Quando falamos em economizar dinheiro sempre é uma tarefa complicada. Mas, você sabia que na maioria das vezes o seu salário da perfeitamente pra você pagar suas contas e ainda conseguir guardar uma grana assim que todos os boletos estiverem pagos? Fazer uma poupança não é uma coisa fácil, porém também não é aquele bicho de 7 cabeças, as vezes você só precisa de controle e saber para onde está indo seu dinheiro.
Existem algumas práticas que vão te auxiliar em como lidar melhor com seu dinheiro, para que ele renda mais e você consiga economizar e dar o start em sua poupança.
Mas antes de começarmos a falar sobre o passo a passo é importante frisar que, ao fazer um balancete de todas as entradas e saídas de dinheiro, você tem que pensar que a poupança não vai virar uma extensão do seu salário, aquele dinheiro é uma garantia sua como trabalhador, caso aconteça algo você não vai precisar se desesperar, pois a poupança está ali para uma emergência ou eventualidade.
Já tendo todos os esclarecimentos em mente, fique em nossas dicas e aprenda a economizar seu dinheiro de uma forma não te faça falta durante o mês.
Primeiro Passo
Faça uma lista ou uma planilha de todos os gastos fixos que você tem durante todo o mês. Após isso, você vai listando tudo que é despesa extra ou alguma eventualidade, faça essa analise durante dois meses e vá somando os valores de seus gastos rotineiros e seus gastos supérfluos de todo mês.
Depois você organiza por categorias, exemplo: contas de casa, contas pessoais, compras do mês, supermercado, cartão de crédito e por aí vai. Faça a some por categorias, exemplo: contas de casa total de x reais, contas pessoais total de y. Coloque tudo na planilha para ter controle.
Segundo Passo
Quando você já estiver com tudo em mãos, todos os seus gastos durante o período de observação com todos os seus gastos registrados, você já pode começar a se estruturar para começar a se organizar. É sempre bom lembrar que, suas despesas nunca podem ser maiores do que sua renda, pode parecer bobagem dizer isso, mas não é. Muitas vezes nós não temos um controle e acabamos jogando todo no cartão de crédito, como se ele fosse uma segunda renda, isso é um erro!
Pois o seu cartão de crédito tem uma fatura a ser paga, sendo assim o melhor a se fazer é só usar seu cartão de crédito em compras de alto valor que precisam ser parceladas.
Outro ponto a ser colocado em análise é deixar um dinheiro caso tenha alguma despesa de emergência, exemplo: precisar comprar um remédio, alguma despesa que surgir com o carro e etc. O ideal é deixar esse dinheiro de lado caso aconteça alguma despesa necessária que não está em seu planejamento.
Terceiro Passo
Agora que já analisou tudo isso, é hora de programar seu orçamento. O seu próximo passo é produzir uma gestão econômica dentro do que você ganha.
Essa será a hoje de cortar gastos desnecessários e fazer com que seu dinheiro renda mais, então para que isso seja feito com mais rigor é preciso cortar o mal pela raiz de todos as despesas supérfluas, uma outra coisa que pode ser diminuída também são contas de lazer como, cinema, shows, refeições, compras no shopping e coisas a fins. Esses gastos vão fazer com que sobre dinheiro, é claro que isso não será de imediato, aos poucos isso vai acontecendo.
Quarto Passo
Agora que já sabe ao certo os custos que você precisa cortar, vamos colocar seus planos em ordem ? Nada melhor do que uma motivação para que você consiga enfim juntar dinheiro. Coloque como metas, exemplo: você quer muito viajar, comprar um carro, um apartamento ou quem sabe até fazer uma reforma em sua própria casa?
Escolha algo que você queira muito e coloque como sua meta na hora de guardar seu dinheiro. Assim que você fizer sua escolha, faça o orçamento de quanto irá gastar para fazer o seu projeto, exemplo: se seu orçamento der 30 mil reais, você sempre irá jogar pra cima, faça sua meta por 35 a 40 mil reais. Existem alguns aplicativos que podem te auxiliar nesse período de organização.
Outra forma de você se organizar é colocar prazos no que você pretende fazer. Separe coisas a curto prazo de coisas a longo prazo, exemplo: a curto prazo pode ser no período de 1 a 3 anos, esse tempo você pode programar suas férias, comprar um carro, fazer reforma em algum comodo de sua casa/apartamento.
Ou você pode preferir se planejar a longo prazo, para realizar as coisas de 5 anos para frente como por exemplo: a compra de um imóvel, morar fora do país durante um tempo, sua aposentadoria, se precaver pela educação de um filho e etc.
Quinto Passo
Já que agora você tem tudo em mente, precisa de um lugar para guardar seu dinheiro com segurança e que faça sua poupança render. Separamos algumas opções de locais em que você pode aplicar seu dinheiro sem maiores dores de cabeça.
Mais uma vez vamos separar por metas. Se você é do time que esta com o planejamento a curto prazo, as melhores opções que podem te atender são:
- Conta Poupança de seu banco
- Pic, que durante um determinado tempo você vai depositar esse dinheiro e não poderá retirar até o tempo que você determinar. Exemplo: você irá comprar um carro daqui a 1 ano e meio, você só vai poder mexer nesse dinheiro depois de 1 ano e meio.
Já as metas a longo prazo funcionam de uma forma diferente, são elas essas formas:
- Contas poupanças individuais. Esse tipo de conta geralmente funcionam com mais competência do que uma conta poupança vinculada a sua conta corrente, pois elas são asseguradas e controladas mais detalhadamente.
- Investir em ações. Essas contas de investimentos em ações não são tão fáceis assim, mas é uma ótima opção se você está se programando a longo prazo. Elas funcionam da seguinte forma, você procurar um banco ou um investidor seguro, de preferencia por indicação de pessoas de confiança que posso fazer tudo de forma clara e correta. O que você precisa ter em mente é que se trata de um investimento, que você vai depender da valorização do dinheiro ao decorrer da época, mas tirando essa parte é uma excelente opção. Pois aquilo irá ficar guardado e sendo monitorado frequentemente.
Mas, para que tudo dê certo, é preciso muita disciplina e determinação. Pois administrar dinheiro não é uma coisa fácil, porém com força de vontade será possível!
Gostou do nosso artigo ? Espero que tenha esclarecido e te ajudado a se preparar para ter uma boa poupança. Ficou com alguma duvida ? Deixe aí nos comentários, vamos adorar te responder!
Comentários: