O que você quer ser quando crescer?
Uma das primeiras coisas que você precisa definir quando pretende construir sua marca pessoal é a sua visão. Visão é basicamente um objetivo de longo prazo, ou a resposta à pergunta “o que você quer ser quando crescer?”
Eu costumava pensar que eu era o único a ter dificuldade em encontrar uma resposta a esta pergunta. Mas depois de algumas conversas com amigos eu descobri que não estava sozinho.
Logo quando entrei na universidade, numa didática de início de semestre, na hora da apresentação pessoal, o professor perguntava: “O que você quer ser quando sair da faculdade?” Fiquei ligeiramente surpreso com o olhar atordoado e pensamentos confusos dos meus colegas de classe. Eu pensei que eles teriam a resposta na ponta de suas línguas, que só eu estava ali meio perdido…
Aparentemente o problema é mais comum do que eu pensava. Então eu decidi compartilhar minha experiência, apesar de todas as dúvidas e perguntas que ainda existem em minha cabeça.
De uma coisa eu tenho certeza: você não encontrará uma fórmula mágica nem uma receita fácil de seguir para resolver todos os problemas do mundo.
Em sua jornada, você vai encontrar algumas armadilhas, vai enfrentar algumas dificuldades… Quando se deparar em alguma situação desse tipo, você deve parar um pouco e pensar numa forma de solucionar esse problema. Com o tempo vem a experiência, e tudo fica mais fácil e mais tranquilo.
Se você perguntar isso a uma criança certamente ela saberá a resposta: “Quero ser jogador de futebol”, “quero ser médico”, “quero ser juiz”, “quero ser empresário”… Você ainda consegue ser tão objetivo assim? Caso a resposta seja positiva, meus parabéns! Já pensou em como você pode chegar lá?
Como você se vê no futuro?
Levando isso pro lado profissional, a construção de uma carreira, a construção de uma marca pessoal, demanda trabalho, dedicação e esforço.
No mundo corporativo, você precisaria definir a visão da empresa. Visão é basicamente uma meta de longo prazo. É muito eficaz aplicar esse modelo para atingir seus objetivos…
Como posso chegar lá?
Vamos supor que você queria ser um Juiz. Aplicando engenharia reversa no processo, para ser Juiz, você precisa se tornar advogado antes, e para se tornar um advogado, você precisa cursar Bacharelado em Direito… Então, essa é a sequência lógica (de forma leiga) da jornada para se tornar um Juiz:
- Concluir o Ensino Médio;
- Conseguir aprovação em um vestibular de Direito;
- Cursar o bacharelado em Direito e ser aprovado em todas as disciplinas;
- Fazer a prova da OAB e ser aprovado;
- Atuar como advogado para ganhar um pouco de experiência;
- Prestar concursos para Juiz até ser aprovado.
Então, a uma visão leiga do processo, de uma forma simplificada, essa seria as metas para alcançar o objetivo de se tornar um Juiz. É possível fazer uma lista desse tipo para praticamente todo tipo de objetivo que você tenha em mente.
Responda à pergunta “o que você quer ser quando crescer”. E agora analise como estão suas ações no momento, se você está caminhando na direção certa. Para te ajudar nessa análise, pense nas respostas para as seguintes perguntas: O que você está fazendo? Como você está fazendo? Quem pode te ajudar?
Engenharia Reversa de processos…
A direção você já sabe como descobrir: faça engenharia reversa dos processos… Este termo “engenharia reversa” veio do meio tecnológico, e significa basicamente “desmontar uma máquina para descobrir como ela funciona”.
O conceito que trago aqui é uma adaptação do original, aplicando-o em diversas situações. Você precisa desconstruir o objetivo final, até o básico, “começando do zero”, construindo assim a jornada para alcançar este objetivo. É um exercício de imaginação, uma visualização guiada. Às vezes, pode até ser contrário ao que você pensou que queria fazer …
Um outro exemplo, vamos supor que você queira se tornar um cantor/cantora profissional. O que você precisa fazer?
- Aprenda a cantar. A primeira coisa que você deve fazer é aprender a cantar. Você precisa fazer algum curso de canto. Estou incluindo aqui também os ensaios.
- Experiência. O segundo passo, é adquirir experiência… A maior parte dos cantores famosos começaram tocando em bares, pequenos clubes, e festas de amigos. A não ser que você possua um talento excepcional, o caminho mais fácil é esse.
- Gravação. Quando você estiver se sentindo mais seguro, grave um material para usar como demonstração. Pode ser um vídeo, alguns áudios… Isso vai te ajudar no próximo passo, que é a divulgação.
- Divulgue seu trabalho. Para ser um artista você precisa trabalhar a divulgação de seu material. Aqui vale contratar um pessoal de marketing especializado para criar a sua marca pessoal. Quanto mais reconhecido você for, mais fácil será a sua jornada para o sucesso.
Acho que já deu pra entender… Não adianta você querer atropelar os processos: não é possível se tornar um médico sem ter feito o curso de medicina. Descubra os passos que você precisa seguir para alcançar seus objetivos, e crie metas a partir desses passos.
Concluindo o pensamento…
Se você ainda é jovem, esta é uma importante etapa da sua vida, acho que também é uma das mais difíceis. Especialmente quando você não tem uma opinião formada sobre o que você pretende ser/fazer.
Uma dica que tenho para você é que não pense em um trabalho específico ainda… É mais interessante ter uma noção geral de onde você quer chegar, que tipo de vida você imagina ter. Use a engenharia reversa das coisas para descobrir como você pode chegar a esse ideal de vida que você deseja.
Você tem um cérebro: faça bom uso dele! Formule perguntas, questione suposições e ideias preconcebidas, tenha dúvidas, busque respostas, mude de ideia…
E o mais importante: Faça acontecer! Fazer alguma coisa e pensar sobre essa coisa são duas coisas completamente diferentes. A única maneira de saber se você é realmente apaixonado por alguma coisa é experimentando na prática.
Outra coisa: você não precisa definir toda a sua vida ainda. Talvez você se sinta mais confortável fazendo planos apenas para o próximo seis meses. O que você precisa é de uma direção para seguir. Como diria o grupo Charlie Brown Jr, “O futuro é um labirinto para quem não sabe o que quer”.