A Importância Do Autoconhecimento
Ao longo de nossas vidas, muitos processos internos precisam ser realizados a fim de conseguir lidar com questões pessoais – e até situações externas, mas que interferem na nossa vida. Nesse sentido, o autoconhecimento se torna imprescindível para conseguir entender sobre nós mesmos e responder a um questionamento unânime: quem sou eu?
Na verdade, entendemos que conhecer a si próprio é um desafio, pois não é um costume que cultuamos. Na prática, nós estamos acostumados a sempre observar a vida alheia, bem como as suas falhas ou até mesmo os acertos, porém não fazemos isso conosco.
Esse é o ponto que nos faz lidar melhor com algumas situações do dia a dia, que não sejam necessariamente complicadas, mas que exigem um certo equilíbrio emocional. Não conseguimos controlar o mundo externo, mas temos que ter o controle das nossas emoções.
Vamos entender então qual a importância do autoconhecimento e o seu impacto na rotina.
Qual a importância do autoconhecimento?
Por muito tempo, nós ouvimos que existem sentimentos ruins e outros que são bons, mas não nos ensinam como lidar com essas emoções. O que ocorre na realidade é uma confusão em nossa mente quando coisas grandes ocorrem na nossa vida.
As reações são diferentes de acordo com cada ser humano, isso porque todos nós possuímos uma forma diversa de lidar com as emoções. Por exemplo, o luto é uma situação desastrosa para a maioria da população e não conseguimos quantificar o tempo que isso perdura em nossa cabeça.
Algumas pessoas ficam tristes por muito tempo e depois tentam “seguir a vida”. Contudo, para outras pessoas o luto é tão forte que é impossível para elas seguir em frente, então estão sempre nessa situação de remoer coisas do passado.
Não existe maneira correta de lidar com isso (muito menos com qualquer outro sentimento). O que você pode fazer é começar um processo de autoconhecimento para conseguir compreender como a sua saúde mental é interferida com situações como essa.
Se abalar e ficar mal é normal, mas somente você conhece os seus limites. Se conhecer é um ato de amor com você mesmo, pois assim é mais fácil de entender sobre os seus gostos, como cuidar de você e os seus sentimentos e afins.
É importante entender que todo esse processo existe para lhe beneficiar, então mesmo que não exista um “problema” aparente, é interessante procurar um profissional da área de Psicologia para te ajudar nessa nova trilha.
O que vou conseguir com o autoconhecimento?
Os ganhos com o autoconhecimento são inúmeros, sem contar que tudo será muito bem aproveitado por você mesmo. Porém, existem outros benefícios que são adquiridos ao longo desse processo que são bastante rentáveis para você.
Um desses benefícios, por exemplo, é conseguir traçar um objetivo na sua vida com base no que está acontecendo nesse exato momento. Uma trajetória a ser seguida precisa ser bastante estudada, mas não somente sobre propostas ou tendências de mercado, mas também sobre como a sua saúde mental está e qual o seu limite.
Limite é outro ganho que você tem depois que começa esse processo de conhecer a si mesmo, pois muitas vezes não entendemos até onde o nosso corpo aguenta e ficamos forçando e nos sobrecarregando de tarefas que poderiam ser evitadas.
Inclusive, a sua personalidade também é desbravada nesse momento. Nós achamos que conhecemos exatamente tudo sobre nós e como reagimos diante de determinadas situações, mas nem sempre isso é verdade.
Perceba que tudo está interligado de forma a te ajudar no presente, a lidar com o passado e te preparar para o futuro. Isso é benefício a longo prazo, e não uma promessa para hoje. Além de ser um investimento em você e na sua saúde mental.
A saúde, como um todo, deve ser sempre uma prioridade na sua vida, visto que ela é o nosso pilar de segurança. Se o seu mental estiver afetado isso vai interferir no seu físico, o que vai deixar tudo desequilibrado.
O seu foco sempre tem que estar apontado para o equilíbrio emocional, pois essa é a única forma de ter uma qualidade vida. Você está suscetível às mais diferentes situações, sejam boas ou ruins, mas saber lidar com elas é o que vai te ajudar.
Como começar o processo de autoconhecimento?
Existem alguns exercícios que foram criados com a intenção de promover o autoconhecimento e te ajudar nesse processo de se conhecer. Porém, por outro lado, nós sempre incentivamos a procura de um psicólogo, terapeuta ou afim.
A ajuda de um profissional e o acompanhamento que ele vai criar com você é algo único, sendo a melhor opção para te levar por um caminho mais guiado. Nada melhor do que realizar algum processo (seja qual for) e ter uma ajuda de quem entende do assunto.
Mesmo assim, existem algumas formas de exercitar esse autoconhecimento de forma autônoma, mas isso não exclui a importância de procurar por ajuda profissional.
– Perguntas que servem como reflexão: uma forma de incentivar e começar o processo de autoconhecimento é se perguntar algumas coisas que servirão como reflexão, inclusive para responder questões atuais que estão lhe incomodando.
As perguntas não têm um roteiro pré-definido, ou seja, você pode trilhar um caminho que siga o seu ritmo, o importante é que sejam questões em relação a um curto, médio e longo prazo.
Por exemplo, quais os objetivos para agora, amanhã e daqui a 20 anos? Não precisam ser 20 anos, mas devem seguir esse caminho de evolução na sua vida.
– Como está a sua vida até agora: pare um segundo e analise tudo que está acontecendo na sua vida, isso é favorável para você ou tem algo te atrasando e te puxando para trás?
Além de analisar o hoje, você deve aumentar as suas perspectivas e pensar no amanhã. Será que tudo isso que está acontecendo hoje será próspero para você num amanhã bem próximo? Esses questionamentos devem ser sempre feitos para atingir uma resposta mais concreta de qual será o seu próximo passo.