Como Se Planejar Financeiramente Para Casar
Construir um relacionamento feliz e duradouro está cada vez mais difícil nos dias de hoje. Muitas pessoas buscam cada vez menos se envolver um compromisso sério, diante de tantos benefícios tentadores que a “vida de solteiro” oferece, porém, ainda há aqueles que buscam o sonho de casar e ter um relacionamento pra vida toda. É um fato que as mulheres em sua grande maioria, sonham bem mais que os homens em ter um casamento com pompa, na igreja como manda a tradição, mas o certo é que independente de quem sonhe mais, o custo de uma cerimônia de casamento fica mais salgado ano após ano, e quem tem esse sonho, precisa se planejar muito bem, para conseguir o objetivo.
As cerimônias de casamento passaram por grandes mudanças ao longo dos anos, do luxo de outrora é cada dia mais comum encontrarmos reuniões mais simples e com uma grande dose de criatividade para reduzir os altos custos do mercado de casamento, que cresce de maneira desenfreada, mesmo diante da redução do número de casamento de outras épocas. Muitos casais tem buscado juntar o máximo possível de dinheiro para investir no sonho do casamento, algo que gera muita discussão nas rodas de amigos, sobre a necessidade ou não de se realizar a cerimônia.
Muitas pessoas consideram o casamento uma tradição, por este motivo, muitos pais buscam colocar a ideia na cabeça dos filhos de que, para se ter uma vida juntos é necessário ao menos uma cerimônia religiosa como determina os padrões da sociedade. Já os jovens pensam muito sobre o custo e a necessidade do investimento, levando em conta que para quem começa uma vida juntos, existem outras prioridades, como casa, lua de mel e etc. Tradição ou não, é quase certo que 90% das mulheres sonham com o casamento com tudo que as lindas cerimônias podem oferecer. Mas qual seria o custo disso hoje, já que vivemos uma terrível crise financeira?
Planejamento
Para que você possa realizar uma cerimônia simples é necessário que tenha ao menos R$ 15.000 reais, quantia essa que em muitos casos é difícil de se conseguir, partindo deste principio, os casais passam a recorrer a alternativas viáveis e dentro de sua realidade, como casamentos coletivos, cerimônias apenas no civil e reuniões somente para familiares e outras diversas possibilidades. Não existe uma regra para a realização de um casamento, ele varia de acordo com a tradição e criação de cada um, mas, como podemos fazer para realizar uma boa programação financeira para conseguir realizar esse sonho.
Especialistas afirmam que, para se conseguir realizar um casamento tradicional, é necessário que haja um grande esforço por parte dos noivos, o valor de investimento varia de acordo com o tamanho do evento, número de convidados e a qualidade da decoração da festa. Muitas pessoas tentam fugir a regra e buscam inovar na hora de realizar a cerimônia, porém, mesmo assim acabam tendo um custo elevado, se levarmos em conta os valores praticados hoje no mercado de casamentos. Existem algumas coisa que são primordiais e que fazem toda diferença na hora de se organizar, então fique atento as dicas abaixo:
- É muito importante que o casal determine quanto quererem e podem gastar para a cerimônia e celebração.
- Decidir com antecedência quem você quer convidar para o casamento, isso é fundamental para que façam o orçamento da cerimônia e da festa.
- Pesquise os possíveis locais e custos para o casamento.
- Faça um orçamento de quanto poderá gastar na sua lua de mel.
- Estipule o que vai fazer, par onde vai e quantos dias vai ficar na lua de mel. Considere também todos os fatores de custo da viagem em si, incluindo transporte, hospedagem e refeições.
- Veja com antecedência detalhes sobre a festa, lembrancinhas, roupas, a cerimonia, se deixar tudo pra cima da hora pode não conseguir e o que quer e p preço será absurdo.