatos a tornarem-se metas.
Veja o que te agrada profissionalmente e o que você possui mais aptidão. Isso te ajudará a concluir um objetivo final. Ao decidir qual é o seu objetivo, você concluiu o primeiro passo para construir o seu plano de carreira.
Passo 2
Com o objetivo definido analise o que precisa ser feito. Uma faculdade? Um curso? Juntar dinheiro? Elabore um esquema do caminho a ser percorrido e acrescente os prazos para concluir cada etapa até chegar ao objetivo final.
Tenha em mente que colocar prazos reais e metas alcançáveis é uma estratégia eficiente para concluir o seu plano com sucesso. Veja se o prazo estipulado é viável e se você está disposto a colocá-lo em prática.
Passo 3
Coloque tudo o que planejou em prática. Elimine de sua vida tudo o que te puxa para trás como a procrastinação. Se você percebeu que precisa aprender inglês em 6 meses, comece agora e não deixe para quando o prazo estiver acabando. Deixar as coisas para última hora não fazem sentido para quem tem um plano.
Lute para alcançar as metas no tempo pré-estabelecido. Mas lute também para não deixar nada para quando o prazo estiver chegando ao fim. Colocar as ideias e o planejamento em prática te garantem o tempo ideal para realizar cada tarefa proposta. Lembre-se: você foi o responsável por estabelecer os prazos, ou seja, se você acha que aprende inglês em 6 meses, use todo esse tempo para aprender inglês.
Ganhe Muito Mais Com O Seu Plano De Metas
Não, não estou falando — especificamente — de ganhos financeiros. Mas estou falando de ganhar tempo, qualidade de vida e motivação para realizar tudo o que sempre sonhou.
Quando você se programa, você consegue encontrar mais tempo para viver: ao fazer as atividades no prazo previsto, você não perde mais noites de sono ou finais de semana trabalhando em projetos atrasados. Quando você segue o seu planejamento, realiza tudo dentro do previsto e sobra mais tempo para aproveitar e descansar.
Desde que estabeleci o meu plano de carreira e controlei os meus horários no dia a dia, tenho mais tempo para ler os livros que estão parados na prateleira e assistir as sérias que sempre quis. Atividades simples, que antes eu não tinha tempo, afinal, trabalhava muito, mas não saia do lugar. As tarefas estavam sempre atrasadas, porque ao invés de usar o tempo que eu tinha para realizá-las, acaba fazendo outras coisas desnecessárias.
É incrível o que a dedicação pode fazer por você. Ao se dedicar em algo, seja uma tarefa do seu trabalho ou algo em sua vida pessoal, você consegue concluí-la com sucesso. Antigamente, pensava ser o cara mais produtivo do escritório, pois era um cara multitarefa. Ao seguir o meu plano, percebi que se dedicar meu tempo a apenas uma coisa, faço muito mais e muito bem feito.
Quando há dedicação, preparo e disciplina, o plano de carreira vai ganhando forma. Ele vai se construindo e você percebe que a cada meta cumprida é um degrau a mais para o sucesso. Com o plano de carreira você irá crescer muito mais do que sem ele. E acredite, com um plano de carreira, você terá muito mais tempo para aproveitar cada momento. Experimente fazer o seu.