Finanças: Como Fazer O Seu Dinheiro Render Mais

Finanças: Como Fazer O Seu Dinheiro Render Mais

Guardar dinheiro nunca é uma tarefa fácil, mas já parou pra perceber que as vezes a grande dificuldade é dar o pontapé inicial e então começar a economizar dinheiro? Então siga o nosso passo a passo para fazer o seu dinheiro render mais.

Primeiro Passo 

O primeiro passo para fazer seu dinheiro render é simplesmente guardar uma parte do seu salário logo assim que o pagamento cair, sei que para muitos é uma tarefa difícil, pois a maioria das pessoas já tem destino certo para o salário, mas já ouviu o ditado que “de grão em grão a galinha enche o papo?” Pois bem, sabe aquele dinheiro que você vai acabar gastando em besteira? Então reserve ele numa caderneta de poupança que seja mais acessível pra você e esqueça que aquele dinheiro existe, só recorra quando realmente precisar e você vai ver que realmente vai ser um adianto.

money 2724241 960 720

Segundo Passo

Registre todas as suas despesas, dessa maneira além de poupar seu dinheiro, vai descobrir quanto e em que você gasta. Mantenha o controle de todas as suas despesas, compras pra casa, contas mensais e gastos extras. Depois de ter todos os seus gastos anotados organize suas contas por categorias, por exemplo: gastos com carro, gastos com alimentação, gastos com casa (aluguel, condomínio, luz, água) e gastos com lazer, faturas, cartões e boletos bancários aleatórios, faça a soma total de cada quantia e faça uma análise.

Uma dica: Aplicativos como Guia Bolso, Zeropaper, Money Wise, Organize, Gestor de Despesas e Mobills podem te auxiliar na tarefa de fazer seu balanço financeiro mensal.

Terceiro Passo 

Depois de ter uma ideia do que você gastou em um mês, o próximo passo é descrever o que é orçamento viável e o que não é, ou seja, colocar na ponta do lápis as despesas essências e as supérfluas, para que você possa planejar seus custos e pôr um freio nos gastos excessivos. Além de suas despesas mensais, verifique sempre de incluir gastos que ocorrem frequentemente, mas não estão presentes todos os meses, como por exemplo: a manutenção do carro, conserto de algo dentro de casa, caso tenha alguma indisposição o dinheiro de remédios, coisas pequenas que podem acontecer.

OBS: É sempre bom ter em mente todas as despesas para termos uma noção do que é necessário e o que não é, esse gasto desnecessário pode fazer falta lá na frente. Outra questão bem interessante é nunca gastar mais do que você poderá pagar.

desk 3139127 960 720

Quarto Passo

Se as despesas são tão altas a um ponto que você não consiga economizar muito, pode ser hora de cortar algumas coisas que não vão fazer tanta falta assim. Para que isso aconteça, identifique coisas que não são essenciais, mas que podem fazer uma diferença significativa no fim do mês, pode ser entretenimento, refeições ou até mesmo alguma assinatura de algo que você não usufrui com frequência.

Esse dinheiro que “sobrar” já vai te dar um alivio no fim do mês, já é mais uma grana que você pode pegar e colocar na sua poupança sem dor na consciência.

Obs: Tente sempre que puder economizar de 10 a 15% de sua renda. 

Quinto Passo

Sempre tenha seus objetivos e prioridades em foco. Você quer que seu dinheiro renda pra ter uma economia caso aconteça alguma emergência, para comprar algo de grande valor (uma casa, um carro ou abrir um negócio) ou para aprender a controlar seu dinheiro? Mesmo no planejamento econômico é preciso ter metas. É sempre bom lembrar se suas metas são a longo prazo ou a curto prazo, para se ter uma noção clara de onde começar a economizar.

Sexto Passo

Uma coisa muito importante é sempre manter as contas em dia. Parece uma coisa obvia né? Porém nem sempre funciona ao pé da letra. Às vezes pagamos atrasado alguma conta mensal (que está dentro do seu orçamento) por outras prioridades que nem sempre são emergenciais naquele momento, com isso a conta vai gerando juros e aí vem mais um gasto, ou as vezes você compra alguma coisa achando que vai dar pra pagar e quando chega a fatura do cartão… fugiu totalmente do seu orçamento daquele mês. Muitas vezes o fato de atrasarmos uma conta é por questões emergenciais, mas é sempre bom assim que puder pagar logo, se ver livre dos juros abusivos para que assim você possa economizar e ver seu dinheiro render.

Obs: Contas atrasadas ou acordos pendentes, são motivos pelos quais o dinheiro vai embora sem ninguém ver. Pois por mais que você prolongue o pagamento, um dia você vai ter que efetuá-lo e além dos juros, você ter mais uma dispensa sem necessidade alguma. 

Sétimo Passo

Por último e não menos importante, sempre que puder revise seu orçamento e verifique a sua evolução econômica durante todos os meses. Isso não vai apenas ajudar você a manter seu planejamento de economia pessoal, mas também vai ajudar a ver e corrigir os problemas com mais rapidez e praticidade. São formas simples de fazer seu dinheiro render mais que podem até inspirar a economizar mais dinheiro todos os dias e alcançar suas metas mais ligeiramente.

 

 

 

 

 

Comentários: