Como Poupar Dinheiro? Tudo O Que Você Precisa Saber, Confira!

Como Poupar Dinheiro? Tudo O Que Você Precisa Saber, Confira!

Então, hoje trouxemos algumas dicas de como poupar dinheiro, tendo em vista que essa é umas das grandes dificuldades do brasileiro como um todo.

Na prática, o mais recomendado é que você realize um estudo sobre educação financeira, afinal não somos estimulados a entender sobre o assunto, mas é possível correr atrás desse prejuízo, e aprender a como poupar dinheiro.

Por ter isso em mente, entendemos que nem todos possuem consciência quanto aos seus gastos e por isso, acabam se prejudicando no final de cada mês.

Só por ter acessado esse texto, você já demonstrou interesse em saber como mudar os seus hábitos financeiros.

A priori que queremos deixar claro é que, a nenhum momento a nossa intenção é impor como você deve lidar com a sua situação financeira daqui para frente. O nosso objetivo é conscientizar você leitor, a se tornar mais curioso nesse aspecto. De como precisamos lidar com os nossos gastos.

Entendemos também que as realidades de cada um são diferentes umas das outras, então, desfrute das nossas dicas e adapte essas recomendações o quanto for necessário.

Mas o objetivo principal é fazer como poupar dinheiro e parar de se afundar no prejuízo constantemente.

como_poupar_dinheiro

Mas Como Poupar Dinheiro ?

Corte tudo aquilo que for desnecessário

Essa é uma dica perigosa para quem não sabe interpretar. Quem começa a criar um senso para saber como poupar dinheiro, costuma entender que tudo é desnecessário, e não é bem assim que as coisas funcionam.

As primeiras coisas consideradas desnecessárias são eventos ou atividades voltadas para o lazer, mas por quê?

O seu lazer é importante para que toda a rotina funcione, afinal, a sua rotina já deve ser bem estressante, então esse é o momento em que você vai deixar tudo de lado e começar se distrair (aumentando o seu rendimento).

Focar somente no trabalho ou nos estudos pode ser um pouco perigoso para a sua saúde mental inclusive. Quando falamos em coisas desnecessárias é muito subjetivo, pois somente você sabe de fato o que pode ser descartado e não vai fazer falta alguma, apesar de ser o que você deseja.

Vamos exemplificar: todos os dias, na sua rotina, você compra um cafezinho em um local perto do seu trabalho ou faculdade. Esse café da rua pode ser substituído por um café feito por você, comprando o pó e a jarra. Faça um comparativo do que você gastaria mais e a partir daí você começa a entender o que é desnecessário.

Gastos pequenos não costumam ser vistos como desnecessários, e sim como “não faz diferença”. No final do mês, qualquer centavo faz diferença.

Não pare de viver, mas você pode economizar durante a semana e se divertir nas folgas (sem exageros).

Livre-se das suas dívidas passadas

Essa dica é a mais recomendada para aqueles que possuem cartões de crédito. Sim, esses cartões nos livram de situações ruins, mas quem não tem controle, não adianta ter, que o resultado será catastrófico.

Parcelar compras parece ser uma solução maravilhosa na hora, mas nem todos percebem como isso vai refletir no futuro. Você está parcelando, e não com promoção.

Por diversas vezes, nós escutamos algumas pessoas falarem o seguinte “comprei com parcelas minúsculas para terminar de pagar em 12 meses, é tão pequeno que nem sente”. O problema desse discurso é que você vai viver para pagar dívidas. Prefira sempre juntar para comprar à vista. Se for uma urgência, claro que é compreensível e aceitável, mas se for algo dispensável, não caia nesse erro.

Quanto mais você fizer isso, mais você se acostuma, e quando menos esperar, estará diante de uma bola de neve.

Deixe para parcelar ou contrair dívidas em momentos de urgência extrema, em que não tenha outra escapatória. Isso, inclusive, é uma preparação para o futuro, você será preparado para eventuais emergências que possam vir a acontecer.

Estabeleça metas e objetivos periódicos

Ao planejar qualquer coisa em sua vida, imponha metas e objetivos para si, não existe outra maneira de conseguir alcançar os seus desejos.

Periodicamente, estipule um valor para ter guardado e qual a finalidade desse dinheiro, seja para usar em viagens, roupas novas, ou até mesmo emergências. O que não pode acontecer é ter uma reserva sem destino.

Quando temos uma quantia guardada sem destinação, é provável que a gente gaste esse dinheiro em qualquer coisa que aparecer.

Nesse momento, você vai ter perdido tudo que construiu, pois não tinha uma finalidade ali por trás desse cronograma, então, organize e delimite as funções dessa reserva.

O fato de estabelecer uma meta para o seu dinheiro é de muitas vezes agir impulso. Todos os dias você fará um esforço para saber como poupar dinheiro sem sentir que está sendo sacrificado, por isso, e que todo esse trabalho vai ter uma recompensa.

Seja você mesmo a sua motivação, assim todos os objetivos serão mais fáceis de alcançar.

Não gaste tudo que ganha ! Aprenda a como poupar dinheiro

Quando ganhamos um dinheiro certo toda semana ou por mês, é comum pensar que podemos contrair dívidas que não ultrapassem essa marca. Isso significa que, se você ganha X, você pode gastar X, mas isso é errado ! E talvez seja um dos hábitos que te prejudiquem.

Ao receber o seu valor, seja ele mensal, semanal, enfim, estipule o que você pode gastar com coisas necessárias, coisas voltadas para o seu entretenimento (pois ele é sim importante) e o que será destinado para a sua reserva. Você não sabe o dia de amanhã, então prepare-se.

Tenha uma planilha e reservas

Nem todo mundo sabe mexer com programas do computador, e quando falamos planilha, pode ser um pedaço de papel no seu caderno, um post-it ou algo do tipo. O que deve ser feito é literalmente uma organização dos seus gastos, assim, nada sai do controle.

Após se organizar sobre os seus gastos, você necessita de uma reserva.

Assim, você pode planejar viajar ou comprar algo, não tem problema algum, mas o inesperado chega de surpresa, e nesses momentos você precisa de um amparo, mesmo que seja mínimo.

Organização é importante, e ter uma reserva financeira é mais ainda, então, junte essas duas características e saberá como poupar dinheiro.

Comentários: